FPV - Dicas

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Paulo, tenho um projetinho pra fazer um airspeed onde vão componentes faceis de encontrar.. pena que ficou no meu lab e agora só na segunda, mas vou colocar aqui.. fiz ele faz muito tempo e funciona, a unica coisa que precisa é ser calibrado mas da pra fazer facinho.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:6516d002f4="Phantomas"]Bacana mesmo mas e esse LM1881 mosca branca ai, ja esta de novo no mercado? esta facil de achar? esse bicho ja era mosca branca na epoca dos MSX e TK95, imagino hoje :?

O meu medidor de velocidade finalmente chegou mas, surpresa, ele tem mais fios que imaginava, vou comprar o resto do sistema pra fazer testes mais seguros :P

Comprei tambem um transmissor de 3W x 1.2GHz, vamos esperar chegar pra ver se presta.[/quote:6516d002f4]

http://uk.farnell.com/jsp/search/browse.jsp?N=500005+1000027&Ntk=gensearch_001&Ntt=LM1881&Ntx=

http://www.farnell.com.br/u_Index.apw digita LM1881 e vai achar tb, está 8 reais
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Phantomas, apartir dos dados nmea de um modulo gps podemos ter groundspeed, altitude,heading(com pouco calculo da pra fazer uma bussola) alem de hora, e posicionamento(coordenadas).

um modulo gps barato 12 canais (menos de 130 paus) e pequeno (3x3 cm com antena patch) com saida serial ja fornecerá muitos dados interessantes!

eu tenho um modulo destes e estou fazendo testes, a taxa de atualizaçao é de 1hz acredito que seja suficiente!!
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Digite LM1881 no Google e acharás várias lojas que vendem barato este chip.

O custo para fabricar a placa não é caro, em torno de R$ 8,00 cada placa. Só que aí entram os fotolitos, que são a impressão do layout em filme transparente e são caros (R$30,00), porém dividido por alguns sai barato.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:7e13c7ab0e="paulao"]Digite LM1881 no Google e acharás várias lojas que vendem barato este chip.

O custo para fabricar a placa não é caro, em torno de R$ 8,00 cada placa. Só que aí entram os fotolitos, que são a impressão do layout em filme transparente e são caros (R$30,00), porém dividido por alguns sai barato.[/quote:7e13c7ab0e]

Só tem um problema.. lote minimo custa 650,00 pra fazer placas duplaface com mascara de solda. e o jogo de fotolito completo sai 250,00 pois tem o foto das duas faces, dos furos e da mascara de solda. e se for tudo smd ainda tem o estencil...

Existe a opção de fazer como eu faço que é decalk e tb uma mini fresa para prototipos que eu tenho mas não é pra muitas peças.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Não sei se estou errado, vou confirmar hoje, aqui em uma empresa que um amigo contrata, o fotolito custa R$80,00 e cada placa R$8,00 (não sei se dupla face e depois faz quantas quiser), mais as despesas de envio.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:156280a7ac="paulao"]Não sei se estou errado, vou confirmar hoje, aqui em uma empresa que um amigo contrata, o fotolito custa R$80,00 e cada placa R$8,00 (não sei se dupla face e depois faz quantas quiser), mais as despesas de envio.[/quote:156280a7ac]

Mas 8 reais por lote minimo de quantas??? Sim porque imagina se você pedir 10 placas... tem que fazer o silk, queimar a tela, furar, corroer, fazer metalização dos furos, mascara de solda... essas empresas trabalham com lote minimo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:d23da9d1f6="paulao"]Digite LM1881 no Google e acharás várias lojas que vendem barato este chip.

O custo para fabricar a placa não é caro, em torno de R$ 8,00 cada placa. Só que aí entram os fotolitos, que são a impressão do layout em filme transparente e são caros (R$30,00), porém dividido por alguns sai barato.[/quote:d23da9d1f6]

Paulao!

Utilizar chips para fazer estas funções é muito fácil, mas imagina o tamanho do dispositivo ?

vc vai precisar de mais coisas alem do separador, e a plaquinha vai crescendo em tamanho e complexidade.

somente pro osd ja se tera um uC, o separador e e mais alguns componentes. e conforme vai se adicionando funcionalidades, a coisa vai ficando maior ...

aqui um projetinho de osd com um pic de 8 patinhas, este projeto é so para mostrar que da pra ser feito sem chips adicionais, e se utilizar uma MCU mais poderosa, como um dsPic ou um MEGA da pra fazer a maioria do trabalho em um chip só.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Acho que não me fiz entender ou não estou sabendo explicar. Vamos lá. Eu tenho um amigo que é dono de uma firma que faz serviços de eletrônica para poços da Petrobrás e, de posse do OSD desenvolvido por um espanhol e com todas as informações fornecidas abertamente em seu site, fiz uma consulta e ele me respondeu " O custo para fabricar a placa não é caro, em torno de R$ 8,00 cada placa. Só que aí entra o envio e mais os fotolitos, que são a impressão do layout em filme transparente, no cara onde a gente faz a placa eu envio o arquivo e ele gera o fotolito e fabrica as placas, só que o fotolito nele é caro, ele cobra uns R$80,00 para fazer esse fotolito que depois você usa para fazer quantas placas quiser. Eu antes fazia o fotolito em empresas que trabalham com plotagem como a Multijob, eles costumam ter preço bem mais barato para o fotolito, acho que deve ficar em R$20 ou 30 reais, mais vai ter o custo de enviar para lá o fotolito, não sei se no final compensa".
Estou consultando amigos e interessados em desenvolver este projeto que vi na rede e que passei para o Marco. Ele é simples(para quem sabe) e de baixo custo. É o que todos que voam FPV querem.
Não sei nada de eletrônica.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Paulao!

Quem provocou o desentendimento foi eu mesmo!

Estava a responder o post do desenvolvimento do osd e acompanhando esse aqui e acabei misturando as coisas ....

Acredito que de pra fazer um osd bem barato, e pra baixar os custos, usar aquelas placas furadinhas fica mais em conta e pode-se compactar bastante o circuito... vou acompanhar com mais atencao esses topicos!!

abração!

[quote:63f2f947a0="paulao"]Acho que não me fiz entender ou não estou sabendo explicar...[/quote:63f2f947a0]
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Responder