Hobby King(HK-T6A) - chave reversa TUTORIAL

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Hobby King(HK-T6A) - chave reversa TUTORIAL

Mensagem por Felipe_rj »

Fala pessoal,

A pouco voltei a praticar o hobby, culpa de um amigo e seu pai que decidiram comprar os equipamentos e avião para iniciar, então fui o guru. Visando o baixo custo, adiquiri os equipamentos da Hobby King e o rádio de 6ch deles também, o que não me atentei foi a falta de chaves para se configurar a função reverso dos servos e não é que fez falta no primeiro dia de vôo.

Sorte que o Rick estava presente e me emprestou seu rádio para matar o desejo de voar de meus amigos. Muito obrigadoooo!!!

Tem uma coisa que ele me disse que me desanimou, não tinha como adaptar chaves, que alguém tinha tentado e não conseguiu, somente configurando pelo PC com o cabo de configuração, bom cheguei em casa e abri o bicho pra matutar como fazer algo rápido e fácil pra resolver este empecilho.

Segue ai como fiz e como ficou, com direito a vídeo de teste...

- 2 x chaves HH de 6 terminais e 2 posições
[img:3800c4da86]http://api.ning.com/files/z-Cs3-aWqh-ULLxKEUDEs-nBWF4rbibT3aTT0nNv0q2tgHAqImvmVBXgLt1Koj9GLIDWU71Yvv*y9X8l4agMlwJtcuPgpM-B/TAM041000.jpg[/img:3800c4da86]

- Fios vermelho e preto 25awg, mesma expessura dos fios dos servos, se tiver fácil cabe de rede RJ45, os fios internos são ótimos também.

- Uma micro retifica ou ferro de solda, no meu caso usei uma micro retifica com uma pequena broca na ponta, para abrir os furos na case do rádio, não tem mistério, faça de dentro pra fora pois na carcaça plastica já vem a furação, o que é necessário é apenas furar o acrílico externo.

- Ferro de Solda e estanho(claro)...

- Pistola de cola quente e bastão de cola(claro 2)...rs


Basta seguir este esquema que é mamão com açucar, a imagem da foto é a placa que o potenciômetro dos sticks é soldado e a imagem desenhada é da parte traseira da chave HH. Basta soldar os 4 pedaços de fios que fazem essa interligação da chave para a plaquinha, tomando o cuidado para deixar fio suficiente para que a placa maior possa fechar. Lembrem de remover a trilha que interliga os dois terminais que vamos usar.

[img:3800c4da86]http://api.ning.com/files/TEiT3DabpkDYguI5jbqPsKmxYkSkUhc3U1y07ms30rb7C465u0qe3EYHR*Y-aF0Xm9zpLVKLeBccQITWrWp7Im9N9SEwuxdS/Reverse.png[/img:3800c4da86]

E é assim que ficou depois de pronto...

[img:3800c4da86]http://api.ning.com/files/5fO6-*bITRTQ2uWALV75b-bIiZAhMoMHNCBSKAeGJefBQKMIymY*sNX6H3uaXOBoFTSCGeceMqXs9F8ZxTMnPPj4sNaANX0X/CIMG2890Mobile.JPG[/img:3800c4da86]


Segue link para o album do Picasa para ver as fotos com um tamanho maior:
[url=https://picasaweb.google.com/assafin/HKT6A?feat=directlink][b:3800c4da86]Clique aqui!!![/b:3800c4da86][/url]


Vídeo do teste:

[yt]W-n9x3hpkQ8[/yt]

Espero que possa ajudar a galera que sofria com a falta desta função no radinho.


Abraço a todos e bons vôos...


PS.: Agradecimento especial ao dono do rádio por confiar e ceder o brinquedo pra eu fuçar, abraços Leandro e Tio Gilson.
Avatar do usuário
iscarelli
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 12:00 pm
Localização: Barbacena - MG

Mensagem por iscarelli »

Muito bom!

Sempre vejo alguém reclamando que precisa do PC para configurar.

[]'s
Ismael
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Pois é cara, voamos neste domingo passado e passamos pelo desespero, não queria fazer o reverso pelo modo mecânico, que seria arrancar os servos e virá-los, sorte que o amigo Rick me emprestou seu rádio pra poder voar, depois cheguei em casa e fiquei pesquisando, mas não achei nada sobre instalar essas chaves e tinha que comprar o cabo pra programar, bom resumindo, comprei ante ontem o cabo e ontem fiz essa modificação pra não ficar na mão de novo...

Alex, Marco Antonio e os magos da eletrônica, estava sumido mas acompanhava o forum, deixa eu voltar a pertubar vcs de novo, na plaquinha desse rádio tem lugar pra soldar uma chave HH de 3 terminais, mas precisa tb de outros componentes, sabem me dizer se adicionando o que falta na placa posso instalar as chaves "originais"??

PS.: Alex, gostei do seu review sobre os rádios na revista Hobby News, parabéns!!!
Avatar do usuário
Antcarl
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 18, 2011 12:54 pm
Localização: Ariquemes, Rondônia

Porquê só 2 cahves?

Mensagem por Antcarl »

Porque só usou 2 chaves?
Não seriam necessárias 4 chaves? Uma para cada canal: Aileron, Profundor, Motor e Leme?

Qual o tamanho das chaves? Onde posso encontrar essas chaves online? Procurei na minha cidade e não têm em lado nenhum!!!

Desde já agradeço a atenção dispensada, muitos parabéns pela iniciativa e muito obrigado por compartilhar.
Avatar do usuário
Antcarl
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 18, 2011 12:54 pm
Localização: Ariquemes, Rondônia

No meu rádio não funcionou :(

Mensagem por Antcarl »

Como não consegui encontrar chaves HH na minha cidade, tive a ideia de retirar a chave HH 115/230 de várias fontes de computador queimadas que tinha no trabalho.

Como sugerido usei fio de cabo de rede para realizar a ligação. Fiz a soldagem como no desenho disponibilizado, interrompi o circuito no local indicado e fiz o teste.

O rádio não ligou mais! Fiquei aterrorizado, sexta-feira, final de semana á porta e sem poder voar!!!! Retirei os fios do potenciometro, refiz a ligação quebrada e tá funcionando de novo....sem a chave reversa.


Será que não posso usar as chaves HH de 6 terminais e 2 posições - 220/110???
Será porque uso lipo em vez de pilhas?

O potenciometro que soldei é "espelhado" ao desenho disponibilizado, soldei como no desenho abaixo (removido para não gerar confusão), será que fiz algo errado?
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

Se você ligou igual esta no gráfico você fechou curto no radio pois você não abriu a trilha do negativo no potenciômetro quando reverteu a chave deu curto .
Avatar do usuário
Antcarl
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 18, 2011 12:54 pm
Localização: Ariquemes, Rondônia

Têm razão "Barbosaracing"

Mensagem por Antcarl »

Com o meu filho á minha volta o tempo todo, com impressão do esquema em monocromático, sendo um zero em electronica, não reparei que necessitava de remover a trilha do fio preto, removi apenas do vermelho.

Sorte que o rádio não ligou e eu não mexi na chave, só desconectei tudo posteriormente refiz "a trilha" e voltei á configuração normal!

Entretanto resolvi tentar de novo e... FUNCIONOU!!!!!

MUITO OBRIGADO Barbosaracing e Felipe_RJ

Agora vou fazer nos outros comandos!
Responder