Carga alar...

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Então, Zé, o Piper gasolina 33% que você perseguiu está pesado demais para a escala, mesmo parecendo lento, ao cruzar o céu a mais de 100km/h ele ainda parecerá bem mais lento que um Piper real.

Almeida, exatamente, os parâmetros são outros. é proporcional ao tamanho do avião.

Tomando o Piper como exemplo, para algo voar visualmente tão lento quanto um J3 real, desprezando o Reynolds é só fazer as contas:

10m de envergadura, 16,6m² de asa, 400kg, 33.4 kg/m², 120km/h
5m de envergadura, 4,15m² de asa, 34,6kg, 8,35kg/m², 60km/h
2,5m de envergadura, 2,07m² de asa, 3kg, 15g/dm², 30km/h

Claro que ninguém faz aero de 2,5m de envergadura com carga alar tão baixa, mas já dá para entender a proporção.

Em tempo, já fiz modelo 1/5 de escala (Cessna 177 com 2m de envergadura), pesando 1/1000 o peso original, área de asa de uns 64dm² e menos de 1kg, ficou com carga alar de uns 15g/dm² e voou bem lento.

Num dos voos, no camping, um Cessna 172 ficou dando umas voltas em torno da pista, coloquei-o voando a cerca de 1/10 da distância (para ficar visualmente do mesmo tamanho), e visualmente voava na mesma velocidade, como se estivessem lado a lado em formação.

Faz sentido, não?

Em tempo, a maioria dos Piper J3 que tem por aí voa em escala quase supersônica, são pesados demais e rápidos demais para a escala, aí o pessoal reclama que avião escala voa mal. A aparência pode até ser escala, mas a carga alar está muito acima da escala.
ginodouglas
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 13, 2008 10:49 am
Localização: Taubate,SP

Mensagem por ginodouglas »

A carga alar só serve para comparar avioes de mesma envergadura, ou muito proximos. Um modelo pequeno com 1m de envergadura e 20g/dm2 esta ok mas um modelo de 1,4m com esta carga alar seria praticamente um planador, para ficar bom precisaria de uma carga alar maior de 40g/dm2, 50 ou 60g/dm2 não é incomum.

A melhor forma de comparar avioes de tamanhos diferentes é a "Carga Alar Cubica" ( "Wing Cubic Loading" em ingles). Com ela voce pode comparar um modelo com um aviao real e ter resultados confiaveis. Para calcular o WCL existem varias formas, a que eu uso é dividir a carga alar normal pela raiz quadrada da area da asa. Parece complicado mas não é não.

Os valores normais de WCL são 4 para planadores, de 5 a 6 para treinadores, 9 a 10 para avioes sport e 13 ou mais para avioes em escala.

Gino
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A carga alar cúbica citada pelo Gino é bem válida, se aplica a uma faixa de modelos bem ampla, mas achei que tem um pouco de preconceito aí.

Um de meus modelos atuais, por exemplo, foi projetado para motor glow e convertido para elétrico.

Tem pouco mais de 1,5m de envergadura, 40dm² de carga alar e está com cerca de 1,5kg. Carga alar de 37,5g/dm². Menos de 40 em um modelo de 1,5m de envergadura, e ficou ótimo. Se pesasse menos ainda ficaria ainda melhor. De qualquer jeito ele se encaixa na faixa dos 5 a 6 para treinadores.

Por outro lado, não acho 13 ou mais na carga alar cúbica adequada à maioria dos modelos escala, a não ser que sejam escalas de jatos.

Aeromodelos escala de aviões leves a hélice não devem fugir muito da carga alar dos treinadores citados acima se quiserem voar mais "escala".

Quando se observa um Cessna 182, no céu, por exemplo, ele não cruza o céu repentinamente como se fosse um F18. Dá para ouvir o som do motor e acompanhá-lo no horizonte um tempão. Aí o pessoal começa a falar que Piper voa mal, que Cessna 182 é crítico, que XXX estola de ponta de asa muito fácil.

Claro, se estiver voando um tijolo com asas qualquer curva em baixa velocidade é crítica.

Pessoalmente gosto de tudo leve.

Mantida potência constante, qualquer coisa que tenha algum tipo de motor fica mais ágil, rápido e veloz se tiver menos peso. No caso de aeromodelos também fica com um envelope de voo mais amplo e geralmente com voo menos crítico.

As exceções ficam por conta de planadores, que podem precisar de lastro para ir contra o vento, e em casos extremos com a diminuição de eficiência por conta do perfil não se comportar bem em números de Reynolds menores.

