Go-Kart eletric - Existe esc acima de 400A para 10~12s ?
- johnny2008
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[quote:c5740f5396="Marco Antonio"][quote:c5740f5396="betomeconi"]Posso estar enganado mas para esse tipo de aplicação o esc tem que ser sensored.
Diferente dos esc para aviões que são sensorless.[/quote:c5740f5396]
Na verdade se usa os dois.. um para partida e outro pra controle.[/quote:c5740f5396]
Dai os problemas de projeto ....
....
Li o tópico que o Betomeconi postou e vi mais problemas ...
Se usar embreagem , perde-se parte da energia nela e se usar direto tem o problema do motor não dar partida devido a carga ...
...
Alguma solução ?
Diferente dos esc para aviões que são sensorless.[/quote:c5740f5396]
Na verdade se usa os dois.. um para partida e outro pra controle.[/quote:c5740f5396]
Dai os problemas de projeto ....
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Li o tópico que o Betomeconi postou e vi mais problemas ...
Se usar embreagem , perde-se parte da energia nela e se usar direto tem o problema do motor não dar partida devido a carga ...
...
Alguma solução ?
- alexcmag
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Conversando sobre isto na pista hoje, a idéia de usar motor escovado até que não é má, pois para eles consigo fazer ESC de corrente absurda. Principalmente se for possível obter estes motores de graça, aí o custo fica (relativamente pouco) no ESC e a maioria na bateria.
Mais especificamente, atualmente tem MOSFETs TO220 para Vds de 60V com apenas 0,0028 ohm de resistência interna, que suporta uns 160A na pastilha. Claro que o encapsulamento não suporta 160A, apenas uns 30A, mas dá para considerar que 10 carinhas deste em parelelo suportam 300A contínuos e picos de mais de 1000A!!! Algo tipo 12kW contínuos.
Mais especificamente, atualmente tem MOSFETs TO220 para Vds de 60V com apenas 0,0028 ohm de resistência interna, que suporta uns 160A na pastilha. Claro que o encapsulamento não suporta 160A, apenas uns 30A, mas dá para considerar que 10 carinhas deste em parelelo suportam 300A contínuos e picos de mais de 1000A!!! Algo tipo 12kW contínuos.
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eu já gastei bastante tempo nessa historia.... e posso te dizer que na linha de hobby não existem ESC's pra essa aplicação.
A melhor solução já pronta é usar um motor agni e um ESC brusa ou sevcon. É um setup brushed mas é um motor com quase 90% de eficiencia, ganhador do TTXGP. Não se esqueça, alta tensão é sua amiga, alta corrente é sua inimiga.
A melhor solução já pronta é usar um motor agni e um ESC brusa ou sevcon. É um setup brushed mas é um motor com quase 90% de eficiencia, ganhador do TTXGP. Não se esqueça, alta tensão é sua amiga, alta corrente é sua inimiga.
- johnny2008
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- Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
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[quote:7824ff15d6="sabongi"]eu já gastei bastante tempo nessa historia.... e posso te dizer que na linha de hobby não existem ESC's pra essa aplicação.
A melhor solução já pronta é usar um motor agni e um ESC brusa ou sevcon. É um setup brushed mas é um motor com quase 90% de eficiencia, ganhador do TTXGP. Não se esqueça, alta tensão é sua amiga, alta corrente é sua inimiga.[/quote:7824ff15d6]
Esc usuais de hobby não existe !
Trabalho com veiculos eletricos há um tempo já e conheço controladores para motores escova que trabalham com 24,36,48 e 72V DC com correntes de 200A até 400A continuos ... O problema que o mais forte suporta só 600A de pico por 10s !
Conversei com o Alex ontem no poli e ele me deu a solução ! Fabricar o próprio controlador ( como ele já comentou ) que pode suportar picos de 1000A cada um.
Hoje ganhei oficialmente de um amigo 2 motores de uma antiga empilhadeira elétrica que foi sucateada . Só falta buscar ! :roll:
Cada motor originais trabalha com 24v e foram empregados para tracionar uma maquina que pesa sem carga 1,2 toneladas . Como o Kart vai ter peso de no max ( explodindo ) 250 kilos , da pra tirar um " suco " dos motores .Por isso vou usar 10s ou 12s ( quem sabe ).
Vou ver se esta semana busco os brinquedos e ai vou postando as novidades.
