Restauração Extra 300 EP - Concluída - V Í D E O . . .
Restauração Extra 300 EP - Concluída - V Í D E O . . .
Olá pessoal
No último final de semana lenhei meu Extra 300, do tópico da montagem abaixo:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105706[/url]
Estava um dia com bastante vento, porém dava para voar sem maiores problemas. Já estava no quinto voo do dia, quando vim para pouso e quase ao encostar as rodas no chão o aero leva um tapa de uma rajada de vento bem forte.
Com isso, o modelo veio em direção ao hangar e teria condições de arremeter a situação se na taxi-way não tivesse um pessoal regulando motor glow. Quando vi o pessoal na reta do modelo, tirei todo o motor e piquei o Extra, acertando a cerca de proteção que separa os pilotos da pista e com isso consegui parar o modelo antes que atingisse o pessoal.
Os estragos foram grandes. No momento que vi pensou em acender uma fogueira ali mesmo e cremar o Extrinha. Infelizmente não tenho fotos do aero recem-lenhado.
A fuselagem partiu em duas e todas as cavernas desde a parede de fogo até o bordo de fuga estavam moídas. Uma das asas bateu no cano de suporte da tela e afundou até a metade da corda.
Juntei as coisas e fui embora, chateado, porém sabendo que são coisas do hobby.
Chegando em casa, resolvi avaliar os danos do modelo. Primeiro ponto foi retirar toda a entelagem para ver a extensão dos estragos.
Resultado: resolvi enfrentar este grande desafio e reconstruir o modelo.
Abaixo um detalhe do que restou da fuselagem, sem as estruturas de reforço.
[img:2b99e0111e]http://img851.imageshack.us/img851/8489/snc00760z.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img12.imageshack.us/img12/5310/snc00761b.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img708.imageshack.us/img708/9599/snc00763u.jpg[/img:2b99e0111e]
Detalhes das peças sem a entelagem:
[img:2b99e0111e]http://img191.imageshack.us/img191/9129/snc00768.jpg[/img:2b99e0111e]
Asas já restauradas:
[img:2b99e0111e]http://img59.imageshack.us/img59/3742/snc00770.jpg[/img:2b99e0111e]
Detalhes da restauração da asa. Foi necessário construir uma nova nervura. Copiei o desenho da nervura da asa esquerda que estava intacta. Além disso, precisei fazer um enxerto no bordo de ataque. [b:2b99e0111e]Diferença de peso entre a asa original e a restaurada: 3,1g[/b:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img600.imageshack.us/img600/7016/snc00771.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img535.imageshack.us/img535/976/snc00772.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img269.imageshack.us/img269/3536/snc00773.jpg[/img:2b99e0111e]
Para fazer a junção do enxerto da fuselagem, colei varetas de balsa na última caverna que ficou inteira. Nesta vareta serão coladas a balsa de chapeamento lateral e as varetas superiores. As varetas de sustentação inferiores serão todas substituídas, da cauda até a parede de fogo.
[img:2b99e0111e]http://img189.imageshack.us/img189/4617/snc00774.jpg[/img:2b99e0111e]
Depois de feito tudo isso veio o grande dilema: E as estruturas internas de compensado de 2 mm??? O que fazer???
Bom, inicialmente estava pensando em montar o quebra-cabeças e usar as peças "remendadas" como gabarito para as novas. Notei que não ficaria bom, pois faltavam muitos pedaços e esta montagem poderia ficar desalinhada. Então resolvi fazer uma engenharia reversa nas peças e desenhei-as à partir dos cacos colados.
Peças montadas:
Mesa de bateria:
[img:2b99e0111e]http://img685.imageshack.us/img685/737/snc00775k.jpg[/img:2b99e0111e]
Cavernas:
[img:2b99e0111e]http://img11.imageshack.us/img11/7241/snc00776.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img851.imageshack.us/img851/5242/snc00777.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img545.imageshack.us/img545/2033/snc00778.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img832.imageshack.us/img832/3870/snc00779.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img192.imageshack.us/img192/2936/snc00780y.jpg[/img:2b99e0111e]
Laterais em balsa de 1,5 mm:
[img:2b99e0111e]http://img52.imageshack.us/img52/5548/snc00781.jpg[/img:2b99e0111e]
Hoje terminei os desenhos das novas peças. Agora é achar material e tentar cortar a laser para garantir o alinhamento
[img:2b99e0111e]http://img38.imageshack.us/img38/181/peatra.jpg[/img:2b99e0111e]
E por hoje é só pessoal!!!
Abs
Marco Aurélio
No último final de semana lenhei meu Extra 300, do tópico da montagem abaixo:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105706[/url]
Estava um dia com bastante vento, porém dava para voar sem maiores problemas. Já estava no quinto voo do dia, quando vim para pouso e quase ao encostar as rodas no chão o aero leva um tapa de uma rajada de vento bem forte.
