Go-Kart eletric - Existe esc acima de 400A para 10~12s ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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johnny2008
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Mensagem por johnny2008 »

[quote:c5740f5396="Marco Antonio"][quote:c5740f5396="betomeconi"]Posso estar enganado mas para esse tipo de aplicação o esc tem que ser sensored.
Diferente dos esc para aviões que são sensorless.[/quote:c5740f5396]

Na verdade se usa os dois.. um para partida e outro pra controle.[/quote:c5740f5396]

Dai os problemas de projeto ....

....

Li o tópico que o Betomeconi postou e vi mais problemas ...

Se usar embreagem , perde-se parte da energia nela e se usar direto tem o problema do motor não dar partida devido a carga ...

...

Alguma solução ?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Conversando sobre isto na pista hoje, a idéia de usar motor escovado até que não é má, pois para eles consigo fazer ESC de corrente absurda. Principalmente se for possível obter estes motores de graça, aí o custo fica (relativamente pouco) no ESC e a maioria na bateria.

Mais especificamente, atualmente tem MOSFETs TO220 para Vds de 60V com apenas 0,0028 ohm de resistência interna, que suporta uns 160A na pastilha. Claro que o encapsulamento não suporta 160A, apenas uns 30A, mas dá para considerar que 10 carinhas deste em parelelo suportam 300A contínuos e picos de mais de 1000A!!! Algo tipo 12kW contínuos.
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thi_cesar
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Mensagem por thi_cesar »

Tô gostando deste assunto.... tô louco pra fazer alguma coisa grande elétrica faz tempo.....

Thiago
sabongi
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Mensagem por sabongi »

eu já gastei bastante tempo nessa historia.... e posso te dizer que na linha de hobby não existem ESC's pra essa aplicação.
A melhor solução já pronta é usar um motor agni e um ESC brusa ou sevcon. É um setup brushed mas é um motor com quase 90% de eficiencia, ganhador do TTXGP. Não se esqueça, alta tensão é sua amiga, alta corrente é sua inimiga.
sabongi
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Mensagem por sabongi »

[quote:65ad866e0b]Normally we use the Sevcon MilipaK controller
SEV633T43810 Controller Millipak HP 48V300A / 4 QD € 595.00 / pce[/quote:65ad866e0b]
[quote:65ad866e0b]Thank you for your interest. We can offer you as follows:

Motor ASLM200-95 € 945.00 / pce[/quote:65ad866e0b]
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johnny2008
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Mensagem por johnny2008 »

[quote:7824ff15d6="sabongi"]eu já gastei bastante tempo nessa historia.... e posso te dizer que na linha de hobby não existem ESC's pra essa aplicação.
A melhor solução já pronta é usar um motor agni e um ESC brusa ou sevcon. É um setup brushed mas é um motor com quase 90% de eficiencia, ganhador do TTXGP. Não se esqueça, alta tensão é sua amiga, alta corrente é sua inimiga.[/quote:7824ff15d6]

Esc usuais de hobby não existe !

Trabalho com veiculos eletricos há um tempo já e conheço controladores para motores escova que trabalham com 24,36,48 e 72V DC com correntes de 200A até 400A continuos ... O problema que o mais forte suporta só 600A de pico por 10s !

Conversei com o Alex ontem no poli e ele me deu a solução ! Fabricar o próprio controlador ( como ele já comentou ) que pode suportar picos de 1000A cada um.

Hoje ganhei oficialmente de um amigo 2 motores de uma antiga empilhadeira elétrica que foi sucateada . Só falta buscar ! :roll:

Cada motor originais trabalha com 24v e foram empregados para tracionar uma maquina que pesa sem carga 1,2 toneladas . Como o Kart vai ter peso de no max ( explodindo ) 250 kilos , da pra tirar um " suco " dos motores .Por isso vou usar 10s ou 12s ( quem sabe ).

Vou ver se esta semana busco os brinquedos e ai vou postando as novidades.

T+
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Marcelo
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Mensagem por Marcelo »

Quero ver esse projetinho em..muito bacana.
Uma bike nao seria nada mau tambem
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Buts
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Mensagem por Buts »

Motor que o pessoal custuma usar em Motos é este

http://www.electricmotorsport.com/store/ems_ev_parts_motors_pmg132.php

[img:2e9a4f9f89]http://www.electricmotorsport.com/store/images/motors_perm.jpg[/img:2e9a4f9f89]

72 V Performance Peak efficiency: 88.6% *
Peak power: 34.3 hp
No-load angular velocity: 3590 r/min
Stall current: 1440 A
Stall torque: 38500 ozf·I


Moto kawasaki ninja transformada em eletrica com o motor citado acima:
http://www.youtube.com/watch?v=b5l3BaYCV-w
[yt]b5l3BaYCV-w[/yt]



Esse projeto aqui, é muito legal, é de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=Rzi4tL3QMWk
[yt]Rzi4tL3QMWk[/yt]

D&D SepEx Motor (about 45 ft-pd torque at 2000rpm)
400 Amp Alltrax Controller with PC link
Four 12 volt deep cycle marine batteries (Wal-Mart)
Four on-board battery chargers
anderleal
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Mensagem por anderleal »

[quote:7611f161d5="Buts"]Motor que o pessoal custuma usar em Motos é este

http://www.electricmotorsport.com/store/ems_ev_parts_motors_pmg132.php

[img:7611f161d5]http://www.electricmotorsport.com/store/images/motors_perm.jpg[/img:7611f161d5]

72 V Performance Peak efficiency: 88.6% *
Peak power: 34.3 hp
No-load angular velocity: 3590 r/min
Stall current: 1440 A
Stall torque: 38500 ozf·I
[/quote:7611f161d5]

Meio caro :shock: :shock: :shock:
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nionq
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Mensagem por nionq »

Aê Johnny e seus projetos malucos!
To acompanhando! Onde pretende andar?
Boa sorte!
Abraço!
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