T+
A melhor solução já pronta é usar um motor agni e um ESC brusa ou sevcon. É um setup brushed mas é um motor com quase 90% de eficiencia, ganhador do TTXGP. Não se esqueça, alta tensão é sua amiga, alta corrente é sua inimiga.[/quote:7824ff15d6]
Esc usuais de hobby não existe !
Trabalho com veiculos eletricos há um tempo já e conheço controladores para motores escova que trabalham com 24,36,48 e 72V DC com correntes de 200A até 400A continuos ... O problema que o mais forte suporta só 600A de pico por 10s !
Conversei com o Alex ontem no poli e ele me deu a solução ! Fabricar o próprio controlador ( como ele já comentou ) que pode suportar picos de 1000A cada um.
Hoje ganhei oficialmente de um amigo 2 motores de uma antiga empilhadeira elétrica que foi sucateada . Só falta buscar ! :roll:
Cada motor originais trabalha com 24v e foram empregados para tracionar uma maquina que pesa sem carga 1,2 toneladas . Como o Kart vai ter peso de no max ( explodindo ) 250 kilos , da pra tirar um " suco " dos motores .Por isso vou usar 10s ou 12s ( quem sabe ).
Vou ver se esta semana busco os brinquedos e ai vou postando as novidades.
T+
- Buts
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Motor que o pessoal custuma usar em Motos é este
http://www.electricmotorsport.com/store/ems_ev_parts_motors_pmg132.php
[img:2e9a4f9f89]http://www.electricmotorsport.com/store/images/motors_perm.jpg[/img:2e9a4f9f89]
72 V Performance Peak efficiency: 88.6% *
Peak power: 34.3 hp
No-load angular velocity: 3590 r/min
Stall current: 1440 A
Stall torque: 38500 ozf·I
Moto kawasaki ninja transformada em eletrica com o motor citado acima:
http://www.youtube.com/watch?v=b5l3BaYCV-w
[yt]b5l3BaYCV-w[/yt]
Esse projeto aqui, é muito legal, é de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=Rzi4tL3QMWk
[yt]Rzi4tL3QMWk[/yt]
D&D SepEx Motor (about 45 ft-pd torque at 2000rpm)
400 Amp Alltrax Controller with PC link
Four 12 volt deep cycle marine batteries (Wal-Mart)
Four on-board battery chargers
http://www.electricmotorsport.com/store/ems_ev_parts_motors_pmg132.php
[img:2e9a4f9f89]http://www.electricmotorsport.com/store/images/motors_perm.jpg[/img:2e9a4f9f89]
72 V Performance Peak efficiency: 88.6% *
Peak power: 34.3 hp
No-load angular velocity: 3590 r/min
Stall current: 1440 A
Stall torque: 38500 ozf·I
Moto kawasaki ninja transformada em eletrica com o motor citado acima:
http://www.youtube.com/watch?v=b5l3BaYCV-w
[yt]b5l3BaYCV-w[/yt]
Esse projeto aqui, é muito legal, é de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=Rzi4tL3QMWk
[yt]Rzi4tL3QMWk[/yt]
D&D SepEx Motor (about 45 ft-pd torque at 2000rpm)
400 Amp Alltrax Controller with PC link
Four 12 volt deep cycle marine batteries (Wal-Mart)
Four on-board battery chargers
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[quote:7611f161d5="Buts"]Motor que o pessoal custuma usar em Motos é este
http://www.electricmotorsport.com/store/ems_ev_parts_motors_pmg132.php
[img:7611f161d5]http://www.electricmotorsport.com/store/images/motors_perm.jpg[/img:7611f161d5]
72 V Performance Peak efficiency: 88.6% *
Peak power: 34.3 hp
No-load angular velocity: 3590 r/min
Stall current: 1440 A
Stall torque: 38500 ozf·I
[/quote:7611f161d5]
Meio caro :shock: :shock: :shock:
http://www.electricmotorsport.com/store/ems_ev_parts_motors_pmg132.php
[img:7611f161d5]http://www.electricmotorsport.com/store/images/motors_perm.jpg[/img:7611f161d5]
72 V Performance Peak efficiency: 88.6% *
Peak power: 34.3 hp
No-load angular velocity: 3590 r/min
Stall current: 1440 A
Stall torque: 38500 ozf·I
[/quote:7611f161d5]
Meio caro :shock: :shock: :shock: