SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!
- warne
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- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
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Caramba!!! Que queda!? Pelo vista tem conserto, já que as asas ficaram intactas. Foi a bateria que se soltou dentro do modelo?
Eu nunca perguntei, mas alguma vez usou esse programa para calcular o CG do seu modelo: http://adamone.rchomepage.com/cg2_canard.htm
Abs
Warne
Eu nunca perguntei, mas alguma vez usou esse programa para calcular o CG do seu modelo: http://adamone.rchomepage.com/cg2_canard.htm
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
[quote:fcca0c17a0="warne"]Caramba!!! Que queda!? Pelo vista tem conserto, já que as asas ficaram intactas. Foi a bateria que se soltou dentro do modelo?
Eu nunca perguntei, mas alguma vez usou esse programa para calcular o CG do seu modelo: http://adamone.rchomepage.com/cg2_canard.htm
Abs
Warne[/quote:fcca0c17a0]
Não foi a bateria! Tá bem fixa no lugar, apesar da queda.
Não conhecia esta página de cálculo de CG para aeromodelos com canard. vou experimentar para ver como esta o CG atual... claro, depois de mais uma reconstrução.
Agora Diguaba, ainda tem muito isopor!!! A relação isopor cola ainda está muito boa, posso garantir! :wink:
Assisti a este vídeo inúmeras vezes e não encontrei uma resposta adequada para esta perda de controle. O que deu para perceber é que o aeromodelo estava num ãngulo de ataque muito elevado quando comecei o roll e talvez tenha entrado em stall. Na tentativa de recuperar o controle, e em função da instabilidade de vôo deste aeromodelo, terminei por não conseguir restabelecer uma trajetória adequada. Durante todo o tempo o motor estava no máximo. Dá para notar que, quando o aeromodelo adquire uma atitude vertical com o nariz para baixo, ganha velocidade e os comando parecem ter voltado a atuar, quando eu consigo fazer uma curva e deixar o aeromodelo em situação de vôo... mas já estava muito baixo e não houve como evitar o choque no solo.
Estive fazendo umas medidas com o motor, hélice, ESC e bateria usadas no dia do vôo e só consigo 1,4Kg de empuxo! Talvez por isso o aeromodelo só conseguia voar com motor à pleno.
Quando coloco uma hélice 13x8 consigo 1,8Kg de empuxo. E se usar uma hélice 14x8 chego a 2,4Kg de empuxo... o difícil vai ser encaixar uma hélice tão grande num aeromodelo tão baixo!!!
Aos demais colegas que se pronunciaram, obrigado pela força!
Disney
Eu nunca perguntei, mas alguma vez usou esse programa para calcular o CG do seu modelo: http://adamone.rchomepage.com/cg2_canard.htm
Abs
Warne[/quote:fcca0c17a0]
Não foi a bateria! Tá bem fixa no lugar, apesar da queda.
Não conhecia esta página de cálculo de CG para aeromodelos com canard. vou experimentar para ver como esta o CG atual... claro, depois de mais uma reconstrução.
Agora Diguaba, ainda tem muito isopor!!! A relação isopor cola ainda está muito boa, posso garantir! :wink:
Assisti a este vídeo inúmeras vezes e não encontrei uma resposta adequada para esta perda de controle. O que deu para perceber é que o aeromodelo estava num ãngulo de ataque muito elevado quando comecei o roll e talvez tenha entrado em stall. Na tentativa de recuperar o controle, e em função da instabilidade de vôo deste aeromodelo, terminei por não conseguir restabelecer uma trajetória adequada. Durante todo o tempo o motor estava no máximo. Dá para notar que, quando o aeromodelo adquire uma atitude vertical com o nariz para baixo, ganha velocidade e os comando parecem ter voltado a atuar, quando eu consigo fazer uma curva e deixar o aeromodelo em situação de vôo... mas já estava muito baixo e não houve como evitar o choque no solo.
Estive fazendo umas medidas com o motor, hélice, ESC e bateria usadas no dia do vôo e só consigo 1,4Kg de empuxo! Talvez por isso o aeromodelo só conseguia voar com motor à pleno.
Quando coloco uma hélice 13x8 consigo 1,8Kg de empuxo. E se usar uma hélice 14x8 chego a 2,4Kg de empuxo... o difícil vai ser encaixar uma hélice tão grande num aeromodelo tão baixo!!!
Aos demais colegas que se pronunciaram, obrigado pela força!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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Disney,
Ainda acho que estes números do motor estão muito esquisitos. Só para efeito de comparação, tenho um Emax 2826 de 860KV que com uma bateria Life 4S (13,2V) e uma hélice APC 13x6,5 está me gerando 2,2 kg de empuxo.
