Montagem Planador Cularis 2,61m - Multiplex

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Martin61
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Montagem

Mensagem por Martin61 »

No kit vem duas bilhas, que servem para ajustar o CG, com a configuração que estou usando vou usar somente uma.

[img:c215e5118c]http://farm4.static.flickr.com/3385/5701438118_c6c1195579_m.jpg[/img:c215e5118c]

Uma imagem da conexão das asas, com suas extensão, e o servo do profundor. O layout da fuselagem prevê a instalação de todos componentes, com bastante espaço.

[img:c215e5118c]http://farm6.static.flickr.com/5145/5701438528_0638f095d1_m.jpg[/img:c215e5118c]

Uma imagem do outro lado da fuselagem, o conector das asas, as extensões de servo tem uma passagem até o local do receptor.

[img:c215e5118c]http://farm4.static.flickr.com/3161/5701438772_f5c6855c40_m.jpg[/img:c215e5118c]

Aqui aparece alguns reforços de fibra de carbono que vou usar no montante do motor.

[img:c215e5118c]http://farm6.static.flickr.com/5270/5700870193_59d5d6f4be_m.jpg[/img:c215e5118c]
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Martin61
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Mensagem por Martin61 »

O profundo tem movimento de toda superfície, aqui fica o comando interno na fuselagem.

[img:01802b2629]http://farm3.static.flickr.com/2147/5700881853_79e12a577f_m.jpg[/img:01802b2629]

Aqui as duas metades da fuselagem já foram coladas, e já colei algumas fitas de fibra de carbono na parte interna.

[img:01802b2629]http://farm6.static.flickr.com/5107/5700881859_b45d76c943_m.jpg[/img:01802b2629]

Uma imagem do conector das asas, pode-se ver o encaixe das extensões de servo.

[img:01802b2629]http://farm6.static.flickr.com/5022/5700881877_dc04fc4988_m.jpg[/img:01802b2629]
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Martin61
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Mensagem por Martin61 »

Nesta parte pode ser vista uma customização minha, faço um reforço com fita de fibra de carbono no nariz do planador na parte externa também.
O elapor tem características muito boas para resistir a impactos mas a vibração causa um stress que acaba enfraquecendo a estrutura do montante do motor, e no meu caso estou usando uma motorização de 400 W.
As principais forças a que o montante do motor estão sujeitas são torção, e tração, colocando estas fitas em diagonal consigo reduzir esta carga, com um acréscimo mínimo de peso.

[img:969ca5c3f8]http://farm4.static.flickr.com/3181/5700881889_38eb06fc7e_m.jpg[/img:969ca5c3f8]

Aqui podemos ver de outro ângulo os reforços que fiz; mais um alerta para quem monta aeromodelos de Elapor (EPP), se perceber que o motor entra em ressonância (vai produzir um som alto, e uma forte vibração ), pare imediatamente de voar. Você pode danificar de maneira irrecuperável o aeromodelo. Procure sempre usar hélices perfeitamente balanceadas.

[img:969ca5c3f8]http://farm4.static.flickr.com/3346/5700881993_06281d417c_m.jpg[/img:969ca5c3f8]

Nesta imagem está o conjunto do profundor, ele é desmontável, que facilita muito o transporte deste planador. Pode-se ver que é uma peça única, a atuação de comando é sobre toda superfície, o que a torna muito eficiente, e com pouca perda de energia.

[img:969ca5c3f8]http://farm3.static.flickr.com/2126/5700882001_59936a13b3_m.jpg[/img:969ca5c3f8]

Aqui aparece o horn do leme colado, e coloquei também um reforço de fibra de carbono, já aconteceu esta peça se soltar em modelos meus anteriores, causando pousos muito tensos..

[img:969ca5c3f8]http://farm4.static.flickr.com/3407/5700886351_ef894b34a1_m.jpg[/img:969ca5c3f8]
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maroguimo
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Mensagem por maroguimo »

Esse aero é show demais...
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Mensagem por coutinho_fly »

Acompanhando, Martin!
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Martin61
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Mensagem por Martin61 »

Esta semana testei meu módulo FRSKY, o alcance foi de 3.850mts, medido no GPS. Também chegou o monitor Flycom, que indica a tensão da bateria, tudo funcionando perfeitamente.

Aqui estão mais algumas fotos do modelo já com decalques que vem junto do kit.
Eu recortei algumas sobras, e fiz uma proteção para o "bico" do planador.

