Motor a AR?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Tcharllys
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 10:45 pm
Localização: Abadiânia-Brasil
Contato:

Motor a AR?

Mensagem por Tcharllys »

Eu ja li algo sobre motores a CO² e parece que estão meio que extintos.

Mas logo após ler uma matéria sobre o carro movido ar que tem autonomia de 300km e desenvolve uma velocidade de +ou- 120Km/H...

..será que não seria uma alternativa para aeromodelos também?

Já pensou? Vooa uns 10minutos ou mais, desce, liga o compresorsinho no acendedor de cigarros e carrega o bicho denovo e dae é só voar.

Alguem ja viu algo parecido?
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

tenho um motor a ar aqui em casa, era d um aviao de brinquedo!
prendia o modelo numa bomba, enchia ele, dava um tranco na helice e ele voava!
mais nao durava 20 segundos ligado, e nao dava muito empuxo!
o tanque parecia uma garrafa pet!
ja se cogitou a possibilidade de fazer um pequeno tanque de aluminio, podendo colocar mais pressao!
mais nao fui atraz
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

É, faz um tempo atráz nas lojas de brinquedos se vendia um modelo roxo pequeno que vinha com um motor destes e uma bomba manual para recaregar, mas como o Scooth disse eles não tem muita autonomia.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

O esquema de propulsão de um destes brinquedos que Scooth e Aerocado citaram é até interessante, simulam justamente como se fosse um motorzinho à explosão ou glow. O esquema citado pelo Tcharllys é mais sofisticado. Eu li algo a respeito. Ele trabalha de forma mais eficiente, a compressão nos tanques são muito maiores, e a passagem de alta compressão para baixa envolve um processo que ainda é um segredo industrial, mas o básico é que o ar comprimido empurra um pistão que movimenta as rodas, que no caso movimenta a hélice.
Veja estes links http://www.theaircar.com/ e http://auto.howstuffworks.com/air-car.htm. explicam por cima como funciona. Se encontra um artigo mais claro sobre o assunto posto aqui.
Se pudermos reproduzir este todo mecanismo e pudermos miniatualizar talvez seja possível usar como propulsor para aeromodelismo, e talvez até para aeronáutica.
Avatar do usuário
neto_guima
membro
Mensagens: 1167
Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
Localização: São Paulo - sp

Mensagem por neto_guima »

Eu acho a idéia interessante.

http://www.gasparin.cz/?show=frames&lng=en

nesse site tem alguns modelinhos com motor co², mas são de vo livre, se colocassemos algum tipo de acelerador e regularmos uma marcha lenta e com um tanque de aluminio, acho que seeria possivel alcançar 10 minutos facil.

Para começar acho que seria mais facil adaptar um motor .10 glow para ar. doque fazer um do zero.

Tem uma fabrica de motores glow aqui em SP tbn, o cara podia ajudar agente, já que domina a tecnica de construção.
Avatar do usuário
neto_guima
membro
Mensagens: 1167
Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
Localização: São Paulo - sp

Mensagem por neto_guima »

foto
Anexos
G160T_01.jpg
G160T_01.jpg (21.18 KiB) Exibido 5503 vezes
Pilotar é igual andar de bicicleta, voce nunca esquece.
Avatar do usuário
Tcharllys
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 10:45 pm
Localização: Abadiânia-Brasil
Contato:

Mensagem por Tcharllys »

[quote:59c2631c9c="neto_guima"]Eu acho a idéia interessante.

http://www.gasparin.cz/?show=frames&lng=en

nesse site tem alguns modelinhos com motor co², mas são de vo livre, se colocassemos algum tipo de acelerador e regularmos uma marcha lenta e com um tanque de aluminio, acho que seeria possivel alcançar 10 minutos facil.

Para começar acho que seria mais facil adaptar um motor .10 glow para ar. doque fazer um do zero.

Tem uma fabrica de motores glow aqui em SP tbn, o cara podia ajudar agente, já que domina a tecnica de construção.[/quote:59c2631c9c]

Eu tenho esse link aqui nos meus favoritos e realmente é muito interessante. Tem motores a ar de todos os tipos.

Eu acho que se fizessem umtanque com maior capacidade seria muito bom pois não precisa de marcha lenta, ou seja, acelerou rodou desacelerou parou (similar ao eletrico). O motor poderia ser mais leve e até menor pois tem peças desnecessárias como: Carburador, vela, mufla e outras.

Sem falar que trabalharia bem mais frio pois a unica fonte de calor seria o atritop entre as peças.

O tanque no final das contas, mesmo que de aluminio pesaria quase o mesmo peso de um tanque glow cheio.

Seria maravilhoso: Voa, aterrisa, engata o compressor e voa denovo
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Isto é muito interessante ! Deve funcionar de forma semelhante ao do brinquedo que o scooth falou, porém as pressões envolvidas são maiores.
Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
Localização: Campinas/SP

Pensar não custa nada mesmo...

Mensagem por Henrique - CPS »

Sendo assim, que tal um mini compressor elétrico a bordo que apenas funcionaria para encher o tanque quando a pressão diminuísse automaticamente?

Acredito que um brushless teria capacidade pra isso tranquilamente e acho que a sua utilização, dependendo da capacidade do tanque, seria tão pouca que a bateria duraria muuuuito tempo.

Nesse caso o avião deixaria de ser movido, pelo menos diretamente, à eletricidade.
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Opa! Não funciona. As leis da termodinâmica não permitem isso. Vai ser menos eficiente que usar o motor elétrico diretamente.
Responder