planador vôosilencioso, perguntas para o 2º modelo.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

planador vôosilencioso, perguntas para o 2º modelo.

Mensagem por david loos »

boa noite galera!


estou tabalhando em mais um planador, o do vôo silencioso, o link é este:

http://www.voosilencioso.com/html/instrucoes.htm

bom, este é o meu segundo planador que monto, o primeiro foi feito a partir deste site, e este que estou montando novamente segue o mesmo princípio do site, porém, farei melhorias, como a empenagem em deprom e entelagem em vinil, e agora uma eletrônica um pouco melhor....

bom, o primeiro modelo, fiz exatamente como no site, mas não cheguei a voá-lo em uma colina, fiquei com medo de perder o modelo, então fiquei fazendo testes em um barranco mais alto, nada de lift, etc...

1- minha dúvida principal é com o ângulo de incidência do estabilizador, pesquisei bastante sobre o tema mas ainda não entendi o efeito que ele causa se for colocado com ângulo maior ou menor do que o especificado, no meu primeiro planador, só fiz um corte na fuselagem e o fixei, não calculei ângulo nenhum e o modelo voou relativamente bem, fiquei olhando aquela figura do site do vôo silencioso e li os textos, procurei bastante sobre o tema e não consegui sanar minha dúvida quanto ao ângulo...

2- vou fazer um hi- start para o modelo, já pesquisei bastante coisa, e vi que fica logo abaixo do CG, mas minha dúvida é quanto ao profundor, tenho que lançá-lo com o stick na posição máxima para o modelo subir?

3- e no caso de colina, irei voá-lo em um morro onde o pessoal voa Paragliders, só lanço o modelo e espero ele subir? se não subir, faço uma rota para trazê-lo de volta? como deve ser o vento no local? que cuidados e macetes devo ter?

logo posto a construção do modelo!

abraço
PP5 WLU"
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

David, quando eu fiz o meu, optei em deixar o estabailizador exatamente a 0 graus.

Como o perfil da asa que usei foi o Clark Y, apoiado na fuselagem, que estava paralela com o estabilizador, gerou uma incidência de +/- 2º, o que o deixou bem manobrável, sem estolar.

Quando for voar no lift, e se esse for bom, basta lnaçar o modelo. Sugiro fazer testes de lançamento antes com ele.

Abraços
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

sim, eu pretendo pegar bem os macetes dele em lançamentos manuais e depois um hi-start e lift, mas eu queria saber mais sobre o lançamento no hi-star, tenho que deixar o profundo poca coisa levantado?

e quanto ao lift, é só jogar contra o vento e esperar ele subir?

abraço
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Lift é um pouco mais que isso.

Conhecer a encosta. Deixar o "andar" para melhorar a eficiência da asa.

E o HS é comum sair um pouco cabrado, mas muito pouco mesmo. Coisa de dois clicks no tx.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

uhm... entendi...

o negócio do lift é mais complicado... não conheço ninguém aqui da redondeza que voa planadores, daí eu ia me meter a besta e ir em um morro onde o pessoal voa de paraglider e ia jogar o modelo de lá de cima e confiar na sorte hehe

se voa paraglider, um planador voa também, não?
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Olá David,

Vou inverter um pouco esta conversa : Voar no lift é mais simples e seguro que no hi-start, e digo porque :

Com hi-start o modelo sai em alta velocidade, vc fica sem noção se ele já está ou não na hora de desengatar, ele sai ou muito de pé ou muito deitado, vc tenta desengatar e acha que não saiu, fica doido querendo desengatar, acaba perdendo um monte de altitude.
Nessas o modelo que não é feito para aguentar acaba quebrando mesmo, ou pelo excesso de velocidade ou de comando violento no desengate, etc...
Depois que acertar a mão, fica fácil, só que as vezes não sobra modelo.

Mas se vc é novo no assunto, prefira o lift.

Estratégia do lift :
1. Se os paragliders estão pregando, então ainda não é hora de lançar o seu.

2. Quando o pessoal do parapente começar a gritar e uivar, e vc ouvir o variômetro apitando, pipipipipipipipipipipipipipiiiiiiiiiii, então sim, agora é hora de lançar seu modelo (mas só quando tiver área livre, sem parapentes por perto).