[img:d85842655b]http://farm4.static.flickr.com/3606/5712272897_a1daa6a914_m.jpg[/img:d85842655b]

[img:d85842655b]http://farm3.static.flickr.com/2563/5712833958_9b0c5b0678_m.jpg[/img:d85842655b]

[img:d85842655b]http://farm3.static.flickr.com/2779/5712272957_cb23436757_m.jpg[/img:d85842655b]

Aqui está a cauda.

[img:d85842655b]http://farm3.static.flickr.com/2168/5712833880_9d8436e1c0_m.jpg[/img:d85842655b]
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Mensagem por Martin61 »

Aqui está o motor Emax 2809/15. A parede de fogo é de plástico, eu corto a "cruzeta" de fixação do motor, de modo que eu possa aparafusar o motor utilzando este reforço. São 5 gr de pêso a mais, e como já disse antes, o cuidado com a montagem do motor é muiito importante.

[img:a511cbcabb]http://farm3.static.flickr.com/2180/5712836742_cb0be8dfb1_m.jpg[/img:a511cbcabb]

Aqui o motor já instalado, e criei um espaço para o ESC, ele vai ficar longe de qualquer outra eletrônica, e num local com muita ventilção.

[img:a511cbcabb]http://farm3.static.flickr.com/2792/5712836574_2074926b8c_m.jpg[/img:a511cbcabb]

Uma solução muito criativa da Multiplex, é que o molde de isopor onde vem as peças, na parte de baixo tem um cabarito para montagem da asa.
São quatro baionetas de fibra de vidro em cada asa, elas se encaixam duas a duas, na foto pode-se ver a asa aberta ainda, sem os servos.

[img:a511cbcabb]http://farm3.static.flickr.com/2322/5712275721_df093b0d25_m.jpg[/img:a511cbcabb]

[img:a511cbcabb]http://farm3.static.flickr.com/2743/5712275557_a5222f40dd_m.jpg[/img:a511cbcabb]
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Mensagem por HLANG »

Tenho um Cularis igual ao seu. Já dei mais de 150 voos com ele no Sul de Minas Gerais.
Não vejo necessidade alguma de reforços com fibrade carbono com vc fez.
O kit já é muito bem resistente.
Comprei o kit powerpack próprio e recomendado pela Multiplex, para ele.
Tudo é perfeito.
Estou recebendo daqui a um mes, os sensores GPS e variômetro que colocarei nele, com meu rádio Royal EVO 16.
Aí sim, a coisa vai ficar quente...

Não é um kit de alta performance. Ele voa doce, lento, e é basicamente termal.
Abraços

Henrique
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Mensagem por Martin61 »

Henrique,

A customização que fiz no Cularis acrescentou 15 gr de pêso, para um planador de 1650 gr é menos de 1% de acréscimo. A graça de um kit é justamente esta, poder montar de maneira que seu modelo seja único.
O planador é um puro Thermal, de início vou ter telemetria para tensão de bateria, e qualidade de sinal de RX/TX. Vou usar um vario Thermal Scout, que coordena movimento de leme, quando numa ascendente, e é ativado por um canal do rádio.
Também vou usar um GPS logger.
Esta telemetria do rádio Royal, tem um vário de compensação dinâmica ?

Abs
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Mensagem por Martin61 »

Agora que as asas estão montadas, os servos instalados, é hora de identificar as extensões:

[img:14b21877b5]http://farm3.static.flickr.com/2310/5715309911_960703f1a1_m.jpg[/img:14b21877b5]

Depois de conectar todas extensões no receptor, coloquei uma placa de pet sobre os cabos, para proteger e manter "organizado". No lado esquerdo superior está a placa Thermal Scout

[img:14b21877b5]http://farm3.static.flickr.com/2223/5715874170_3566fe1ed0_m.jpg[/img:14b21877b5]

Deixei os servos sem colar, os ailerons não são proporcionais, o comando para cima é de 20 mm, para baixo 10mm. Fiz uma verificação de amplitude de comando, posição correta dos horns de servo, verifiquei tudo com cuidado, e só depois colei:

[img:14b21877b5]http://farm4.static.flickr.com/3132/5715310599_927b018bf8_m.jpg[/img:14b21877b5]

Agora vou configurar o rádio com as mixagens de Butterfly, camber speed e thermal, flap diferencial (flap dando comando parcial como aileron), aproximação, etc...Espero conseguir voar este fim de semana.
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