Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Ontem peguei um rádio cujo módulo estava com o 7805 perfeito, mas um dos capacitores estavam em curto. Assim que foi substituido, e reconectada uma trilha na placa principal, o rádio voltou a se comunicar com o Rx.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:0bd4b52fb4="fernandogalha"]eing20ver
Estou colocando um video com as fotaos da placa mae com detalhes:
http://www.youtube.com/watch?v=kHjJV1eAK7Y
Abs,[/quote:0bd4b52fb4]

Fernando

Esse botão eu compro como "micro Puch Button" (nem sei se é assim q escreve)

Minha dica, remova o botão do "menu" e ligue o radio pra ver se acontece a mesma coisa. se sim, corra a trilha até a entrada no cpu, em algum lugar com certeza vai ter um curto. Fiz a experiencia de ligar meu radio com todos os botões apertados, um a um, e somente com o botão do menu aconteceu isso, os sintomas foram exatamente iguais.

Não faça atualização de firmware, te garanto que não irá resolver.
Meu palpite é que o curto está nos terminais da cpu, é o lugar mais provavel e propicio a isso, mas também pode estar dentro do botão.

Repito, simulei o problema e precionando o botão do menu os sintomas foram exatamente iguais, até o esquema do reset. Se o curto não estiver no botão e vc não conseguir localizar, sugiro que vc corra a trilha até a entrada da cpu e rompa a trilha e use um fio por fora, mas muito cuidado, isto só quando vc estiver sem alternativas. use uma lupa ou uma web cam pra ver com mais clareza.


Para colocar fotos aki faça o seguinte:

crie uma conta neste site:

http://imageshack.us/

depois faça o up-load das imagens que vc quer colocar no post, sugiro que vc as redimencione para 800x600 ou menor.

depois de fazer o upload vá no canto direito superior, clique em minhas imagens e cada foto terá uns "balõeszinhos" do lado direito, o primeiro tem um "i" dentro. clique nele ae vai aparecer uns codigos, Copie o codigo do "forums" e cole no post, que irá aparecer a imagem depois que vc postar, entendeu?


Conta ae pra gente o resultado ok?

um abraço
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Marcos Koller,
Obrigadao pelas dicas!
Eu ja comprei o botao so estou esperando chegar, para comecar a trabalhar no radio.
Acredito tambem que deva ser isso, mas vamos tentar decobri.
Trabalho eh que nao falta, estou trabalhando na montagem de um heli com fuselagem que envolve construcao de pecas que ja esta me deixando louco, mas isso eu estendo bem. Todavia quando se fala em parte eletrica, eu tomo muito choque rsrsrsrsr
Mais uma vez valeu por todas as dica.
Vou te manter informado do resultado.
Abs,
Fernando
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Marcos Koller,
Conforme falei, estou dando um retorno do teste com o radio.
Verifiquei com uma lupa e teste com multimetro, alem de ter trocado o batao do menu e o problema continua, eh com se o botao nao fizesse falta, com ele ou sem eh a mesma coisa.
Nao sei se deu algum problema nao firmware!
Estou com vontade de tentar reinstalar o firmware. O que voce acha?
Abs,

Fernando
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:33a93e1435="fernandogalha"]Marcos Koller,
Conforme falei, estou dando um retorno do teste com o radio.
Verifiquei com uma lupa e teste com multimetro, alem de ter trocado o batao do menu e o problema continua, eh com se o botao nao fizesse falta, com ele ou sem eh a mesma coisa.
Nao sei se deu algum problema nao firmware!
Estou com vontade de tentar reinstalar o firmware. O que voce acha?
Abs,

Fernando[/quote:33a93e1435]


Fernando, me desculpe, por demorar pra ver sua msg.

Realmente ainda nãio recomendo a reinstalação do firmware, isto tá com cara de problema de hardware. vc já correu as trilhas até o processador?

verifique bem


prometo que vou ficar de olha na sua resposta. abraço
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Marcos,
Fica tranquilo tudo bem!
Ja corri as trilhas e aparentemente sem problema, ja tirei o botao do mene e continua a mesma coisa. Estou com vontade de tirar o botao do exit e verificar, se o problema eh com ele.
Tambem me falaram que poderia ser o capacitor que esta antes da CPU.
Esou com vontade de cortar a trilha perto do capacitor, fazer uma ponte e verificar. O que vc acha?
Abs,
Fernando
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

acho uma ótima idéia. acho meio dificil ser o botão de exit pois como te falei, testei ligar com cada botão apertado e soh deu este sintoma com o botão do menu. vc verificou se o capacitor não está em curto? observou se não tem nada em curto no cpu antega? tente isolar ao maximo, corra a trilha até onde ela chega no cpu, e por fim, se não der certo, corte a trilha na entrada do cpu, se continuar, ae fudeu, provavelmente vai ser o processador mesmo. firmware não dá esse tipo de problema, muito dificil.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Marcos,

Ok vou tentar fazer isso!
ByMaximus
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Set 05, 2011 4:00 pm
Localização: Cataguases, MG

Mensagem por ByMaximus »

Pessoal, podem me ajudar?

Ja troquei o capacitor, mas to achando que o regulador queimou apesar de não aparentar. Pois quando coloco negativo no terra e positivo no coletor da 0v no multimetro e quando coloco no emissor da 12v. Ta loco
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

coletor? emissor? Pelamordedeus, regulador é um circuito integrado e não um transístor!!!

Eles têm uma entrada, um terra, e uma saída.

A entrada vai para o positivo a bateria, o terra para o negativo da bateria, e na saída tem que sair 5V neste caso. Qualquer coisa diferente disto está queimado.

Ligar 12V em qualquer pino que não seja a saída pode queimar o regulador se estiver bom, e, pior, pode queimar a CPU, que é bem mais cara e difícil de trocar.

Pessoalmente, eu, que fiz engenharia elétrica e trabalho com isto há muito tempo NUNCA testo o regulador na placa. Eu tiro da placa e testo por fora, se estiver bom eu recoloco.
Responder