Asa voadora "Canelinha" com perfil KFm
- Josenilson
- membro
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
- Localização: Brasilia - DF
- Contato:
Josenilson, não sei se você já viu que estou com uma asa voando, que tirei o lay out de uma do Marcos Quito e onde estou usando o perfil KFm3. Voa que é uma beleza, como pode ser visto no vídeo.
Agora, não usei a espessura definida no perfil. Na realidade o meu perfil ficou bem mais fino que o previsto, e acho que o seu também.
Estou pretendendo fazer uma outra agora utilizando a espessura definida nos perfis KFm, e comparar com a que estou voando agora. A única questão que tenho é se, utilizando a longarina e não mantendo as chapas de depron coladas uma à outra eu ainda assim mantenho a rigidez da estrutura? O que você tem observado na sua?
Abraços e estou aguardando o vídeo.
Disney
Agora, não usei a espessura definida no perfil. Na realidade o meu perfil ficou bem mais fino que o previsto, e acho que o seu também.
Estou pretendendo fazer uma outra agora utilizando a espessura definida nos perfis KFm, e comparar com a que estou voando agora. A única questão que tenho é se, utilizando a longarina e não mantendo as chapas de depron coladas uma à outra eu ainda assim mantenho a rigidez da estrutura? O que você tem observado na sua?
Abraços e estou aguardando o vídeo.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
- Josenilson
- membro
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
- Localização: Brasilia - DF
- Contato:
[quote:2d465495d1="thi_cesar"]já usei este perfil KFM, e tive bons resultados, mas acho que foi sorte, pois nem sabia deste esquema de calcular a altura do degrau......
aliás como se faz isso??
abraço.
Thiago[/quote:2d465495d1]
Todo perfil tem uma espessura máxima (thickness) que é uma fração da corda. Com este dado, você tem como calcular a espessura que seus "batentes" devem ter.
Por exemplo, para uma asa com 30cm de corda, usando o perfil KFm4, sua espessura deve variar entre 6 a 9%, conforme os projetistas do perfil. Sendo assim, a espessura mínima da asa, no ponto mais grosso, deveria ser 1,8cm. Se estou usando depron de 5mm e necessito de 3 chapas para fazer o perfil, logo, devo ter um acréscimo de 1,5mm em ambas as superfícies superior e inferior, totalizando 3mm + 15mm (das 3 chapas) = 18mm = 1,8cm.
Corrijam-me se estiver errado!
Disney
aliás como se faz isso??
abraço.
Thiago[/quote:2d465495d1]
Todo perfil tem uma espessura máxima (thickness) que é uma fração da corda. Com este dado, você tem como calcular a espessura que seus "batentes" devem ter.
Por exemplo, para uma asa com 30cm de corda, usando o perfil KFm4, sua espessura deve variar entre 6 a 9%, conforme os projetistas do perfil. Sendo assim, a espessura mínima da asa, no ponto mais grosso, deveria ser 1,8cm. Se estou usando depron de 5mm e necessito de 3 chapas para fazer o perfil, logo, devo ter um acréscimo de 1,5mm em ambas as superfícies superior e inferior, totalizando 3mm + 15mm (das 3 chapas) = 18mm = 1,8cm.
Corrijam-me se estiver errado!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
- Josenilson
- membro
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
- Localização: Brasilia - DF
- Contato:
[quote:a5df975a59="Yensid"][quote:a5df975a59="thi_cesar"]já usei este perfil KFM, e tive bons resultados, mas acho que foi sorte, pois nem sabia deste esquema de calcular a altura do degrau......
aliás como se faz isso??
abraço.
Thiago[/quote:a5df975a59]
Todo perfil tem uma espessura máxima (thickness) que é uma fração da corda. Com este dado, você tem como calcular a espessura que seus "batentes" devem ter.
Por exemplo, para uma asa com 30cm de corda, usando o perfil KFm4, sua espessura deve variar entre 6 a 9%, conforme os projetistas do perfil. Sendo assim, a espessura mínima da asa, no ponto mais grosso, deveria ser 1,8cm. Se estou usando depron de 5mm e necessito de 3 chapas para fazer o perfil, logo, devo ter um acréscimo de 1,5mm em ambas as superfícies superior e inferior, totalizando 3mm + 15mm (das 3 chapas) = 18mm = 1,8cm.
