Asa Zagi só mete o bico no chão.....

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:f8cb03bfeb="claudiorfernandes"]Se se der ao trabalho de ler o livro na seção de downloads entenderá a importância do perfil desse tipo de asa...[/quote:f8cb03bfeb]

na verdade eu quis ir vendo e fazendo sem ler tudo ao certo.... pode deixar que irei impimir e ler o manual de capa a contra-capa.

Agora me explica uma coisa, porque se jogar sem motor e elétrica ele plana perfeitamente e quando coloca-se o motor, mesmo atentando para o CG ele cria este efeito de fazer uma curva e enfiar o bico no chão? No meu caso, tem até mais peso atrás do que na frente, e ele sismou em enfiar o bico no chão..... O perfil pode estar causando isso com a passagem do ar pelo motor?
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

[quote:47f33a4909="borokite"][quote:47f33a4909="claudiorfernandes"]Se se der ao trabalho de ler o livro na seção de downloads entenderá a importância do perfil desse tipo de asa...[/quote:47f33a4909]

na verdade eu quis ir vendo e fazendo sem ler tudo ao certo.... pode deixar que irei impimir e ler o manual de capa a contra-capa.

Agora me explica uma coisa, porque se jogar sem motor e elétrica ele plana perfeitamente e quando coloca-se o motor, mesmo atentando para o CG ele cria este efeito de fazer uma curva e enfiar o bico no chão? No meu caso, tem até mais peso atrás do que na frente, e ele sismou em enfiar o bico no chão..... O perfil pode estar causando isso com a passagem do ar pelo motor?[/quote:47f33a4909]

Como o Marco Antonio afirmou: "voa porque a matemática e a Física fazem voar". Quando vc coloca motor ou outro equipamento vc altera o CG, leia o manual e verá onde errou.

Já dei algumas dicas dos erros que cometeu e se for inventar e partir para suposições com ctz não terá um final feliz.

Recomendo também que leia o manual básico de aeromodelismo aqui do fórum.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:02dc29c99f="borokite"]O perfil pode estar causando isso com a passagem do ar pelo motor?[/quote:02dc29c99f]

O efeito do perfil depende da velocidade relativa entre o ar e a asa... Em 5 minutos de leitura do livro você vai levantar as sobrancelhas e dizer "aaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, agora entendiiiiiiiiiiiiiiii"...
:D :D
Avatar do usuário
rogerioeletrico
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 8:25 pm
Localização: Santos, SP
Contato:

Mensagem por rogerioeletrico »

Agora me explica uma coisa, porque se jogar sem motor e elétrica ele plana perfeitamente e quando coloca-se o motor, mesmo atentando para o CG ele cria este efeito de fazer uma curva e enfiar o bico no chão? No meu caso, tem até mais peso atrás do que na frente, e ele sismou em enfiar o bico no chão..... O perfil pode estar causando isso com a passagem do ar pelo motor?[/quote]

Fala Boró,

Eu acho que isso acontece pelo seguinte:
Nos aviões c cauda, ela os estabiliza p uma faixa maior de velocidades, mesmo que seu perfil tenha alguns defeitos aerodinâmicos, se não forem muito grandes.
Nas asas, isso é muito mais crítico, e com um perfil que não seja indicado p asas, elas até voam a uma certa velocidade mais baixa, mas qdo vc começa a acelerar, começa a aparecer um efeito indesejado.

Acho que o peso do motor e do resto da eletrônica, mesmo mantendo o CG no mesmo local, já aumentaram a velocidade da asa, o que fez surgir esse efeito.
Avatar do usuário
rogerioeletrico
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 8:25 pm
Localização: Santos, SP
Contato:

Mensagem por rogerioeletrico »

[quote:be739fa32f="claudiorfernandes"][quote:be739fa32f="borokite"]O perfil pode estar causando isso com a passagem do ar pelo motor?[/quote:be739fa32f]

O efeito do perfil depende da velocidade relativa entre o ar e a asa... Em 5 minutos de leitura do livro você vai levantar as sobrancelhas e dizer "aaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, agora entendiiiiiiiiiiiiiiii"...
:D :D[/quote:be739fa32f]

Fala Boró, de novo,

Sei que vc conhece a teoria geral e gosta de inventar,
mas as asas são mais críticas e qualquer detalhe é relevante.