Com este seu setup era para bater facilmente os 3 kg de empuxo
Abs
Marco Aurelio
Ainda acho que estes números do motor estão muito esquisitos. Só para efeito de comparação, tenho um Emax 2826 de 860KV que com uma bateria Life 4S (13,2V) e uma hélice APC 13x6,5 está me gerando 2,2 kg de empuxo.
Com este seu setup era para bater facilmente os 3 kg de empuxo
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- warne
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Eu jurava que a bateria tinha atrasado o CG! :( !
O que também pode ter acontecido, é ter havido algum problema no canard. Talvez uma quebra de servo, linkagem ou algo do tipo.
Sobre o programa do CG com canard, eu tinha visto no rcgroups, mas não entendo como usar, ficou esquecido nos meus favoritos, então, passando novamente pelo tópico do funjet no rcgroups, lembrei de seu modelo e resolvi postar aqui.
Como conhece a fundo os cálculos do CG, pode ser que sirva para você.
Abs
Warne
O que também pode ter acontecido, é ter havido algum problema no canard. Talvez uma quebra de servo, linkagem ou algo do tipo.
Sobre o programa do CG com canard, eu tinha visto no rcgroups, mas não entendo como usar, ficou esquecido nos meus favoritos, então, passando novamente pelo tópico do funjet no rcgroups, lembrei de seu modelo e resolvi postar aqui.
Como conhece a fundo os cálculos do CG, pode ser que sirva para você.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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[size=18:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Motor EMAX BL4020/08 - testes de bancada:[/b:8bce2c29ed][/size:8bce2c29ed]
Como postei anteriormente, realizei os testes na bancada com o motor EMAX BL4020/08 e aqui estão as fotos mostrando os resultados conseguidos:
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pLcFkQo0xrQdn9e35Bu3-8o5QvBzf7NELDNyaFWxBuU1WfjXTpgVYuLSDZIIEWOFIhRc62V5yjJc/BL4020-08_12x8_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 12x8 - Bateria 6S[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pR2557rzu2qutrXdSSF_uY219eSz4z3jiPIE1wql5Vk8IhvIG2EAkYj4Gn0WUR2be9wfzpCGfM24/BL4020-08_13x8_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 13x8 - Bateria 6S[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pzfjYhifahKsOmp7hw3IleEGGM14dahwqrdPC0hNFwxQr2tbs4jTqGmRhi4xWRcXgG929B_gbi2A/BL4020-08_14x8_Kseries_6S%202.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 14x8 Série K - Bateria 6S[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
Contra fotos não existem argumentos! Mas...
[quote:8bce2c29ed="Mac2"]Disney,
Ainda acho que estes números do motor estão muito esquisitos. Só para efeito de comparação, tenho um Emax 2826 de 860KV que com uma bateria Life 4S (13,2V) e uma hélice APC 13x6,5 está me gerando 2,2 kg de empuxo.
Com este seu setup era para bater facilmente os 3 kg de empuxo
Abs
Marco Aurelio[/quote:8bce2c29ed]
Então fiquei perguntando-me o que estava fazendo de errado?! Se um colega, com mais experiência afirmava que havia algo de errado nos meus testes, tinha que descobrir o que era...
Após "matutar" um bocado, formulei uma hipótese e voltei novamente para bancada, para novos testes. Eis os resultados:
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pMaL30u-FxJe03cSmyn7gFB6MLvR1x_hbnq7iQ5k8NFujiN2JmxP2IRv64pb5hK8cDAsGzIodL5A/TesteMotores%201.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Sistema de guilhotina para teste de empuxo. Balança digital e estrutura de alumínio.[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pSIKH1p2AFq28MlrTXozs2fooAG7Ct8iYs7kD6z9kbwdIq_SyEj5aFXd2nBcQpMUu_bTzzwOBlfo/BL4020-08_H%C3%A9lices.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélices testadas, na sequência de testes, de baixo para cima.[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1peyBdM5V4ROt4lCLCipScqggx4wROcnXoVwpJM8LDcs-_F_igpvKvShFEGL5T5PJpvWzr-msoRHo/BL4020-08_JFX12x8_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 12x8 JXF - Bateria 6S - Empuxo=2728g - Consumo=34,1A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pH77jnISJgJQjVgUaux3YN5u8ChqcsecSBnKZ1RNow_8TodcwQd_BKI2ZF6C5Tb4MoOHzSmj29r4/BL4020-08_12x8_SerieK_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 12x6 Série K - Bateria 6S - Empuxo=2956g - Consumo=30,3A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pwDpNdxezRiczgCwATR3hqU5o5KIDvJSov8uip8d6a51R1lS87bPlbcZk6x8KAFbmXBivYL1tmGY/BL4020-08_13x8E_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 13x8E - Bateria 6S - Empuxo=3432g - Consumo=37,9A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pkjtsRjc4pQq1T84ZnOamlAkrUJVcTMx-lys8NIpZA9mif0K2Gc62xpyUQ_GlPaaZribBIaFuT7w/BL4020-08_14x8_SerieK_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 14x8 Série K - Bateria 6S - Empuxo=4364g - Consumo=49,8A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
Então, o que estava errado?!
