Asa Voadora "flex"

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
ACE Wings
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Fev 14, 2006 1:53 pm
Localização: Campinas, SP
Contato:

Asa Voadora "flex"

Mensagem por ACE Wings »

Estou tentando desenvolver uma asa voadora bem versátil (flex) que possa ser motorizada para vôos lentos de 80Km/h até vôos de mais de 160Km/h. Por isso, ela tem que ser rígida para evitar flutters e leve para possibilitar o uso de motores menos potentes.

Gostaria de discutir algumas técnicas para se conseguir isso!! Fibrar a asa adiciona muito peso?? Quais as longarinas que podem ser usadas? Que tipo de entelagem, fita ou monokote?

Eis umas fotinhos da asa... Estou usando 6 hastes de fibra de vidro e embutindo os equipamentos...
[img:6afea7c95b]http://www.acewings.com.br/images/construcao1.jpg[/img:6afea7c95b]

Fiz uma tampa de Unionda para acesso aos eletrônicos.
[img:6afea7c95b]http://www.acewings.com.br/images/construcao2.jpg[/img:6afea7c95b]
ACE
Avatar do usuário
ACE Wings
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Fev 14, 2006 1:53 pm
Localização: Campinas, SP
Contato:

Vídeo ACE Flextreme

Mensagem por ACE Wings »

Pessoal, fiz um pequeno vídeo (15 seg) mostrando o vôo da asa com um corte repentino de motor. O perfil está retendo bastante energia permitindo um vôo bem rápido mesmo sem motor.

[url]http://www.acewings.com.br/MOV00108.MPG[/url]
ACE
Avatar do usuário
ACE Wings
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Fev 14, 2006 1:53 pm
Localização: Campinas, SP
Contato:

teste final

Mensagem por ACE Wings »

Hoje fiz um vôo legal com a asa num vento relativamente forte... a asinha enfrentou muito bem o vento e até pegou um lift na cabeceira da pista com uns urubus...

Fábio, conseguiu terminar a sua? Quando vai estrear?

Fiz uma pequena modificação nos elevons que vale a pena para evitar flutter... deixei com 3cm de largura de ponta a ponta... faça isso na sua.... Eu também diminui um pouco as wingtips.
ACE
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

É isso ai ACE!!!

Muito bom seu trabalho, muito caprichoso, porém creio q esse valor para um kit poderia ser mais estudado. Por esse preço consigo uma asa já montada e entelada.

Gostaria de deixar claro q não estou fazendo nenhuma difamação, apenas uma dica, eu já fiz uma asa com cnc e epp importado, o custo foi bem reduzido, creio q para vc começar a fazer sua clientela um valor mais acessível seria legal.

E já q vc está no negócio de asas, seria interessante divercificar, por exemplo uma Weasel ou uma JW, eu compraria de vc uma weasel feita com seu EPP.

Abraços e tudo de bom na sua empreitada.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Ace,

Seja bem vindo ao e-voo.com

Faço parte da equipe de administradores do forum, e gostaria de esclarecer nossa atual politica sobre anunciantes donos de lojas virtuais que venha a efetuar vendas atraves de nossa comunidade.

Para isso, peço entrar em contato comigo por email, em andre@e-voo.com assim que possivel.

informo que estarei trancando este topico ate concluirmos nossas conversas.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
ACE Wings
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Fev 14, 2006 1:53 pm
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por ACE Wings »

[quote:5c048bfbee="Felipe_rj"]É isso ai ACE!!!

Muito bom seu trabalho, muito caprichoso, porém creio q esse valor para um kit poderia ser mais estudado. Por esse preço consigo uma asa já montada e entelada.

Gostaria de deixar claro q não estou fazendo nenhuma difamação, apenas uma dica, eu já fiz uma asa com cnc e epp importado, o custo foi bem reduzido, creio q para vc começar a fazer sua clientela um valor mais acessível seria legal.

E já q vc está no negócio de asas, seria interessante divercificar, por exemplo uma Weasel ou uma JW, eu compraria de vc uma weasel feita com seu EPP.

Abraços e tudo de bom na sua empreitada.[/quote:5c048bfbee]

Fala Felipe!! Obrigado pelo elogio e pela dica!
Então, gostaria de direcionar o tópico para o lado técnico e não comercial para evitar o bloqueio do mesmo! No momento eu só estou me dedicando ao desenvolvimento deste tipo de asa, mas conheço amigos que estão cortando JW, e acho que tbém Weasel. São asas para Dynamic não são? Se quiser, me manda uma MP! Abraço!!
ACE
Avatar do usuário
Tcharllys
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 10:45 pm
Localização: Abadiânia-Brasil
Contato:

Mensagem por Tcharllys »

Desculpem a ignorancia mas o que é flutter?
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

[quote:e79e543a38="Tcharllys"]Desculpem a ignorancia mas o que é flutter?[/quote:e79e543a38]

É quando parte do modelo (geralmente as partes móveis) entram em ressonância, ou seja, vibram intensamente.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Ja experiementei um flutter com minha zagi, que "bateu-asa" em um mergulho.

O barulho da vibracao e a rapidez que tudo acontece é assustador.

Estou montando agora a zagi Tao, que vem com uma nervura em compensando que vai entre as asas, e complementei o reforco, com uma longarina de fibra de vidro em arco, que sai e chega proximo às pontas de asa e passa proximo ao "bico".

Quero ver "bater-asa" agora.... :twisted:
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
ACE Wings
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Fev 14, 2006 1:53 pm
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por ACE Wings »

Na Flextreme há 6 barrinhas de fibra de vidro, 3 em cima e 3 na parte de baixo. Ela está muiiiito rígida. o problema que deu foi com o elevon que tinha a ponta larga (6cm) e agora está com 3 cm. Isso fez com que a asa "dormisse" no último vôo que fiz a uma velocidade de uns 160Km/h (mergulho à 45º a favor do vento).

srpab, esta nervura de compensado no meio, não acrescenta muito peso? Como/onde você coloca a bateria??
ACE
Responder