Talvez seja por isso que nenhum avião comercial e nem mesmo os militares utilizam esse tipo de modelo, que parece ter sido abandonado após o Komet, com raras exceções como o bombardeiro invisível norteamericano, mas nesse, a maior característica era ocultar-se dos radares, e não a performance de voo.

Abç.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:3dcc9fa3a4="rogerioeletrico"][quote:3dcc9fa3a4="claudiorfernandes"][quote:3dcc9fa3a4="borokite"]O perfil pode estar causando isso com a passagem do ar pelo motor?[/quote:3dcc9fa3a4]

O efeito do perfil depende da velocidade relativa entre o ar e a asa... Em 5 minutos de leitura do livro você vai levantar as sobrancelhas e dizer "aaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, agora entendiiiiiiiiiiiiiiii"...
:D :D[/quote:3dcc9fa3a4]

Fala Boró, de novo,

Sei que vc conhece a teoria geral e gosta de inventar,
mas as asas são mais críticas e qualquer detalhe é relevante.

Talvez seja por isso que nenhum avião comercial e nem mesmo os militares utilizam esse tipo de modelo, que parece ter sido abandonado após o Komet, com raras exceções como o bombardeiro invisível norteamericano, mas nesse, a maior característica era ocultar-se dos radares, e não a performance de voo.

Abç.[/quote:3dcc9fa3a4]

Pois é, o perfil do meu cesna foi cortado a olho e eu tenho um vulcan tipo jato cortado a olho em isopor P0 de 1cm que ficou bala, mas tem fuselagem e leme, achei que muita teoria nas asas não eram tão necessárias, baixei e imprimi o manual e já ví muitos detalhes importantes, quero a noite cortar a asa e fazer logo, vou começar a cortar uma de 90 mesmo, to só com servos pequenos e o 2812, então melhor não arriscar a de 1,20 até chegar meus servos maiores. Valeu pela ajuda até o momento a todos.....
Avatar do usuário
Wolfman
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 11:48 pm
Localização: Praia Grande-SP

Mensagem por Wolfman »

nem tente levar esse modelo no itararé que vão tirar um sarro de vc , se tiver tempo da um pulo na praia grande de domingo no terreno em frente a prefeitura , estaremos lá , bem do lado daquele prédio de 38 andares que estão construindo, lá podemos te dar umas dicas ok .
Mas não desista ,( leia muito ) ,( pesquise ) , e não se aborreça com o que te comentam aqui no forum , os mais experientes adoram tirar uma casquinha dos mais novos , abrs....
Cesnna Skylane 182 ( By Wolfman)
Zagi 80 / mach .1
P-40 na linha de produção

72.650 (43)
72310 (26)
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Vou tentar ser o mais didático e simples possível nesta dica. Então os sêniors de plantão dêem um desconto na forma como explico.

Depois de reinstalado o motor, se você acertou o C.G. no mesmo ponto em que ela planava sem motor, provavelmente ao acelerar ela vai tender a "mergulhar" mesmo.

Se você não quiser descartar sua asa (antes de construir outra de acordo com os projetos sugeridos) e curtir um pouco a brincadeira, tente posicionar o motor mudando o ângulo do eixo em relação a asa. Resumindo faça com que a parte do eixo que prende o adaptador e a hélice fique um pouco mais levantada.

Aumente este ângulo aos poucos, uma hora ela vai ter que planar em vôo, com motor acionado, claro.

Mesmo assim, como disseram, você terá problemas para manobrá-la pois as superfícies móveis são muito pequenas e de material muito flexível.
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

E se o perfil não for reflex vai continuar a ter problema.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:2b62b4bb83="Marco Antonio"]E se o perfil não for reflex vai continuar a ter problema.[/quote:2b62b4bb83]

Pessoal, reiniciei da forma correta. To fazendo uma de 90 com perfil zagi 12 que é o mais largo e parece mais fácil para cortar.... em breve falo como andam as coisas..... Obrigado até o momento.... enquanto isso me divirto com meu micro heli que chegou da HK e parece um inseto, mas voa bem dentro de casa.... Obrigado.
Responder