Dicas de Equipamentos para FPV com fotos - Abr/12

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

O FY20 eu recomendo para aeros com Aileron. Para aeros 3 canais (throtle + rudder + elev), eu acho desnecessário.

Eu uso o FY20, mas não confio tanto assim nele. Com vibração ele fica meio louco.

Mas para aeros com aileron, ele casa muito bem com o OSDPRO, vc deixa o leme para o OSDPRO controlar como Aileron e o Aileron Leme e profundor vc deixa estabilizado pelo FY20

Mas tem que usar uma boa base para absorver a vibração.

Vc deve habilitar o RTH para o Fail Safe de 1 ou 3 canais, dependendo de seu rádio.
Se o se seu rádio tiver safe mode apenas do acelerador, você deve programar para o OSDPRO entender que foi acionado o fail safe apenas num certo ponto de aceleração que você nunca costuma usar. (e programar o fail safe com esse ponto)

É meio complicado, mas o pessoal usa esse recurso muito bem com o dx6i (se quiser eu procuro o link)

Abç
Rafael.de.oliveira
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 11:18 pm
Localização: Itatiba, São Paulo

Mensagem por Rafael.de.oliveira »

amigo, como eu posso fazer para aumentar a o poder de distancia do meu radio futaba 6ch 72mhz? existe algum geito de chegar + de 3km?
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Olá, Rafael! Tem vários jeitos.
Ou você compra um booster para 72 mhz e pode chegar a 50 km, mas o booster não é muito portátil,
ou você compra um sistema de Longa Distância LRS (Long Range System) - Scherrer; DragonLing; ChainLink, etc. (usa a porta trainer do seu rádio);
Os resultados são muito promissores e variam de acordo com suas necessidades
QQ coisa mande MP
Alguns links estão na primeira página

Abç
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Minha próxima aquisição: (na figura dá para ver o Antenna Tracker com uma antena patch e uma yagi = vôos com enorme alcance e segurança)

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/339/antenatracker1000.jpg/][img:728ccfb563]http://img339.imageshack.us/img339/5733/antenatracker1000.jpg[/img:728ccfb563][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Tem até o video

[yt]_lxUd96-1tw&feature=player_embedded[/yt]
Avatar do usuário
fer.trash1
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:35 pm

Mensagem por fer.trash1 »

Beleza amigo gostei do resumo , pretendo comecar em FPV , masi em auto , ajudou bastante a entender , mais me fala uma coisa como ligo o receptor de video em um notebook ?

Abç kamikaze .
Avatar do usuário
capusso10
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Abr 05, 2006 1:57 pm
Localização: campo grande -MS-

Mensagem por capusso10 »

caramba juverto este post teu ta ficanod muito bom em. acabei de pegar o seu esquema de ligação do osd eagle tree sem o estabilizador. vo ver se monto hoje o osd no aero, agora so falta chegar o chain link pra testar.
parabens pelo post !
2 piper j3 escala-ZAGUI supersonica-F-14 by isaque - stick by sancler - cap by william - esay flite FPV.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Obrigado, Capusso!
Obrigado, fer.trash1, para ligar no notebook você tem que usar uma placa de captura de video, pois a saída do video do downlink é analógica (RCA).
Abraço
Depois edito esse tópico e coloco a foto das placas como informação
rnelias
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 12:57 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por rnelias »

Juverto,

no inicio do tópico você já informa que se trata de equipamentos básicos/intermediários para FPV, entretanto, dada a dificuldade, devido a indisponibilidade e preço, deste tipo de equipamento aqui no Brasil, acho que seria legal se o pessoal mais experiente recomendasse o que, de fato, é *indispensável*, ou seja, o mínimo do mínimo.

OSD p. ex., para quem está com low budget é dispensável
Video Goggles, idem.

Sou novato e tudo que consegui comprar até o momento foi a base de muita pesquisa, aqui mesmo nesse tópico, assim como outros tantos do FPVBrasil e RCGroups.

Acho que o principal problema da popularização deste tipo de hobby é a viabilidade. Por isso acho interessante citarmos um "kit indispensável".

O essencial acho que seria:

-- Avião/Planador e eletrônica envolvida (servos, esc, bateria, bec, RX/TX, motor, propulsor, etc...)

Para a parte de FPV:
-- Transmissor / receptor de vídeo
-- Câmera
-- Antena
-- Gravador de vídeo

Desculpe se faltou algo mas citei de cabeça e sou novato no assunto.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Tem razão, rnelias.
Infelizmente (ou não *) esse é um hobby um pouco elitizado.
Mas posso resumir o que o praticante precisa para começar muito bem no FPV

1) Um avião que consiga levar seu peso + um acréscimo de 200-300 gramas de peso extra sem afetar sua voabilidade;
2) Um kit tx + Rx - de preferência LAWMATE, ou alternativamente RANGEVIDEO. Há outras opções, mas essas eu conheço e já ví bastante em uso com excelente desempenho;
3) Uma tela LCD automotiva (para usar baterias 12v) ou um notebook com uma placa de captura de video usb.
4) Gravador de video de preferência do usuário, com entrada RCA e de no mínimo 640x480 linhas
5) cabos e baterias para alimentar tudo isso

Acho que é isso.

Abç

Juverto

(* ou não = antes de popularizar mais o hobby há necessidade da concientização sobre não voar sobre áreas habitadas e não exceder o teto de vôo quando voando em rotas de possível tráfego aéreo);
rtasca
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jun 30, 2011 2:09 pm
Localização: rio de janeiro

Mensagem por rtasca »

Deixo um alerta para estes esquemas de alta complexidade. Cuidados com os "ground loops ". São caminhos de corrente que se formam na malha de terra podendo queimar placas e componentes. Eu queimei um sensor de corrente com um "loop" desses.

Para verificar é facil. Percorra todo o caminho do condutor negativo do sistema. Não deve haver caminhos duplicados, isto é, não se pode voltar ao local de origem sem que seja pelo caminho que foi.

Se tiverem duvidas, postem os esquemas completos aqui.

Abs

Vou deixar um exemplo da minha conexão do DOSD sem RTH. Vejam que retirei um condutor negativo do sistema.

[img:8944b7f9d2]http://i948.photobucket.com/albums/ad324/robertotas/FPV/wiring2Model1.jpg[/img:8944b7f9d2]
Responder