De resto, não adianta querer fazer um modelo extremamente forte, porque até um tanque de guerra se quebra se atingir algo mais sólido do que ele. Por outro lado uma pluma cai de qualquer altura sem danos. Tudo tem que ter a estrutura na medida certa.
jotto
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Fev 12, 2011 4:58 pm
Localização: botucatu-SP

Mensagem por jotto »

alex seu wingmam esta com 1,5 kg ja com as baterias?

o trainer que montei ficou com as duas baterias de 2200- com 2,4 kg e carga alar em torno de 53 g/dm². E ficou ótimo como ja disse se o wingmam ficou com 1,5 kg com as baterias deve mesmo ter ficado show.

julio.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:44ee52814b="jotto"]alex seu wingmam esta com 1,5 kg ja com as baterias?

o trainer que montei ficou com as duas baterias de 2200- com 2,4 kg e carga alar em torno de 53 g/dm². E ficou ótimo como ja disse se o wingmam ficou com 1,5 kg com as baterias deve mesmo ter ficado show.

julio.[/quote:44ee52814b]

1,5kg com LiPo 2100mAh 3S e uma câmera de video de 200g :P

A principal vantagem do baixo peso neste caso é que ele pode tanto voar como se fosse um glow, mais rápido e firme, quanto como um parkflyer, fazendo curvas fechadas e a baixa altitude sem riscos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Interessante o rumo que tomou o debate, dá pra entender agora porque da má fama de alguns modelos escala como cessna 172, uma coisa comum na maioria das pessoas é ao invés de pesquisar é mais fácil começar a acreditar em mitos, um deles é que aero escala tem que ser pesado, realmente depende do aero, um warbird da segunda guerra tinha uma carga alar altíssima, mas um piper j3 tem a mesma carga alar de um ultraleve básico. Dessa maneira todo J3 deveria ser considerado ao mesmo tempo escala e treinador, e um escala de warbird leve demais tb teria um voo estranho.
Agora sobre a questão do envelope de voo que o alex mensionou fica difícil um avião atingir toda uma gama de velocidades equilibrado não? Pois se a incidência da asa for pensada pra baixas velocidades, em alta tem que voar picando e vice versa, ai surge uma dúvida que nunca tive a oportunidade de debater, por que o conceito de estabilator (estabilizador inteiro móvel) usado nos pipers cherokee, arrow, seneca, etc... não é reproduzido em aeromodelos, mesmo os escalas desses aviões tem a cauda no modo convencional, desse jeito realmente resolveria o problema da gama de velocidades, pois seria só trimar o modelo para cada velocidade desejada sem perder eficiência por dobra na superfície. Eu já pensei em fazer um modelo assim pra testar, mas gostaria de debater antes.
joao baldino neto
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 6:59 pm
Localização: rio grande

Mensagem por joao baldino neto »

Como diz um amigo meu: "Tem que estar bem sestiado!" Acho que compreendi alguma explicação dessas. O que eu entendo é o seguinte: Quase tudo é feito por comparativo. O meu Hobby Star tem carga alar perto de 70 e voa e plana que é uma beleza. Plana muito mesmo, pois na aproximação o motor tem que morrer muito longe e assim mesmo ele "vem embora". Então, guardada alguma devida proporção ou diferença, sempre que ficar perto disto: É bom! Abçs!!!
joao baldino neto
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 6:59 pm
Localização: rio grande

Mensagem por joao baldino neto »

Em Tempo: Eu jamais acreditaria que o aeromodelismo do Século 21 fosse tão bacana. Este foruns são show de bola. Pois estou voltando ao hobby depois de trinta anos e naquela época não tinha nem computador, tão acessível. Compras pela internet então, nem pensar, nem imaginar. Tínhamos que ir à Porto Alegre e comprar o kit na loja Hobby Brinquedos, na Rua da Praia; trazer para casa e montar. Tudo era mais difícel, Muito mais. Obrigado. Abçs!!!
Avatar do usuário
cwinkler
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 5:17 pm
Localização: luis eduardo-BA

Mensagem por cwinkler »

[quote:6a75f4e229="A_Almeida"]Interessante é que um avião escala cheia com carga alar de 50kg/m2 é considerado lento, de baixa velocidade de stoll e fácil de voar, mas isso é cerca de 500 g/dm2, ou seja, os parametros são outros.
Ultraleve - de 20 a 60 kg/m2 (extremamente dócil e fácil de voar)
Embraer tupi- 80kg/m2 (fácil de voar)
Cessna caravan - 140kg/m2 (critico)
Boeing 737 - mais de 400kg/m2 (somente tripulação muito bem treinada opera)

.[/quote:6a75f4e229]

Esse conceito de dócil e facil de voar , se aplica ,quando não há vento turbulento ;pois tanto o avião real como o aeromodelo mais leve sofre muito com o vento ;
é mais dificil pousar um Paradaise ou conquest com vento que um Skylane 182
Então, penso Eu ; que alguns aeromodelos são propositalmente mais "pesados" , diga-se -carga alar maior -;com intuito de tolerar melhor o vento ( na minha região venta forte mais de 6 meses no ano )
Como gosto da categoria Escala , meus eletricos escala , nunca fazem um voo escala
:cry:
Não sabendo que era impossivel ; foi lá e fez.
joao baldino neto
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 6:59 pm
Localização: rio grande

Mensagem por joao baldino neto »

Aqui na minha cidade, Rio Grande - RS, venta muito. É litorânea e planície, Estamos muito perto da interferência dos ventos que vem do sul do continente. Temos o GRAMA - Grupo Riograndino de Aeromodelismo -, a melhor pista da região e dentro dele criamos os Aerodoidos, que é uma facção que voa com qualquer tempo, mesmo. Muito frio, chuva fina e vento de até 36 Kms/hr, registrado em um anemômetro.Se não for assim, não se voa. Por este motivo não podemos ter aeros muito leves. Carga alar mais alta. E motor que "puxe".
Responder