Asa voadora sem Winglets muito mais vel. e controle de Leme

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Oi Marco!

Essa é uma daquelas coisas que eu sempre quis fazer. O problema é a construção que é bastante complicada, já quebrei minha cabeça tentando bolar um sistema confiável e leve. É o mesmo problema que tive quando tentei fazer portas duplas para compartimento de bombas.

Minha idéia era colocar dois servos mixados no centro da asa, na ponta de cada semi-asa haveria balancins em L, uma perna do balancim estaria ligada ao servo e da outra sairiam duas hastes, uma para mover a parte superior e outra para a parte inferior.

Cesar Gimenes
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Esqueci de dizer:

A idéia de usar dois servos mixados é para ter controle de leme e freio aerodinâmico no mesmo sistema.

Cesar Gimenes
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

Cesar

estou bolando um sistema para o compartimento de bombas no meu me109
assim que puder posto o desenho
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Cezar.. não precisa de nada disso... dois horns(por dentro) e uma haste Y dobradiça pivô da DuBro e pronto.. eu testei e deu certo
Mas o Alex veio com uma idéia melhor...

Fazer os winglets moveis :D
Em baixa vel eles ficariam em 60° ou 80° e em alta velocidade somente 20° ou 10° achei o maximo e muito mais facil de fazer
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Legal, manda sim!

Eu estava pensando no assunto da asa voadora e acho que bolei um sistema mais simples e que resulta em um acabamento melhor. a idéia é no lugar de fazer duas cunhas representando as duas partes do bordo de fuga usar duas chapas de balsa, assim os horns poderiam ser internos. Alem disso no lugar de usar uma haste rígida para ligar o balancim ao servo eu usaria uma linha e o balancim seria mantido na posição fechado por uma mola, assim fica bem mais leve que minha idéia original.
Acho que ficou meio complicado de entender mas agora não tenho como desenhar a idéia.

Cesar Gimenes
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:d703e63832="Marco Antonio"]Cezar.. não precisa de nada disso... dois horns(por dentro) e uma haste Y dobradiça pivô da DuBro e pronto.. eu testei e deu certo
Mas o Alex veio com uma idéia melhor...

Fazer os winglets moveis :D
Em baixa vel eles ficariam em 60° ou 80° e em alta velocidade somente 20° ou 10° achei o maximo e muito mais facil de fazer[/quote:d703e63832]

Fazendo isto o Alex acaba fazendo os flutuadores das pontas da asa do PBY Catalina retráteis ! ... :-)
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu estava pensando justamente usar um mecanismo de trem retratil para isso.... e para os flutuadores tb :roll:
Asa grande claro
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

outra forma que vi foi inverter as pontas das asas.. a da direita pra esquerda e vice versa.. mas é um corte em angulo.. a asa que usava isso tinha 2M e não tinha winglets mas o Eric disse que só funciona em alta.. talvez winglets pequeninos e isso.. :roll:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Legal mesmo seria fazer uma asa com esse sistema da Snowspeeder:

http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=451663

:D

Cesar Gimenes
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Estou com duvidas sobre a necessidade das Winglets:
Tendo enflechamento suficiente eu posso dispensar as winglets?
Pelo que eu entendi as winglets são boas em baixa velocidade, seria muito ruim pilotar asas sem winglets em baixa velocidadet

Cesar Gimenes
Responder