Com isso, o modelo veio em direção ao hangar e teria condições de arremeter a situação se na taxi-way não tivesse um pessoal regulando motor glow. Quando vi o pessoal na reta do modelo, tirei todo o motor e piquei o Extra, acertando a cerca de proteção que separa os pilotos da pista e com isso consegui parar o modelo antes que atingisse o pessoal.
Os estragos foram grandes. No momento que vi pensou em acender uma fogueira ali mesmo e cremar o Extrinha. Infelizmente não tenho fotos do aero recem-lenhado.
A fuselagem partiu em duas e todas as cavernas desde a parede de fogo até o bordo de fuga estavam moídas. Uma das asas bateu no cano de suporte da tela e afundou até a metade da corda.
Juntei as coisas e fui embora, chateado, porém sabendo que são coisas do hobby.
Chegando em casa, resolvi avaliar os danos do modelo. Primeiro ponto foi retirar toda a entelagem para ver a extensão dos estragos.
Resultado: resolvi enfrentar este grande desafio e reconstruir o modelo.
Abaixo um detalhe do que restou da fuselagem, sem as estruturas de reforço.
[img:2b99e0111e]http://img851.imageshack.us/img851/8489/snc00760z.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img12.imageshack.us/img12/5310/snc00761b.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img708.imageshack.us/img708/9599/snc00763u.jpg[/img:2b99e0111e]
Detalhes das peças sem a entelagem:
[img:2b99e0111e]http://img191.imageshack.us/img191/9129/snc00768.jpg[/img:2b99e0111e]
Asas já restauradas:
[img:2b99e0111e]http://img59.imageshack.us/img59/3742/snc00770.jpg[/img:2b99e0111e]
Detalhes da restauração da asa. Foi necessário construir uma nova nervura. Copiei o desenho da nervura da asa esquerda que estava intacta. Além disso, precisei fazer um enxerto no bordo de ataque. [b:2b99e0111e]Diferença de peso entre a asa original e a restaurada: 3,1g[/b:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img600.imageshack.us/img600/7016/snc00771.jpg[/img:2b99e0111e]
[img:2b99e0111e]http://img535.imageshack.us/img535/976/snc00772.jpg[/img:2b99e0111e]
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Para fazer a junção do enxerto da fuselagem, colei varetas de balsa na última caverna que ficou inteira. Nesta vareta serão coladas a balsa de chapeamento lateral e as varetas superiores. As varetas de sustentação inferiores serão todas substituídas, da cauda até a parede de fogo.
[img:2b99e0111e]http://img189.imageshack.us/img189/4617/snc00774.jpg[/img:2b99e0111e]
Depois de feito tudo isso veio o grande dilema: E as estruturas internas de compensado de 2 mm??? O que fazer???
Bom, inicialmente estava pensando em montar o quebra-cabeças e usar as peças "remendadas" como gabarito para as novas. Notei que não ficaria bom, pois faltavam muitos pedaços e esta montagem poderia ficar desalinhada. Então resolvi fazer uma engenharia reversa nas peças e desenhei-as à partir dos cacos colados.
Peças montadas:
Mesa de bateria:
[img:2b99e0111e]http://img685.imageshack.us/img685/737/snc00775k.jpg[/img:2b99e0111e]
Cavernas:
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Laterais em balsa de 1,5 mm:
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Hoje terminei os desenhos das novas peças. Agora é achar material e tentar cortar a laser para garantir o alinhamento
[img:2b99e0111e]http://img38.imageshack.us/img38/181/peatra.jpg[/img:2b99e0111e]
E por hoje é só pessoal!!!
Abs
Marco Aurélio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Xico Carvalho
- membro
- Mensagens: 215
- Registrado em: Qua Out 27, 2010 7:21 pm
- Localização: São José dos Campos, SP
[quote:4de3f354bb="Xico Carvalho"]Nossa Marco,
quando você me enviou o email fiquei com uma dor no coração.
Pois eu sei o capricho que vc montou esse avião, mas bola pra frente.
Agora é reconstruir o garoto!
Grande abraço,
Xico[/quote:4de3f354bb]
Xico,
Aeromodelo foi feito para voar, e se voa, corre o risco de cair. Vamos ver como vai ficar esta restauração. Pretendo deixá-lo todo original, sem muitas adaptações para não agregar peso. Se conseguir recuperar, só vou mudar a entelagem, mas ainda não decidi qual vai ser.
Abs
Marco Aurelio
quando você me enviou o email fiquei com uma dor no coração.
Pois eu sei o capricho que vc montou esse avião, mas bola pra frente.