Simplesmente o inexperiente (pra não usar outro termo!) estava colocando o motor para funcionar na configuração PUSH com a hélice montada na posição PULL! Ou seja, a hélice estava, por assim dizer, girando pelo avesso. O bordo de fuga girando como bordo de ataque e vice-versa!
Então para que está começando agora e tem menos experiência que eu, vai o aviso: [size=24:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]O bordo de ataque da hélice sempre tem que girar na frente do bordo de fuga![/b:8bce2c29ed][/size:8bce2c29ed] [size=7:8bce2c29ed]Isso é lógico! Burro! Burro! Burro![/size:8bce2c29ed]
Contra a [b:8bce2c29ed]Experiência[/b:8bce2c29ed], não existem [b:8bce2c29ed]Fotos[/b:8bce2c29ed] nem [b:8bce2c29ed]Argumentos[/b:8bce2c29ed]! Obrigado pelo alerta, Marco Aurelio!
Disney
Como postei anteriormente, realizei os testes na bancada com o motor EMAX BL4020/08 e aqui estão as fotos mostrando os resultados conseguidos:
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pLcFkQo0xrQdn9e35Bu3-8o5QvBzf7NELDNyaFWxBuU1WfjXTpgVYuLSDZIIEWOFIhRc62V5yjJc/BL4020-08_12x8_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 12x8 - Bateria 6S[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
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[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 13x8 - Bateria 6S[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pzfjYhifahKsOmp7hw3IleEGGM14dahwqrdPC0hNFwxQr2tbs4jTqGmRhi4xWRcXgG929B_gbi2A/BL4020-08_14x8_Kseries_6S%202.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 14x8 Série K - Bateria 6S[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
Contra fotos não existem argumentos! Mas...
[quote:8bce2c29ed="Mac2"]Disney,
Ainda acho que estes números do motor estão muito esquisitos. Só para efeito de comparação, tenho um Emax 2826 de 860KV que com uma bateria Life 4S (13,2V) e uma hélice APC 13x6,5 está me gerando 2,2 kg de empuxo.
Com este seu setup era para bater facilmente os 3 kg de empuxo
Abs
Marco Aurelio[/quote:8bce2c29ed]
Então fiquei perguntando-me o que estava fazendo de errado?! Se um colega, com mais experiência afirmava que havia algo de errado nos meus testes, tinha que descobrir o que era...
Após "matutar" um bocado, formulei uma hipótese e voltei novamente para bancada, para novos testes. Eis os resultados:
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pMaL30u-FxJe03cSmyn7gFB6MLvR1x_hbnq7iQ5k8NFujiN2JmxP2IRv64pb5hK8cDAsGzIodL5A/TesteMotores%201.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Sistema de guilhotina para teste de empuxo. Balança digital e estrutura de alumínio.[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
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[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélices testadas, na sequência de testes, de baixo para cima.[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1peyBdM5V4ROt4lCLCipScqggx4wROcnXoVwpJM8LDcs-_F_igpvKvShFEGL5T5PJpvWzr-msoRHo/BL4020-08_JFX12x8_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 12x8 JXF - Bateria 6S - Empuxo=2728g - Consumo=34,1A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
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[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 12x6 Série K - Bateria 6S - Empuxo=2956g - Consumo=30,3A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pwDpNdxezRiczgCwATR3hqU5o5KIDvJSov8uip8d6a51R1lS87bPlbcZk6x8KAFbmXBivYL1tmGY/BL4020-08_13x8E_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 13x8E - Bateria 6S - Empuxo=3432g - Consumo=37,9A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
[img:8bce2c29ed]https://blufiles.storage.live.com/y1pkjtsRjc4pQq1T84ZnOamlAkrUJVcTMx-lys8NIpZA9mif0K2Gc62xpyUQ_GlPaaZribBIaFuT7w/BL4020-08_14x8_SerieK_6S.jpg[/img:8bce2c29ed]
[i:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]Hélice 14x8 Série K - Bateria 6S - Empuxo=4364g - Consumo=49,8A[/b:8bce2c29ed][/i:8bce2c29ed]
Então, o que estava errado?!
Simplesmente o inexperiente (pra não usar outro termo!) estava colocando o motor para funcionar na configuração PUSH com a hélice montada na posição PULL! Ou seja, a hélice estava, por assim dizer, girando pelo avesso. O bordo de fuga girando como bordo de ataque e vice-versa!
