Servo tremendo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
ggelizeu
membro
Mensagens: 460
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 10:19 pm
Localização: Anapolis/Goias- 19-
Contato:

Servo tremendo

Mensagem por ggelizeu »

Após mudar a posição do servo no meu aero-barco , para que vire para os 2 lados iguais , mudei o servo de lugar , ate ai tudo bem , mas quando fui testar , na bancada , vi que quando coloco todo o comando é solto , o servo volta para o neutro , porem começa a tremer , se coloca o dedo no braço do servo , ele para de tremer , o que pode ser isso ? pelo que observei , isso ocorre porque o comando é bem grande (antigamente nao fazia isso ). como resolver ?? , não é bom eu diminuir , pq é um aero-barco , é se ficar menor , vira pouco .

obrigado

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9392__Turnigy_MG90S_Metal_Gear_Servo_1_8kg_13_4g_0_10sec.html

[img:98bd6d20df]http://i709.photobucket.com/albums/ww91/ggelizeu/28072011581.jpg[/img:98bd6d20df]
\o/ Anapolis-Go \o/-- 18--

Imagem
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

Não sou expert, mas pelo que observei que aconteceu comigo mesmo é que se voce coloca uma pequena pressão no braço do servo ele faz essa tremedeira, certo? O que acontece é que quanto menor é o movimento que o servo precisa fazer para chegar ao ponto desejado, menor é a força que ele faz e provavelmente o seu não esta produzindo torque suficiente para movimentar o braço até chegar ao centro e fica trabalhando direto até voce dar um empurrãozinho e ele chegar ao ponto exato.

Voce disse que antes de aumentar o comando ele trabalhava certo, isso ja indica que realmente seja isso porque antes com o comando mais curto ele tinha mais torque.

Outra possibilidade é de ser potenciometro, mas eu duvido afinal da forma como voce falou fica bem claro que ele simplismente não tem força suficiente para mover o braço.

Pra resolver isso sem diminuir comando se coloca um servo com mais torque, um de 3kg pelo menos.
Avatar do usuário
HELI_omarcos
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Set 21, 2009 6:02 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por HELI_omarcos »

Ja tive um servo com essa tremedeira, não consegui descubrir o motivo pois ele tremia mesmo em vazio, a solução foi trocar, aproveitei e coloquei um mais forte e nunca mais tive problemas.
Avatar do usuário
ggelizeu
membro
Mensagens: 460
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 10:19 pm
Localização: Anapolis/Goias- 19-
Contato:

Mensagem por ggelizeu »

[quote:57c3d904ad="groepke"]Não sou expert, mas pelo que observei que aconteceu comigo mesmo é que se voce coloca uma pequena pressão no braço do servo ele faz essa tremedeira, certo? O que acontece é que quanto menor é o movimento que o servo precisa fazer para chegar ao ponto desejado, menor é a força que ele faz e provavelmente o seu não esta produzindo torque suficiente para movimentar o braço até chegar ao centro e fica trabalhando direto até voce dar um empurrãozinho e ele chegar ao ponto exato.

Voce disse que antes de aumentar o comando ele trabalhava certo, isso ja indica que realmente seja isso porque antes com o comando mais curto ele tinha mais torque.

Outra possibilidade é de ser potenciometro, mas eu duvido afinal da forma como voce falou fica bem claro que ele simplismente não tem força suficiente para mover o braço.

Pra resolver isso sem diminuir comando se coloca um servo com mais torque, um de 3kg pelo menos.[/quote:57c3d904ad]

Obrigado pela resposta , mas ele sempre teve o mesmo leme , so que para a direita ele virava tudo , é esquerda a metade , era so a posição do servo com o horn do leme , ai mudei o servo de lugar para virar igual , consegui , mas to com esse problema , ele so treme quando ta no centro , o sistema não força em nada ,

O aerobarco é pequeno , usa motor 2822 turnigy
\o/ Anapolis-Go \o/-- 18--

Imagem
Avatar do usuário
ggelizeu
membro
Mensagens: 460
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 10:19 pm
Localização: Anapolis/Goias- 19-
Contato:

Mensagem por ggelizeu »

[quote:e42e0d8f62="HELI_omarcos"]Ja tive um servo com essa tremedeira, não consegui descubrir o motivo pois ele tremia mesmo em vazio, a solução foi trocar, aproveitei e coloquei um mais forte e nunca mais tive problemas.[/quote:e42e0d8f62]

