Asa voadora "Canelinha" com perfil KFm

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Fico devendo o vídeo.
Meu amigo Alessandro me auxiliará nesse ponto em alguns dias.

Espero que gostem e evoluam a partir disso, pois esse tipo de perfil permite criar bastante.

É legal o fato de bastar apenas um estilete, fita, cola e está pronta uma asa voadora.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Josenilson, não sei se você já viu que estou com uma asa voando, que tirei o lay out de uma do Marcos Quito e onde estou usando o perfil KFm3. Voa que é uma beleza, como pode ser visto no vídeo.

Agora, não usei a espessura definida no perfil. Na realidade o meu perfil ficou bem mais fino que o previsto, e acho que o seu também.

Estou pretendendo fazer uma outra agora utilizando a espessura definida nos perfis KFm, e comparar com a que estou voando agora. A única questão que tenho é se, utilizando a longarina e não mantendo as chapas de depron coladas uma à outra eu ainda assim mantenho a rigidez da estrutura? O que você tem observado na sua?

Abraços e estou aguardando o vídeo.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Olá Disney,

Como falei acima, utilizei incialmente um "degrau" mais fino e nao funcinou. Fiz nas medidas que manda o perfil e funcionou muito bem.
Quanto à rigidez, não tenho do que reclamar, fica um pau, como se diz por aqui! Ou seja, bastante rígida para uma asa de 1m de envergadura.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Josenilson, qual a corda de tua asa? Sei que a asa tem 1m de comprimento.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

já usei este perfil KFM, e tive bons resultados, mas acho que foi sorte, pois nem sabia deste esquema de calcular a altura do degrau......

aliás como se faz isso??

abraço.
Thiago
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:2d465495d1="thi_cesar"]já usei este perfil KFM, e tive bons resultados, mas acho que foi sorte, pois nem sabia deste esquema de calcular a altura do degrau......

aliás como se faz isso??

abraço.
Thiago[/quote:2d465495d1]

Todo perfil tem uma espessura máxima (thickness) que é uma fração da corda. Com este dado, você tem como calcular a espessura que seus "batentes" devem ter.

Por exemplo, para uma asa com 30cm de corda, usando o perfil KFm4, sua espessura deve variar entre 6 a 9%, conforme os projetistas do perfil. Sendo assim, a espessura mínima da asa, no ponto mais grosso, deveria ser 1,8cm. Se estou usando depron de 5mm e necessito de 3 chapas para fazer o perfil, logo, devo ter um acréscimo de 1,5mm em ambas as superfícies superior e inferior, totalizando 3mm + 15mm (das 3 chapas) = 18mm = 1,8cm.

Corrijam-me se estiver errado!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Disney,

A corda é de 20 cm. Também fiz os cálculos dessa forma.

Abraços,
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

[quote:a5df975a59="Yensid"][quote:a5df975a59="thi_cesar"]já usei este perfil KFM, e tive bons resultados, mas acho que foi sorte, pois nem sabia deste esquema de calcular a altura do degrau......

aliás como se faz isso??

abraço.
Thiago[/quote:a5df975a59]

Todo perfil tem uma espessura máxima (thickness) que é uma fração da corda. Com este dado, você tem como calcular a espessura que seus "batentes" devem ter.

Por exemplo, para uma asa com 30cm de corda, usando o perfil KFm4, sua espessura deve variar entre 6 a 9%, conforme os projetistas do perfil. Sendo assim, a espessura mínima da asa, no ponto mais grosso, deveria ser 1,8cm. Se estou usando depron de 5mm e necessito de 3 chapas para fazer o perfil, logo, devo ter um acréscimo de 1,5mm em ambas as superfícies superior e inferior, totalizando 3mm + 15mm (das 3 chapas) = 18mm = 1,8cm.

Corrijam-me se estiver errado!
Disney[/quote:a5df975a59]


Obrigado!!

vou utilizar....

abraço.
Thiago
QUANDO O BAGUIO CHEGO NO PONTO MAXIMO PERDEU O CONTROLE E COMEÇO RODA (Emicida)
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Olá pessoas,

Pôxa, acabo de ver uma versão do Muciélago com o mesmo perfil - Kfm4
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=110751

Por favor, alguém conte a história deste perfil pois fiquei de boca aberta !

O mais simples que eu uso para asas voadoras é o PERFIL PASTEL em depron :
O desenho acho que esplica tudo :
- duas chapas gêmeas
- longarina
- e lixa o bordo de fuga em baixo.

E aí, qual é a mágica do Kfm4 ? Baita degrauzão !! E aquilo não atrapalha ?
Anexos
perfil pastel.jpg
perfil pastel.jpg (7.68 KiB) Exibido 18654 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Marcos,

Eu também fiquei "estarrecido" com esse perfil, acostumado que estou a caprichar tanto em reproduzir a forma da maneira mai perfeita possível para os perfis, digamos, normais.

Mas veja aqui a explicação:

"O conceito por trás do perfil KFM Kline-Fogleman pode ser difícil de entender porque é tão diferente da aerodinâmica atual.

O conceito KFM usa um vórtice. Isto significa que um quarto do perfil KFM é o ar em relação ao ar. Isto também significa menor atrito e maior eficiência de penetração do ar.

Foi percebido que no “espaço vago” entre as etapas das asas é criado uma espécie de vortex (um vácuo) de modo a criar um contato ar-ar. Nesse contato ar-ar não há atrito. Diminuindo assim o arrasto."
Veja mais detalhes no post original aqui neste forum.
http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107239&postdays=&postorder=asc&start=0

Voa muito bem, por mais estranho que pareça, posso te garantir!

Abracos,
Responder