Sobre a sua dúvida é assim : se voa parapente, então a condição está super boa para aeromodelos. Depois que o parapente afunda, nós ainda vamos voar um pouco mais antes de minguar.

3. Antes de lançar, pense onde será o pouso. Normalmente pense que se tudo der errado e o modelo não subir, vc tem que ter um escape à direita ou à esquerda, e volta para o morro. A área de pouso deve ser de mato, e não de pedra, ok ?

4. Antes de lançar faça testes de trimagem lançando num gramado plano e observando que o modelo tem vôo nivelado e obedece aos comandos.

5. Lançar o modelo para a frente. Pode até lançar para baixo, mas nunca, NUNCA lance para cima.

6. Lance o modelo e aguarde deixe ele correr nivelado e NÃO fique cabrando. Se ele tiver que subir, ele sobe sem vc cabrar, fique tranquilo. Lembre-se, cabrar em excesso é o que pode levar seu modelo ao stoll, e aí sim é que não vai ser bom.

7. Bom, lançou, ele está nivelado, conte até 10 deixe ele ir para a frente. Se ele permanecer no nível do lançamento, vc está seguro, continue agora beirando o morro. Se ele começar a afundar e vc sentir que não está rolando, então traga ele de volta.

8. Dando tudo certo a estratégia é o vôo em fomato de "8" : Vai beirando o morro para a esquerda, faz a curva p/ direita (sempre de cara para o vento), beira o morro indo para a direita, faz a curva à esquerda (de cara para o vento).

É só isto. Se vc tiver um bom mato por perto fica ótimo, para pousar joga o modelo no mato que está tudo certo.

Boa sorte, e poste aí o progresso.


PS : Sobre o ângulo de incidência : É sempre mais seguro deixar algum ângulo e incidência positivo. Para isto, basta que o pronfundor e o perfil da asa estejam no mesmo plano (estar no mesmo plano não quer dizer ângulo zero de incidência). Isto vai dar um pequeno ângulo de incidência, que será bom e seguro.
Modelos mais sofisticados têm sim ângulo próximo do zero, mas precisa entender mais do perfil que está usando para fazer isto.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Cuidado ao voar perto dos parapas!

Motins óbvios.
Avatar do usuário
Renan
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 1:01 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renan »

[quote:2165707b00="MARCOS QUITO"]Olá David,

Vou inverter um pouco esta conversa : Voar no lift é mais simples e seguro que no hi-start, e digo porque :

Com hi-start o modelo sai em alta velocidade, vc fica sem noção se ele já está ou não na hora de desengatar, ele sai ou muito de pé ou muito deitado, vc tenta desengatar e acha que não saiu, fica doido querendo desengatar, acaba perdendo um monte de altitude.
Nessas o modelo que não é feito para aguentar acaba quebrando mesmo, ou pelo excesso de velocidade ou de comando violento no desengate, etc...
Depois que acertar a mão, fica fácil, só que as vezes não sobra modelo.

Mas se vc é novo no assunto, prefira o lift.

Estratégia do lift :
1. Se os paragliders estão pregando, então ainda não é hora de lançar o seu.

2. Quando o pessoal do parapente começar a gritar e uivar, e vc ouvir o variômetro apitando, pipipipipipipipipipipipipipiiiiiiiiiii, então sim, agora é hora de lançar seu modelo (mas só quando tiver área livre, sem parapentes por perto).

Sobre a sua dúvida é assim : se voa parapente, então a condição está super boa para aeromodelos. Depois que o parapente afunda, nós ainda vamos voar um pouco mais antes de minguar.

3. Antes de lançar, pense onde será o pouso. Normalmente pense que se tudo der errado e o modelo não subir, vc tem que ter um escape à direita ou à esquerda, e volta para o morro. A área de pouso deve ser de mato, e não de pedra, ok ?

4. Antes de lançar faça testes de trimagem lançando num gramado plano e observando que o modelo tem vôo nivelado e obedece aos comandos.

5. Lançar o modelo para a frente. Pode até lançar para baixo, mas nunca, NUNCA lance para cima.

6. Lance o modelo e aguarde deixe ele correr nivelado e NÃO fique cabrando. Se ele tiver que subir, ele sobe sem vc cabrar, fique tranquilo. Lembre-se, cabrar em excesso é o que pode levar seu modelo ao stoll, e aí sim é que não vai ser bom.

