Como Construir uma CNC foam hot wire?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
sdrony
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Mai 08, 2007 3:38 am

resistores dos motores na C4

Mensagem por sdrony »

Minha placa já tá quase finalizada , só confirmando então: os resitores que devo colocar realmente pode ser um fio ou um resistor de 1ohm. Vou usar o motor 23lm-c004 de 9 kg . tinha conversado com o harpia e ele passou um calculo para esse resistor :

• Valim = tension continu d’alimentation des moteurs
• Vn = tension nominale d’alimentation des moteurs (marquée sur le moteur)
• In = intensité nominale consommée par une phase du moteur (marquée ou calculée)

Valim – Vn
R = ------------------
2 x In à 2 phases alimentées simultanément Détermination de la puissance nominale de ces résistances :
(Valim – Vn )2
P = --------------------- en Watts (W)
R


Exemple : Moteur 12V, 40 ohms/phase, Valim = 18 V
In = 12/40 = 0,3 A
R = (18-12)/(2*0.3) = 10 ohms
Puissance : P = (18 – 12)2/10 = 3,6 W à valeur standard 5 (ou 7) Watts

Acho que esse calculo possa ser para placa mm2001 . Então , é só colocar um fio mesmo?????Posso descartar esses calculos então ???
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: resistores dos motores na C4

Mensagem por marcos soares »

[quote:69f9f24a57="sdrony"]Minha placa já tá quase finalizada , só confirmando então: os resitores que devo colocar realmente pode ser um fio ou um resistor de 1ohm. Vou usar o motor 23lm-c004 de 9 kg . tinha conversado com o harpia e ele passou um calculo para esse resistor :

• Valim = tension continu d’alimentation des moteurs
• Vn = tension nominale d’alimentation des moteurs (marquée sur le moteur)
• In = intensité nominale consommée par une phase du moteur (marquée ou calculée)

Valim – Vn
R = ------------------
2 x In à 2 phases alimentées simultanément Détermination de la puissance nominale de ces résistances :
(Valim – Vn )2
P = --------------------- en Watts (W)
R


Exemple : Moteur 12V, 40 ohms/phase, Valim = 18 V
In = 12/40 = 0,3 A
R = (18-12)/(2*0.3) = 10 ohms
Puissance : P = (18 – 12)2/10 = 3,6 W à valeur standard 5 (ou 7) Watts

Acho que esse calculo possa ser para placa mm2001 . Então , é só colocar um fio mesmo?????Posso descartar esses calculos então ???[/quote:69f9f24a57]

voce pode colocar so um fio mesmo, um fio de cobre fuciona bem......... abracos
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Boa noite, estou montando minha C4 e preciso da ajuda de vocês, existem 2 componentes ao lado dos relês que não estão indicados, podem por favor me informar quais são esses componentes?
Outro detalhe estou com dificuldade de encontrar os relês de 6V/220 os mesmos podem ser substituídos por outro tipo?
Anexos
C4
C4
c4.jpg (36.56 KiB) Exibido 13808 vezes
Avatar do usuário
Hengstmann
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 1:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Hengstmann »

os componentes indicados no circulos são diodos IN4007 pode usar 4004 4005 4006.

Sobres os reles tem que ser 6v! os reles da placa Original não vai achar mesmo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198770766-rele-6v-1-contato-c-nf-na-metaltex-rele-ref-a1rc1-_JM

abraços.
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Obrigado Hengstmann.

Abraço
sdrony
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Mai 08, 2007 3:38 am

Resistor de 580 k onde fica ????

Mensagem por sdrony »

Valeu Marco soares !!!! pela dica .

Tô quase no final da C4 só falta instalar o Resistor de 580 k mas já vi esse esquema um milhao de vezes e não acho o lugar do danado , será que é ao lado do led amarelo ???? Pessoal onde fica esse resistor??? Já fiz a placa da fonte começei a montar e a placa do controle de temperatura .Postarei fotos mais tarde tô sem maquina aki agora .Quem puder me diz onde fica o resistor 580 k para mim fechar com chave de ouro !!!
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Sdrony o 580k fica no lado esquerdo próximo ao led (marcado em vermelho a esquerda)

Abraço
Anexos
Figura1.jpg
Figura1.jpg (30.63 KiB) Exibido 13928 vezes
sdrony
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Mai 08, 2007 3:38 am

Mensagem por sdrony »

Valeu mesmo!!!
Era o unico lugar que suspeitava mas era melhor confirmar antes , vou ter que usar um resistor de 560k pois não existe o 580k ou vou ver se coloco um 20k em serie. Acho que vou mesmo de 560 k no momento.
sdrony
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Mai 08, 2007 3:38 am

Mensagem por sdrony »

Liguei para um colega meu e ele disse que o resistor de 580 fica ao lado do led amarelo . Liguei a fonte 5v na parte logica e meu led não acendeu apesar de já ter conferido a ligação do mesmo . Os reles estao atracando normalmente , um bom sinal !!!
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Pode ser que o led esteja invertido. Uma vez um lote de leds amarelos veio com o chanfro e o comprimento das pernas invertidos.

Observe no interior do led: O catodo é maior e tem uma parte na horizontal.
Responder