Agora é reconstruir o garoto!
Grande abraço,
Xico[/quote:4de3f354bb]
Xico,
Aeromodelo foi feito para voar, e se voa, corre o risco de cair. Vamos ver como vai ficar esta restauração. Pretendo deixá-lo todo original, sem muitas adaptações para não agregar peso. Se conseguir recuperar, só vou mudar a entelagem, mas ainda não decidi qual vai ser.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- warne
- membro
- Mensagens: 5918
- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
Foi uma verdadeira lenha!! Não sou a favor de que se queime o modelo lenhado. É mais vantagem dá os resto para alguém que queira.
Esse modelo não vendo só a fuseca? Dependendo do preço, pode compensar mais comprar uma nova.
Mais é isso, semana passada lenhei meu Fokker Dr1...essa semana arranquei o trem de pouso do Cap 21 em uma pedra...
O triplano vai vira biplano, e o Cap esta passando por uma plástica no nariz para receber um suporte para o trem de pouso em compensado. Na próxima vez a pedra é que vai quebrar!! :shock:
Acompanhando!
Abs
Warne
Esse modelo não vendo só a fuseca? Dependendo do preço, pode compensar mais comprar uma nova.
Mais é isso, semana passada lenhei meu Fokker Dr1...essa semana arranquei o trem de pouso do Cap 21 em uma pedra...
O triplano vai vira biplano, e o Cap esta passando por uma plástica no nariz para receber um suporte para o trem de pouso em compensado. Na próxima vez a pedra é que vai quebrar!! :shock:
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Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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[quote:6f65e9a112="warne"]Foi uma verdadeira lenha!! Não sou a favor de que se queime o modelo lenhado. É mais vantagem dá os resto para alguém que queira.
Esse modelo não vendo só a fuseca? Dependendo do preço, pode compensar mais comprar uma nova.
Mais é isso, semana passada lenhei meu Fokker Dr1...essa semana arranquei o trem de pouso do Cap 21 em uma pedra...
O triplano vai vira biplano, e o Cap esta passando por uma plástica no nariz para receber um suporte para o trem de pouso em compensado. Na próxima vez a pedra é que vai quebrar!! :shock:
Acompanhando!
Abs
Warne[/quote:6f65e9a112]
Warne,
Vende sim e está disponível $216,00
[url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=E271FUS[/url], porem se for para gastar isso em uma fuselagem, coloco um pouco mais de grana e pego outro modelo.
Vou tentar recuperar o Extra mais pelo desafio.
Abs
Marco Aurelio
Esse modelo não vendo só a fuseca? Dependendo do preço, pode compensar mais comprar uma nova.
Mais é isso, semana passada lenhei meu Fokker Dr1...essa semana arranquei o trem de pouso do Cap 21 em uma pedra...
O triplano vai vira biplano, e o Cap esta passando por uma plástica no nariz para receber um suporte para o trem de pouso em compensado. Na próxima vez a pedra é que vai quebrar!! :shock:
Acompanhando!
Abs
Warne[/quote:6f65e9a112]
Warne,
Vende sim e está disponível $216,00
[url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=E271FUS[/url], porem se for para gastar isso em uma fuselagem, coloco um pouco mais de grana e pego outro modelo.
Vou tentar recuperar o Extra mais pelo desafio.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- dyogenes
- membro
- Mensagens: 1243
- Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
- Localização: frederico westphalen rs
com a experiencia que vc tem vc consegue recuperar na boa esse extrinha vi outros topicos seus de restauraçao, o meu coloquei um motor muito forte que usava no la racer e tirei um bom pouco de comando agora estou fazendo um voo mais calmo, tentei 3d mas nao foi possivel.
caprixa ai marco que vale apena.
caprixa ai marco que vale apena.
- Bruno Kurt
- membro
- Mensagens: 898
- Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
- Localização: São Paulo
Marco,
É uma pena mesmo ter lenhando seu Extra.
Mas como você é fera em recuperar aeros com toda certeza ficará show.
Por incrível que parece também lenhei o meu que é um kit do Mauri no 4º vôo.
Fiquei muito chateado, fiz a mesma coisa, arrumei as tralhas e fui embora.
Agora é arrumar a frente e voar o bichinho.
Abs e acompanhando.
É uma pena mesmo ter lenhando seu Extra.
Mas como você é fera em recuperar aeros com toda certeza ficará show.
Por incrível que parece também lenhei o meu que é um kit do Mauri no 4º vôo.
Fiquei muito chateado, fiz a mesma coisa, arrumei as tralhas e fui embora.
Agora é arrumar a frente e voar o bichinho.
Abs e acompanhando.
-
- membro
- Mensagens: 674
- Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
- Localização: São Paulo