Então para que está começando agora e tem menos experiência que eu, vai o aviso: [size=24:8bce2c29ed][b:8bce2c29ed]O bordo de ataque da hélice sempre tem que girar na frente do bordo de fuga![/b:8bce2c29ed][/size:8bce2c29ed] [size=7:8bce2c29ed]Isso é lógico! Burro! Burro! Burro![/size:8bce2c29ed]
Contra a [b:8bce2c29ed]Experiência[/b:8bce2c29ed], não existem [b:8bce2c29ed]Fotos[/b:8bce2c29ed] nem [b:8bce2c29ed]Argumentos[/b:8bce2c29ed]! Obrigado pelo alerta, Marco Aurelio!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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[quote:a2e0951bfa="Mac2"]
...
Mas ainda me ficou uma dúvida: No modelo a hélice estava colocada invertida também?
...
[/quote:a2e0951bfa]
Não! Nele estava tudo conforme manda o figurino. Não sei dizer a causa daquela condição de vôo crítica... talvez por estar usando uma hélice que determinava um empuxo "no limite". Como este aeromodelo possui pouquíssima asa, a carga alar é alta, ele "talvez" necessite de mais empuxo e até mais velocidade também.
Quando o reconstruir, vou usar inicialmente uma hélice Série K 12x8 e ver como ele se comporta. Se não ficar bom, coloco a 13x8 que acredito deixar uma relação empuxo X peso acima do esperado, pois ele estava pesando 2600g. Vamos ver como fica depois da reconstrução.
Disney
...
Mas ainda me ficou uma dúvida: No modelo a hélice estava colocada invertida também?
...
[/quote:a2e0951bfa]
Não! Nele estava tudo conforme manda o figurino. Não sei dizer a causa daquela condição de vôo crítica... talvez por estar usando uma hélice que determinava um empuxo "no limite". Como este aeromodelo possui pouquíssima asa, a carga alar é alta, ele "talvez" necessite de mais empuxo e até mais velocidade também.
Quando o reconstruir, vou usar inicialmente uma hélice Série K 12x8 e ver como ele se comporta. Se não ficar bom, coloco a 13x8 que acredito deixar uma relação empuxo X peso acima do esperado, pois ele estava pesando 2600g. Vamos ver como fica depois da reconstrução.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[quote:abb9e198a0="Yensid"][quote:abb9e198a0="Mac2"]
...
Mas ainda me ficou uma dúvida: No modelo a hélice estava colocada invertida também?
...
[/quote:abb9e198a0]
Não! Nele estava tudo conforme manda o figurino. Não sei dizer a causa daquela condição de vôo crítica... talvez por estar usando uma hélice que determinava um empuxo "no limite". Como este aeromodelo possui pouquíssima asa, a carga alar é alta, ele "talvez" necessite de mais empuxo e até mais velocidade também.
Quando o reconstruir, vou usar inicialmente uma hélice Série K 12x8 e ver como ele se comporta. Se não ficar bom, coloco a 13x8 que acredito deixar uma relação empuxo X peso acima do esperado, pois ele estava pesando 2600g. Vamos ver como fica depois da reconstrução.
Disney[/quote:abb9e198a0]
Disney,
Para este tipo de modelo, priorize a velocidade, por ter perfil com baixa sustentação (jatos), sempre terá que voar "no pau" para não acontecer estol. Somente empuxo não faz o aeromodelo voar, mas isso você deve saber de cor e salteado.
Talvez tenha faltado RPM para o SU-47 ter pitch speedy e um comportamento mais adequado.
Abs
Marco Aurelio
...
Mas ainda me ficou uma dúvida: No modelo a hélice estava colocada invertida também?
...
[/quote:abb9e198a0]
Não! Nele estava tudo conforme manda o figurino. Não sei dizer a causa daquela condição de vôo crítica... talvez por estar usando uma hélice que determinava um empuxo "no limite". Como este aeromodelo possui pouquíssima asa, a carga alar é alta, ele "talvez" necessite de mais empuxo e até mais velocidade também.
Quando o reconstruir, vou usar inicialmente uma hélice Série K 12x8 e ver como ele se comporta. Se não ficar bom, coloco a 13x8 que acredito deixar uma relação empuxo X peso acima do esperado, pois ele estava pesando 2600g. Vamos ver como fica depois da reconstrução.
Disney[/quote:abb9e198a0]
Disney,
Para este tipo de modelo, priorize a velocidade, por ter perfil com baixa sustentação (jatos), sempre terá que voar "no pau" para não acontecer estol. Somente empuxo não faz o aeromodelo voar, mas isso você deve saber de cor e salteado.
Talvez tenha faltado RPM para o SU-47 ter pitch speedy e um comportamento mais adequado.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001