Fonte de PC Estabilizada 12V

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por Tio Bit »

Olá, amigos do fórum! Estou tentando montar uma fonte estabilizada ATX seguindo os passos do Tutorial, mas encontrei uma dificuldade: O CI dessa fonte é o B494 e acho que não estou conseguindo encontrar os pinos 1 e 2, ou os mesmos estão passando valores incorretos. Bem, testando o 1º e o 2º pino que fica do lado esquerdo daquele chanfro do CI, a fonte faz um ruído, não sei se é normal. Quando testo o 1º e 2º pino do lado direito, tenho o valor de 2v no primeiro pino e 5v no segundo. Ocorre que, de acordo com o tutorial, os valores deveriam ser identicos, e, normalmente, fica em torno de 2,5v. Não quis abrir um novo tópico pra falar desse assunto e li tudo que encontrei mas não consegui sanar minha dúvida. Preciso da ajuda dos amigos...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Como identificar o pino 1:

http://www.inf.ufsc.br/ine5365/exp2.html
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por Tio Bit »

Ok! Obrigado pela dica! O problema é que, quando eu encosto a ponta do multímtro para aferir a voltagem, a fonte dá uma chiada. Não sei se isso é normal. Fiz da mesma forma que está no tutorial. Ponta negativa do multimetro em um dos fios negativos e a outra ponta no pino 1. O mesmo ocorre quando testo o pino 2.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Algumas fontes fazem isso mesmo... continue o teste sem medo.
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por Tio Bit »

[quote:36809391b5="claudiorfernandes"]Algumas fontes fazem isso mesmo... continue o teste sem medo.[/quote:36809391b5]

Beleza! Vou seguir com a modificação e depois posto o resultado. Valeu pelas dicas
Marcos Dhole
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 7:34 am
Localização: Barra Bonita SP

Mensagem por Marcos Dhole »

[quote:0d0d57a108="Tio Bit"][quote:0d0d57a108="claudiorfernandes"]Algumas fontes fazem isso mesmo... continue o teste sem medo.[/quote:0d0d57a108]

Beleza! Vou seguir com a modificação e depois posto o resultado. Valeu pelas dicas[/quote:0d0d57a108]

Bom dia pessoal, estou modificando uma fonte tambem, desde ja agradeço as informações aqui postadas. Mas estou com uma duvida, os Resistores (2k7 e 12K) tem polaridade? ou seja qual das pontas dos resistores irei fazer a união para derivar para o pino 1.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:0ee22f3381="Marcos Dhole"][quote:0ee22f3381="Tio Bit"][quote:0ee22f3381="claudiorfernandes"]Algumas fontes fazem isso mesmo... continue o teste sem medo.[/quote:0ee22f3381]

Beleza! Vou seguir com a modificação e depois posto o resultado. Valeu pelas dicas[/quote:0ee22f3381]

Bom dia pessoal, estou modificando uma fonte tambem, desde ja agradeço as informações aqui postadas. Mas estou com uma duvida, os Resistores (2k7 e 12K) tem polaridade? ou seja qual das pontas dos resistores irei fazer a união para derivar para o pino 1.[/quote:0ee22f3381]

Resistor não tem polaridade, o que tem polaridade é capacitor tipo eletrolítico e diodo. Portanto, qualquer lado é lado.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Marcos Dhole
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 7:34 am
Localização: Barra Bonita SP

Mensagem por Marcos Dhole »

[quote:f3fa84d6c3="gygio"][quote:f3fa84d6c3="Marcos Dhole"][quote:f3fa84d6c3="Tio Bit"][quote:f3fa84d6c3="claudiorfernandes"]Algumas fontes fazem isso mesmo... continue o teste sem medo.[/quote:f3fa84d6c3]

Beleza! Vou seguir com a modificação e depois posto o resultado. Valeu pelas dicas[/quote:f3fa84d6c3]

Bom dia pessoal, estou modificando uma fonte tambem, desde ja agradeço as informações aqui postadas. Mas estou com uma duvida, os Resistores (2k7 e 12K) tem polaridade? ou seja qual das pontas dos resistores irei fazer a união para derivar para o pino 1.[/quote:f3fa84d6c3]

Resistor não tem polaridade, o que tem polaridade é capacitor tipo eletrolítico e diodo. Portanto, qualquer lado é lado.

Abs,

Gyovane[/quote:f3fa84d6c3]



Ok, Gyovane, muito obrigado
Avatar do usuário
anderson.voo
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Mai 20, 2010 6:59 pm
Localização: penapolis sp

pergunta

Mensagem por anderson.voo »

amigos estou terminado minha fonte so q fiz como pidiu nesse topico abaixo: na hora q liguei a fonte o led fica piscando isso e normal?

http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Re: pergunta

Mensagem por Gyovane »

[quote:7de1813df9="anderson.voo"]amigos estou terminado minha fonte so q fiz como pidiu nesse topico abaixo: na hora q liguei a fonte o led fica piscando isso e normal?

http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/[/quote:7de1813df9]

Se o led ta piscando, a fonte detectou curto ou sobrecarga na saída, verifique que tem coisa errada lá.

Você testou a fontes antes de fazer as alterações?

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Responder