Qual gasolina usar?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Raí
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP

Mensagem por Raí »

Exato, Almeida. Não há Johnson, Mercury que aguente ao efeito dispersivo dos detergentes. Depois vem aquele papo de turista de marina que trocar O-rings é normal.

No aeromodelismo não sei se as conseqüências são as mesmas, assim como nas motos...mas aditivada a gente sabe que não é a mais indicada. O que era para limpar os bicos acaba tornando a lubrificação falha em juntas, rolamentos, etc.

Abração!
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Peço licença para dar um "pitaco" ai....

- Gasolina no Brasil por Lei Federal tem a adição de 25% de alcool anidro, ou seja hidatado. A gasolina dita aditivada contem um teor muito baixo de aditivos que poderiam causar danos reais ao motor. Todos os aeromodelistas sabem que o oleo utilizado na preparação de combustivel caseiro é o de "ricino"; este tipo de oleo é perfeitamente "soluvel" no alcool. O que causa a "quebra" dos motores de popa não é o aditivo presente na gasolina, (e vejam, nos EUA, as gasolinas também tem aditivos) e sim a falta de 25% (maneira grosseira) de lubrificação, visto que o teor de alcool presente não "carrega" esta fração de oleo.

- Quanto ao uso para o uso em nossos motores, sugiro que se pague um pouco a mais e utilize a AvGas, (de cor azul) com um oleo de qualidade, agora, quem chiar do preço do oleo, deve levar uma palmada no trazeiro. O custo e diretamente proporcional a durabilidade do motor.; Assim como tem muito dono de lancha e jet que nem liga pra conta do buteco da marina, mas na ora da manutenção do motor do barco....


@braço a todos.

Pedroni
Voar, voar, subir, subir...
hmattar
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 11:42 pm
Localização: Belem, PA

Mensagem por hmattar »

Pedroni, eu acabo misturando avgas com vpower por 1 motivo.
Todos os manuais de motor a gasolina falam pra nao usar combustivel com chumbo, coisa que o avgas tem!
Eu nunca usei avgas puro. Queria ouvir de alguem que tenha usado por muito tempo se teve algum problema?

So vi amigos ate hoje com problema com podium, que gera uma gosma branca no carburador.
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Esta gosma branca e oriunda da oxidação causada pelo alcool. Está presente em todos os nossos tipos de gasolina., Quanto ao uso de gasolina com chumbo, o dano maior é causado ao meio ambiente e a nós mesmos. Gostaria de saber quais são as modificações nas peças, (vejam bem nas peças) dos motores aeronauticos para utilizar esta gasolina "chumbada". Acredito no que tange a desgaste de peças e quebra não deva ser. Em motores de barcos (sou tecnico na area e tenho oficina) ofereço aos meus clientes a opção de um kit de AvGas para o uso quando se for parar o motor por muito tempo, ou seja, é utilizada a gasolina Azul no ultimo funcionamento do motor, desta maneira, injetores, bombas e demais peças que ficam em contato com o combustivel deixam de sofrer os danos causados pelo alcool e a tal borra não acontece.

@braço
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Vitor Dias
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Qui Mai 22, 2008 6:12 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Vitor Dias »

Ola amigos, não tenho nenhum avião com motor a gas, os meus são todos eletricos. Mas corri de motocross muitos anos com motos importadas. Essas motos são fabricadas para usar gasolinas de alta octanagem, naquela epoca não havia Podium então eu usava AVGAS misturada com gasolina normal.
Vamos ao ponto, como o Adib falou os motores de aeromodelo são de baixa taxa de compressão então a Podium não vai fazer nenhuma diferença em termos de desempenho, mas sim na durabilidade e na menor frequencia de manutenção por ser uma gasolina de melhor qualidade. A AVGAS seria melhor ainda mas nada vai adiantar no desempenho então não vale a pena pelo custo, além de poluir muito.
Quanto ao óleo o MOTUL 800 é o melhor, minha segunda opção é o MOTOREX sintético. (não sei se ainda tem no Brasil)
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

AVGAS E AVAGAS, esqueça dos problemas....
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Concordo!
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Estava usando a Podium, mas me recomendaram usar a V-Power pra não agredir a membrana e diafragma do carburador.
Esse fim de semana fui voar com a V-Power e o motor só liga com starter. Pra ligar na mão tem que ficar injetando gasolina no cilindro mesmo de um voo pro outro. Achei a V-Power uma droga.
Corri até a cidade vizinha e comprei 10 litros de Podium. Fui fazer uns voos pra ver se era a qualidade da gaslolina que estava dando trabalho e pimba. Pegou na mão sem precisar afogar e de um voo pro outro pega na primeira batida.
Vejam o vídeo:
[yt]-l-flDSl0TQ[/yt]

Agora é só Podium
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Mensagem por Runnerba »

2o. lugar, PODIUM é a de melhor octanagem do mercado de posto de gasolina. Em relação á qualidade, É QUASE UMA "AVIGAS", muito clara vendo no recipiente transparente, em comparação com a V-POWER, com um cheiro muito menor que esta. A V-POWER é uma gasolina aditivada, simplesmente.
Mas a melhor realmente é a AVIGAS.
Com relação à linha de ABASTECIMENTO DE SUA BOMBA, coloque no mínimo UM FILTRO NA ENTRADA DA BOMBA, SEJA MANUAL OU ELÉTRICA, E UM FILTRO NA SAÍDA, DAQUELES DE GASOLINA PARA MOTOCICLETA. Depois que eu fiz isto, toda vez que desmonto meu carburador, a peneirinha parece que acabou de limpar, fica muito brilhante e não dá a gosminha fatal. Com o tempo, acabei botando mais 2 filtros de modelismo "large bore" que estava sobrando comigo :D :lol: :mrgreen:
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Lembrando também que AVGAS, por causa do chumbo, costuma causar depósitos nas velas, que exigem sua troca com uma frequência maior.
Responder