7. Bom, lançou, ele está nivelado, conte até 10 deixe ele ir para a frente. Se ele permanecer no nível do lançamento, vc está seguro, continue agora beirando o morro. Se ele começar a afundar e vc sentir que não está rolando, então traga ele de volta.

8. Dando tudo certo a estratégia é o vôo em fomato de "8" : Vai beirando o morro para a esquerda, faz a curva p/ direita (sempre de cara para o vento), beira o morro indo para a direita, faz a curva à esquerda (de cara para o vento).

É só isto. Se vc tiver um bom mato por perto fica ótimo, para pousar joga o modelo no mato que está tudo certo.

Boa sorte, e poste aí o progresso.


PS : Sobre o ângulo de incidência : É sempre mais seguro deixar algum ângulo e incidência positivo. Para isto, basta que o pronfundor e o perfil da asa estejam no mesmo plano (estar no mesmo plano não quer dizer ângulo zero de incidência). Isto vai dar um pequeno ângulo de incidência, que será bom e seguro.
Modelos mais sofisticados têm sim ângulo próximo do zero, mas precisa entender mais do perfil que está usando para fazer isto.[/quote:2165707b00]

Perfeito quito, só explicando.
Qd se fala em "pregando" é o chamado voo prego, sem sustentação nenhuma, inflar a vela e voar descendo direto pra área de pouso.
Na colina é legal tb um pouco mais de peso de nariz para penetrar melhor no vento (depende do modelo claro).
Lembre os glaiders tem sempre preferência na cx de voo, tem vidas nele, na dúvida ou numa colisão eminente saia fora mesmo que custe quebrar seu modelo na encosta.
Qt ao hi-start eu gosto dele um pouco mais a frente do CG para ele não subir muito na vertical ( 1 cm). Como teste vc pode usar um tensão do Hi-start menor. Tipo estcando pouco pra ver, e aí vai aumentando a tensão até o máximo.
o Gancho deve ser tipo um L que seja fácil de desconectar.
Acho que é isso
Bons voos
frequência 72.410 e 27.195

QUEM NÃO VOA NORMALMENTE TORCE CONTRA
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

muito obrigado pelas explicações! era exatamente essas as questões que eu tinah dúvida... quanto ao vôo e lançamento... esta semana postarei as fotos do model!

abraço e muito obrigado!

ah, quanto saber se tem ou não condições de vôo, eu pergunto via rádio mesmo hehe. eu sou rádio- amador e posso perguntar via rádio pra qem está lá em cima hehe

muito obrigado!

abraço
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Certa vez eu cheguei a falar por telefone com Marcelo "Wild" e disse a ele que planadores era coisa veio e que eu nãoa achava muita graça!


Resultado: Queimei minha lingua!!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Hoje meu glow ta em descanço e eu não consigo ficar um final de semana sem voar meu motoplanador que montei com a planta do site Voo Silencioso.

Hoje já estou de olha em um outro modelo vendido na R2hobbies.

Resumindo, meta a mão na massa, esse planador é uma delicia de voar.

[img:16c067105c]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOT-wS8ZC2TJANJmPgd8RGbobbjSpTKKdLsh_S3s76N9UgbBQwmL8o9mfUKD0o9jJEuwdlC9jn6Cu0Tdnw-ci2cAm1T1UKzu5wjo33SjLz1SbcAmtMEt5xFK.jpg[/img:16c067105c]
[img:16c067105c]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAANAU7zSCYaUE4TJcTC3fP0I8tLRGMiItg4KP8cco2AINMn9vcEqeNDqbLah_89OYQeitTZMXGsxodb50dr6oL6EAm1T1UIG2g7s4lkznIDp3mHNidTTfYilk.jpg[/img:16c067105c]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/52/planador1.jpg/][img:16c067105c]http://img52.imageshack.us/img52/698/planador1.jpg[/img:16c067105c][/URL]


Estou de olho neste aqui a baixo, com 2m de env!!!!

[img:16c067105c]http://r2hobbies.com/images/rcpl3901001/oy/16.jpg[/img:16c067105c]
Thiago Aragão
Responder