Entelagem vale quanto pesa?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Entelagem vale quanto pesa?

Mensagem por Eduardo Yamin »

Informações úteis, seguindo dados do site Bigfield e info da embalagem do lightex

[b:59b9ad1347]Oracover: [/b:59b9ad1347]64 g/m² à 109 g/m² dependente da cor
[b:59b9ad1347]Oralight:[/b:59b9ad1347] 36/g m²
[b:59b9ad1347]Lightex:[/b:59b9ad1347] 5.8g/pé² - convertendo dá umas 54g/m²

Eu e o Beto calculamos uma diferença de aprox 10 gramas pra uma asa de 1,5m com corda média de 18cm. Se for isso acho que ainda compensa comprar o Lightex, pois os preços dele são pela metade ao se comparar com o oralight.
Anexos
lightex.jpg
lightex.jpg (12.95 KiB) Exibido 6754 vezes
Abs,
EY
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Entelagem vale quanto pesa?

Mensagem por andreyamin »

[quote:41a9baf4c9="Eduardo Yamin"][b:41a9baf4c9]Lightex:[/b:41a9baf4c9] 5.8g/pé² - convertendo dá umas 54g/m²[/quote:41a9baf4c9]

Pelas minhas contas, 5,8g/pé2 = 62g/m2
E a diferença de peso dessa asa de 1,5m em relação ao oralight passa pra 13g :evil: :D
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho interessante saber e divulgar o peso dos materiais de entelagem.

Não quero desvirtuar o tópico com materiais que não são usados normalmente para balsa, mas gostaria de acrescentar:

- ViniTac: 75g/m² a 100g/m² dependendo da cor, custa R$22,00 o rolo de 10m x 45cm (4,5m²), ou seja, R$4,88/m²
- Fita adesiva colorida: 40g/m² a 50g/m², custa cerca de R$3,00 o rolo de 45m x 4,8cm (2,16m²), ou seja, R$1,39/m²
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Os preços da HobbyDelivery:

Oracover:
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/ListaProdutos.asp?SecaoSite=1&categoria=1&secao=17

Monokote, Toughlon e Lightex
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/ListaProdutos.asp?SecaoSite=1&categoria=1&secao=16
Avatar do usuário
panapira
membro
Mensagens: 594
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 3:54 pm

Mensagem por panapira »

uma vez eu e um amigo meu fizemos essa pesquisa tbem... e o metodo mais leve foi o celofane...

eu acho que deu uns 18g/m²!!

Gustavo
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

E papel de seda? Antes e depois do dope? Alguém sabe?

[ ]s

Formel
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Tem o solite - 20,3 g/m^2 - http://www.laserarts.com/product_info.php?cPath=26_47_49&products_id=144

Para isopor tem gente que usa o papel kraft, 80g/m^2, apesar de horrivel, da resistência.
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

[quote:d2827b4022="formel"]E papel de seda? Antes e depois do dope? Alguém sabe?

[ ]s

Formel[/quote:d2827b4022]

Formel, ia abordar o mesmíssimo assunto!

Sempre gostei de trabalhar com papel japonês (flightspam, acho) e dope. E é BEM mais leve (mesmo BEm dopado) que os vinís..... MAs é frágil DEMAIS!!!


Acaba que por mais leve que seja, perde em funcionalidade para os sintéticos.....
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Edu, como é a resistência a tração, comparado com o Monokote ?
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:fb00c53d7d="Sergio Handa"]Edu, como é a resistência a tração, comparado com o Monokote ?[/quote:fb00c53d7d]

Fizemos a entelagem com o lightex e já voamos, seguem minhas impressões:

- Apesar das informações acima, me pareceu mais leve que o Oralight;

- Aplicação foi relativamente fácil após descobrir a temperatura ideal do ferro, permite descolar para re-esticar.

- Encolhe muito rápido no soprador ficando dificil esticar de forma gradual, por isso em asas "leves" e sem chapeado, podem torcer facilmente a asa;

- Boa resitencia ao toque depois de aplicado e esticado, fez (e manteve) washout em asa chapeada;

- Parece mais frágil e após um dia de voos nota-se riscos causados nos pousos pela grama alta, não deve aguentar tanto tempo quanto o oralight.

- Nas superfícies de cauda, colado diretamente sobre a chapa de balsa, deu excelente acabamento, porém novamente dificil de controlar sua contração e torceu a chapa quando ela não ficava apoiada sobre superfície reta ao esfriar completamente.

Vale a pena pelo menor preço , mas somente em aplicações leves e que não irão sobrer abrasão, tomando cuidado na hora do soprador.
Abs,
EY
Responder