CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

E mais uma...
Anexos
FC1.jpg
FC1.jpg (36.74 KiB) Exibido 26155 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

estou voltando aos poucos e vendo que as coisas estão melhorando, este projeto usei a muito tempo, chamavamos de máquina pantográfica 1:1 com o tempo aperfeiçoamos e já por último estava motorizado para que o corte tivese menos velocidade e nao pruduzise barriga no fio o que causa sem que percebamos uma perde grande no rendimento do perfil, depois passamos a cortadora cenece.. que o Nobrega já comentou que no começo foi custoso... eu levei mais de 3 anos para ter uma pronta a eletronica em menos de uma semana estava pronta levei uns dois anos debulhando o programa e outros programas para que pudesse tirar sangue da máquina e mais um ano para montar a mecânica hoje se monta uma no máximo uma semana se formos partir do zero e o custo esta 10% do que custava no começo...eu investi mais de 6.000 reais na primeira só na parte mecânica hoje se monta por menos de 600 reais mecânica e a eletronica as placas o conjunto chegou a custar 980 reais hoje o custo esta dependendo de onde se adquire os componentes de 200 300 reais...mais a ct1 uns 100 a 150 no máximo... um gabinete os fios e conectores mais uns 150 a200 depenendo do gabinete que o que uso custou 96 reais mais 60 reais de fiação mas com 1.500 se monta uma e sobra... o que sempre comento se for so para asas nao vale a pena o investimento esta que chamamos de pantografica quebra bem o galho se bem usada... vou ver se tenho um desenho da que usamos com motor e disponibilizo esta foi a que melhor cortou evitando o afundamento do corte por embarrigamento do fio... 1.20 de fio 18 de niquel cromo com 1,2 amp e 16 volts cortava bem em baixavelocidade...

abraços motta
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

a ezonemag acaba de colocar no ar um artigo detalhado sobre a construção deste cortador. Tem até um videozinho com um corte:

[url]http://www.rcgroups.com/links/index.php?id=4903[/url]
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

[b:a732fc79eb]felipe[/b:a732fc79eb],

Excelente! :shock: Muito bom o vídeo. Muito embora a disposição das polias mude um pouco do projeto do N. Gilles, no fundo o propósito é o mesmo: velocidades diferentes para cada corda de asa. Muito boa a parte de como fazer os perfis aerodinâmicos "templates" de fórmica. Eu recomendo assistir para uma melhor e maior compreensão do meu fraco tutorial... :lol:

OBs: Só não recomendo colocar a mão no cortador durante a operação de corte como ele fez. O resultado pode ser desastroso!!! :wink: (experiência própria!)

[b:a732fc79eb]Motta[/b:a732fc79eb],

Suas informações de custos já me ajudam a planejar bem o próximo projeto CNC. Da minha parte, fico muito grato. Volte ao fórum aos poucos mas volte com firmeza! e como diz o nosso grande amigo [b:a732fc79eb]SRPAB [/b:a732fc79eb](Sergio): O fórum somos nós que fazemos! Correto Sergio?

Grande abraço a todos.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Na tentativa de inflamar outra vez o assunto CNC, vejam este caça Sukhoi 54 totalmente feito em CNC... show de bola!

http://www.teaser.fr/~abrea/cncnet/bibli/projets/sukhoi54/sukhoi54.phtml

:shock: :roll:
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:e98621ad00="Cap. Boeing"]Na tentativa de inflamar outra vez o assunto CNC, vejam este caça Sukhoi 54 totalmente feito em CNC... show de bola!

http://www.teaser.fr/~abrea/cncnet/bibli/projets/sukhoi54/sukhoi54.phtml

:shock: :roll:[/quote:e98621ad00]


Buenas, o que posso recomendar para quem tem intensão de algum dia montar uma cnc é que primeiro se prepare para isto, ou será o mesmo que comprar um carro sem saber dirigir.

Baixem o ou os programas que estão ai a disposição, estes programas são tolmente funcionais pelo período de testes depois só não mandam as informações de corte, mas permanecem funcionais no que nos interessa que é a visualização dos arquivos que montamos.

Os programas de apoio, um pequeno conhecimento em autocad, corel e programas de vectorização ajudam bastante.. é por este motivo que mais de 90% das máquinas montadas, estão paradas não tiraram a carta de motorista de cnc.

Procurem no google ou outro site de buscas por, cenece, gmfc, foamwork e jedicut este último é free, achando já é o primeiro exercício da caminhada, poderia postar os links mas se forem buscar já é sinal que tem algum interesse.


abraços motta
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Mensagem por apatitucci »

Eu acho esse tópico sobre o cortador automático de isopor excelente!! :)

Por mim deveria ser fixo ou virar um tutorial!

Parabéns Cap. Boeing.

PS: vou fazer um.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

[quote:ac6fa7b417="apatitucci"]Eu acho esse tópico sobre o cortador automático de isopor excelente!! :)

Por mim deveria ser fixo ou virar um tutorial!

Parabéns Cap. Boeing.

PS: vou fazer um.[/quote:ac6fa7b417]

apatitucci,

Algumas pessoas me cobraram isso por e-mail e no próprio tópico. Mas ele não é meu, é do DARIO. Eu acabei pegando carona e tumultuando o tópico do amigo. Prometi para alguns fazer um tutorial de contrução do cortador de asa de isopor por gravidade em PDF ou criar um tópico só para ele. O problema é que eu ainda não tive tempo de fazer nem uma coisa e nem outra. :roll:

Grande abraço.
Matte
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Não sei já foi comentado, um outro método que podemos usar para cortar asas trapezoidais sem arco só com o fio puxado a mão, o processo é simples, é fixar o fio na mesa através de um parafuso ou prego, e ver onde fica a posição da asa, vou fazer um desenho para facilitar melhor, o fio claro que não vamos segurar diretamente, amarrem em um T de madeira pode ser feito de compensado, é um ótimo quebra galho para cortar asas deste tipo, e vejam que com este método só podemos cortar asas trapezoidais, o que parecia difícil se torna mais fácil do que cortar asas retangulares. Quem souber e quiser colocar uns desenhos do processo coloquem porque estes dois dias que se aproximam parecem que se forem de 48 horas vai faltar tempo, e se pudéssemos guardar tempo para usar quando necessitarmos seria uma maravilha.


abraços motta
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Motta, acho que você está se referindo a este processo:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=191128

Já usei e funciona.

Só que precisa de uma bancada longa, pois o ponto de fixação do nicromo no sargento, deve ficar no ponto da intersecção do prolongamento do bordo de ataque e fuga.
Responder