Já tive também , mas eram servos de baixa qualidade é com +- 1,5 anos de uso . ai é so trocando , ele também não centralizava.
\o/ Anapolis-Go \o/-- 18--

Imagem
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

[quote:515bf92605="ggelizeu"][quote:515bf92605="groepke"]Não sou expert, mas pelo que observei que aconteceu comigo mesmo é que se voce coloca uma pequena pressão no braço do servo ele faz essa tremedeira, certo? O que acontece é que quanto menor é o movimento que o servo precisa fazer para chegar ao ponto desejado, menor é a força que ele faz e provavelmente o seu não esta produzindo torque suficiente para movimentar o braço até chegar ao centro e fica trabalhando direto até voce dar um empurrãozinho e ele chegar ao ponto exato.

Voce disse que antes de aumentar o comando ele trabalhava certo, isso ja indica que realmente seja isso porque antes com o comando mais curto ele tinha mais torque.

Outra possibilidade é de ser potenciometro, mas eu duvido afinal da forma como voce falou fica bem claro que ele simplismente não tem força suficiente para mover o braço.

Pra resolver isso sem diminuir comando se coloca um servo com mais torque, um de 3kg pelo menos.[/quote:515bf92605]

Obrigado pela resposta , mas ele sempre teve o mesmo leme , so que para a direita ele virava tudo , é esquerda a metade , era so a posição do servo com o horn do leme , ai mudei o servo de lugar para virar igual , consegui , mas to com esse problema , ele so treme quando ta no centro , o sistema não força em nada ,

O aerobarco é pequeno , usa motor 2822 turnigy[/quote:515bf92605]

Então é simples, ou o potenciometro esta ruim/sujo ou o servo esta com defeito.

Obs. Eu não colocaria um servo tão pequeno, vai forçar muito ele, aproveita que tem espaço e coloca um de 3kg de torque.
Avatar do usuário
ggelizeu
membro
Mensagens: 460
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 10:19 pm
Localização: Anapolis/Goias- 19-
Contato:

Mensagem por ggelizeu »

[quote:d82d0152f5="groepke"][quote:d82d0152f5="ggelizeu"][quote:d82d0152f5="groepke"]Não sou expert, mas pelo que observei que aconteceu comigo mesmo é que se voce coloca uma pequena pressão no braço do servo ele faz essa tremedeira, certo? O que acontece é que quanto menor é o movimento que o servo precisa fazer para chegar ao ponto desejado, menor é a força que ele faz e provavelmente o seu não esta produzindo torque suficiente para movimentar o braço até chegar ao centro e fica trabalhando direto até voce dar um empurrãozinho e ele chegar ao ponto exato.

Voce disse que antes de aumentar o comando ele trabalhava certo, isso ja indica que realmente seja isso porque antes com o comando mais curto ele tinha mais torque.

Outra possibilidade é de ser potenciometro, mas eu duvido afinal da forma como voce falou fica bem claro que ele simplismente não tem força suficiente para mover o braço.

Pra resolver isso sem diminuir comando se coloca um servo com mais torque, um de 3kg pelo menos.[/quote:d82d0152f5]

Obrigado pela resposta , mas ele sempre teve o mesmo leme , so que para a direita ele virava tudo , é esquerda a metade , era so a posição do servo com o horn do leme , ai mudei o servo de lugar para virar igual , consegui , mas to com esse problema , ele so treme quando ta no centro , o sistema não força em nada ,

O aerobarco é pequeno , usa motor 2822 turnigy[/quote:d82d0152f5]

Então é simples, ou o potenciometro esta ruim/sujo ou o servo esta com defeito.

Obs. Eu não colocaria um servo tão pequeno, vai forçar muito ele, aproveita que tem espaço e coloca um de 3kg de torque.[/quote:d82d0152f5]

É , talvez ele tenha falecido mesmo , já que em um dos primeiros testes eu virei o aero-barco , o servo começou a tremer é parou , é funcionou normal por +- 1 ano , ate hj ;( , tenho um servo de 6.9kg , porem o difícil é a falta de espaço para colocar ele , se eu colocar no isopor , vai molhar muito , por isso tem que ser na torre , mas vou ver se coloco ele na torre , mas de lado . obrigado

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3743
\o/ Anapolis-Go \o/-- 18--

Imagem
Responder