Corrijam-me se estiver errado!
Disney[/quote:a5df975a59]
Obrigado!!
vou utilizar....
abraço.
Thiago
aliás como se faz isso??
abraço.
Thiago[/quote:a5df975a59]
Todo perfil tem uma espessura máxima (thickness) que é uma fração da corda. Com este dado, você tem como calcular a espessura que seus "batentes" devem ter.
Por exemplo, para uma asa com 30cm de corda, usando o perfil KFm4, sua espessura deve variar entre 6 a 9%, conforme os projetistas do perfil. Sendo assim, a espessura mínima da asa, no ponto mais grosso, deveria ser 1,8cm. Se estou usando depron de 5mm e necessito de 3 chapas para fazer o perfil, logo, devo ter um acréscimo de 1,5mm em ambas as superfícies superior e inferior, totalizando 3mm + 15mm (das 3 chapas) = 18mm = 1,8cm.
Corrijam-me se estiver errado!
Disney[/quote:a5df975a59]
Obrigado!!
vou utilizar....
abraço.
Thiago
QUANDO O BAGUIO CHEGO NO PONTO MAXIMO PERDEU O CONTROLE E COMEÇO RODA (Emicida)
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2061
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
Olá pessoas,
Pôxa, acabo de ver uma versão do Muciélago com o mesmo perfil - Kfm4
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=110751
Por favor, alguém conte a história deste perfil pois fiquei de boca aberta !
O mais simples que eu uso para asas voadoras é o PERFIL PASTEL em depron :
O desenho acho que esplica tudo :
- duas chapas gêmeas
- longarina
- e lixa o bordo de fuga em baixo.
E aí, qual é a mágica do Kfm4 ? Baita degrauzão !! E aquilo não atrapalha ?
Pôxa, acabo de ver uma versão do Muciélago com o mesmo perfil - Kfm4
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=110751
Por favor, alguém conte a história deste perfil pois fiquei de boca aberta !
O mais simples que eu uso para asas voadoras é o PERFIL PASTEL em depron :
O desenho acho que esplica tudo :
- duas chapas gêmeas
- longarina
- e lixa o bordo de fuga em baixo.
E aí, qual é a mágica do Kfm4 ? Baita degrauzão !! E aquilo não atrapalha ?
- Anexos
-
- perfil pastel.jpg (7.68 KiB) Exibido 18767 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Josenilson
- membro
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
- Localização: Brasilia - DF
- Contato:
Marcos,
Eu também fiquei "estarrecido" com esse perfil, acostumado que estou a caprichar tanto em reproduzir a forma da maneira mai perfeita possível para os perfis, digamos, normais.
Mas veja aqui a explicação:
"O conceito por trás do perfil KFM Kline-Fogleman pode ser difícil de entender porque é tão diferente da aerodinâmica atual.
O conceito KFM usa um vórtice. Isto significa que um quarto do perfil KFM é o ar em relação ao ar. Isto também significa menor atrito e maior eficiência de penetração do ar.
Foi percebido que no “espaço vago” entre as etapas das asas é criado uma espécie de vortex (um vácuo) de modo a criar um contato ar-ar. Nesse contato ar-ar não há atrito. Diminuindo assim o arrasto."
Veja mais detalhes no post original aqui neste forum.
http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107239&postdays=&postorder=asc&start=0
Voa muito bem, por mais estranho que pareça, posso te garantir!
Abracos,
Eu também fiquei "estarrecido" com esse perfil, acostumado que estou a caprichar tanto em reproduzir a forma da maneira mai perfeita possível para os perfis, digamos, normais.
Mas veja aqui a explicação:
"O conceito por trás do perfil KFM Kline-Fogleman pode ser difícil de entender porque é tão diferente da aerodinâmica atual.
O conceito KFM usa um vórtice. Isto significa que um quarto do perfil KFM é o ar em relação ao ar. Isto também significa menor atrito e maior eficiência de penetração do ar.
Foi percebido que no “espaço vago” entre as etapas das asas é criado uma espécie de vortex (um vácuo) de modo a criar um contato ar-ar. Nesse contato ar-ar não há atrito. Diminuindo assim o arrasto."
Veja mais detalhes no post original aqui neste forum.
http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107239&postdays=&postorder=asc&start=0
Voa muito bem, por mais estranho que pareça, posso te garantir!
Abracos,