Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
gomnix
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 9:18 am

Mensagem por gomnix »

Galera,

Alguem aqui pode colocar foto de como ficou os servos, bateria, receptor e o motor!

Gostaria de ver...


Obrigado
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[quote:6abab0ff33="gomnix"]Galera,

Alguem aqui pode colocar foto de como ficou os servos, bateria, receptor e o motor!

Gostaria de ver...


Obrigado[/quote:6abab0ff33]

É só dar uma lidinha nesse tópico mesmo, em que você está perguntando... tem todas as fotos que você precisa...

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=192254

Esse link está nesse tópico que você está perguntando.

Será que é tão difícil ler o tópico?
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Servos 3.6g, da pra usar?

Mensagem por Felipe Castanho »

Olá, infelizmente criei um tópico na área errada para minha pergunta, e me alertaram para que eu perguntasse aqui.

Bom, recentemente fiz um yak 55 shock flyer. 80 cm de envergadura, com papel pluma de 5mm. Coloquei nele um motor towerpro equivalente ao emax 2922(60g), servos comuns de 9g, bateria 3s 900mah(68g). Fiz reforços e linkagens com fibra de vidro. Ele ficou com peso final de 300g
Por mais que o modelo tenha voado bem, fez torque roll com meio motor, e etc, eu não gostei que devido ao peso ele embala demais, e não consigo fazer voos lentos.
Meu amigo fez um modelo igual, mas usou a seguinte configuração:
Motor turnigy 2204-14T.
Servos de 9g.
Bateria nano-tech 3s de 370mah, e 2s normal de 460mah.
Entretanto, ele usou depron 2mm, e o avião ficou com 180g RTF.
No meu, caso use essa configuração, conseguirei 220g.
Pensando numa economia ainda maior, para um voo melhor do modelo, pensei em usar servos de 3.6g com força de .45kg. Será que da para voos outdoor?
E será que com 210g e uma hélice 8x4 o avião fará torque roll e todas as outras manobras com facilidade? Grato.
augustomoura
membro
Mensagens: 240
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 10:10 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por augustomoura »

Ola Pessoal, boa noite.

Esse motor abaixo é bom para um shock outdoor de 85cm de envergadura???

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7703

O que sugerem de bateria e hélice se ele for bom?

abraços.
Avatar do usuário
lucasfigueira.v8
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 12:57 pm

Mensagem por lucasfigueira.v8 »

Amigos, fiz meu shock de 93cm, estou precisando de dicas com a motorização.

O shock em questão é um extra 330 da 3dbatix, fiz em depron de 5mm, só o aero ficou com 100g, então o peso estaria o seguinte:

Avião: 100g
Servos: 3x9g = 27g
Linkagens: por volta de 13g
receptor: 9g

Total sem motor, bateria e esc: +- 150g

Estou pensando em usar baterias hyperion de 1100 mah, o que vcs acham?

Por favor deem suas opiniôes, e se possível os links do HK (que é onde vou pedir o maquinário)
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

realmente os stock é muito bom mais ainda preciso de um bom treino para "pilotar" um stock abraço exelentes informações
Avatar do usuário
lucasfigueira.v8
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 12:57 pm

Mensagem por lucasfigueira.v8 »

[quote:1840fdc182="Alvin"]realmente os stock é muito bom mais ainda preciso de um bom treino para "pilotar" um stock abraço exelentes informações[/quote:1840fdc182]

não entendi o "pilotar" entre aspas =)
jeffersondejesus
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Set 22, 2011 10:12 pm
Localização: florianopolis

Mensagem por jeffersondejesus »

beleza eu so novato eu queria aprender a montar
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Para que um shock flyer fique com pouco peso e seja bom para tork roll se deve escolher em primeiro lugar o modelo, eu aconselho o yak 55m que para mim é o melhor shock de todos, o segredo para fazer o tork roll é atrasar o cg. em um aero convencional o cg fica, contando do bordo de ataque para traz, mais ou menos no 3% da área. Em um shock flyer o negócio é botar o cg em uns 8% o que deixa o avião querendo entrar bem mais no tork roll, ele fica praticamnte por contar própria no tork roll, depois quando começa a se acostumar em manter o avião no tork o legal é ir adiantando o cg denovo até ficar perto do que seria o padrão de todos os aeros.
em relação ao peso. o negócio é fazer um shock com no máximo 80cm de envergadura, maior que isso o excesso de reforços faz com que ele fique muito pesado, até porque o depron é muito molengo. eu fiz um de 90cm e ficou todo mole outro que eu fiz ficou com 84cm e deu uma grande diferença. o terceiro ficou o bixo. peguei a planta do yak 55m do gernot reduzida para 74cm. Fiz todo em depron 2mm usei uma configuração beem leve com excessão da bateria que usei uma 2s de 500mah para ter uma autonomia imensa. o aero ficou com 138 gramas. ficou perfeito. agora estou fazendo um com isopor e com asa perfilada. acredito que vai ficar mais leve já que o isopor é mais leve do que o depron e como a asa é perfilada praticamente não vai precisar de reforços. depois de pronto eu falo da experiência. o isopor que eu usei foi de uma caixa velha que tava jogada aqui na garagem. cortei ela toda em chapas de mais ou menos 4mm. ficou uma beleza. agora é aprontar ele e voar pra ver com quanto peso fica.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

lucasfigueira.v8

para seu shock eu tenho uma configuração bem barata e eficiente em motor esc e bateria,
essa configuração em questao gera com uma hélice 8x3.7 umas 450 gramas de empuxo e é bem leve aí vai ela tu encontra ela toda na hobbyking.com:

Motor: c20 2050cv, 25.5g por 8 dólares
Bateria: turnigy 2s 500mah, 30g por 3.69 dólares
ESC: HobbyKing 12A BlueSeries, 10g por 7.81 dólares


eu tinha um yak 55m de 90cm com essa configuração e voava muuito bem.
com essa configuração da apra voar uns 8 minutos tranquilo.
Responder