Asa voadora sem Winglets muito mais vel. e controle de Leme

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Asa voadora sem Winglets muito mais vel. e controle de Leme

Mensagem por Marco Antonio »

Faz tempo que tento resolver esse problema... asa sem winglet para R/C, embora A asa voadora invisivel mostre como eu ficava pensando como fazer.
Mas porque fazer???? Primeiro: menos arrasto em alta vel pois poderá ajustar o ponto dos atuadores de ponta de asa e diminuir quanto mais rapido ficar.
Controle de guinada....
Já vi muita asa que voa bem em alta velocidade mas em baixa é um sufoco..
Freio para pouso...


Vejam essas duas fotos do A-6

http://www.bluejacket.com/usn/images/ac/a6e_va34_vieques-pr.jpg

e depois...

http://www.bluejacket.com/usn/images/ac/a6_final.jpg

é assim que as asas voadoras fazem o controle de guinada os spoilers são controlados para aumentar ou diminuir o arrasto mantendo a asa em voo controlado, ( ou permitindo uma curva de "leme")exatamente o que faz o Winglets mas ou vc ajusta para pouco arrasto e alta velocidade e fica sofrivel na aproximação ou ajusta para voo tranquilo.

Vou fazer um teste.... :roll:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

A asa voadora alemã funciona assim. Já jogou IL2? É um jogo muito bem feito de aviões da segunda guerra, neste jogo dá para ver muito bem o controle da asa funcionando.

Se vc procurar no google deve conseguir até uma planta dela.

[ ]s

Formel
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sim essa é a ideia, eu tenho o jogo mas como fazer para R/C eu só fui ver nesse fim de semana ao ver um A-6 R/C com os freios controlado por radio, dai ficou facil... usa dobradiças em forma de pivo da Du-Bro
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

mas precisa de momento de calda.. o que asa nao tem.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:526c458b9a="Lambreta"]mas precisa de momento de calda.. o que asa nao tem.[/quote:526c458b9a]

Calda de morango?
Calda de Chocolate?


Cara.. vc disse uma besteira enorme!!!! Além de ter escrito errado, é justamente assim que Northrop e os projetistas alemães resolveram o problema sem momento de [size=24:526c458b9a][b:526c458b9a]CAUDA[/b:526c458b9a][/size:526c458b9a]

http://www.wpafb.af.mil/museum/research/bombers/b3-66.htm

elas fazem curva glissada aumentando o arrasto de uma das pontas de asa 8)
Chamam-se superficies bipartidas olha as pontinhas das asas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_YB-49

e dpois aqui.. http://en.wikipedia.org/wiki/B-2_Spirit

Cade a [size=18:526c458b9a][b:526c458b9a]CAUDA[/b:526c458b9a][/size:526c458b9a]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Acho que deve ficar mais ou menos como no desenho, deem um desconto pro meu desenho. :wink:

http://200.255.218.75/deliverer_homolog/arq/cli/arq_2_644.GIF
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

No desenho do tópico anterior eu digo que dois horms passam para cada pá do freio o correto é um horm para cada pá. O que dá dois horms para o freio todo de cada lado da asa.

Blz?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu to sem como fazer o desenho mas a idéia é essa, dois horns mas para baixo(do lado de dentro dos spoilers) pivotados por uma unica haste, fiz um teste simples e deu certo .. mas só deu porque vi as dobradiças em forma de pivo e eu tinha algumas aqui.
Elas poderiam ter dois ou um só controle, teria que usar dois servos(bem pequenos pois o esforço é pequeno) e a asa seria daquelas grandes.. ou um só servo e vc escolheria: Ou serveria de leme ou de compensador de escorregamento.

Vou ver se consigo uma asa grandona com o Laert
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Vai ficar legal o projeto.
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:09f1a6c653="Marco Antonio"][quote:09f1a6c653="Lambreta"]mas precisa de momento de calda.. o que asa nao tem.[/quote:09f1a6c653]

Calda de morango?
Calda de Chocolate?


Cara.. vc disse uma besteira enorme!!!! Além de ter escrito errado, é justamente assim que Northrop e os projetistas alemães resolveram o problema sem momento de [size=24:09f1a6c653][b:09f1a6c653]CAUDA[/b:09f1a6c653][/size:09f1a6c653]



Cade a [size=18:09f1a6c653][b:09f1a6c653]CAUDA[/b:09f1a6c653][/size:09f1a6c653][/quote:09f1a6c653]

Só não entendi os modos de tratar um amigo da comunidade. Vamos corri-lo, mas sem arrogância blz? Não me leve à mal ok? Sei que você só quis dar um toque pra ele, e apesar de eu não ser ninguém pra te dar toque...
Abração, e bom projeto.
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Responder