O que acontece nos céus de São Paulo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

[quote:2ac5ab7d35="Renato_Pullin"]Os dois estão sem razão. Mas o controlador saiu completamente da fraseologia padrão dizendo "o senhor pode voar do jeito que quiser, etc". É um absurdo um controlador querer controlar dessa forma, se o piloto está cometendo um erro, seja por querer ou sem querer, a função do controlador é manter a separação e a segurança de vôo, falando dessa forma ele só criou isso que todos nós ouvimos, uma discussão onde a única coisa afetada foi a segurança de vôo, pois o piloto ficou stressado, houve discussão, e nessas horas os procedimentos padrões acabam sendo esquecidos, lamentavel a atitude do controlador e do piloto. Não se discute em fonia de vôo, ainda mais nesse nivel.[/quote:2ac5ab7d35]

Correto também.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:7e46c82e42="Renato_Pullin"]Os dois estão sem razão. Mas o controlador saiu completamente da fraseologia padrão dizendo "o senhor pode voar do jeito que quiser, etc". É um absurdo um controlador querer controlar dessa forma, se o piloto está cometendo um erro, seja por querer ou sem querer, a função do controlador é manter a separação e a segurança de vôo, falando dessa forma ele só criou isso que todos nós ouvimos, uma discussão onde a única coisa afetada foi a segurança de vôo, pois o piloto ficou stressado, houve discussão, e nessas horas os procedimentos padrões acabam sendo esquecidos, lamentavel a atitude do controlador e do piloto. Não se discute em fonia de vôo, ainda mais nesse nivel.[/quote:7e46c82e42]

Renato, concordo com você mas há de saber que paciência tem limite. Especialmente com gente que não tem a menor educação.
Já escutei essa fonia há muito tempo e não me dei o trabalho de ouvir denovo, mas se o piloto seguisse as ordens - como deveria ser feito - o problema não aconteceria.

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Aqui na cidade tem um aeromodelista que é igual ao piloto em questão.
Alega sempre os anos de experiência, mas apronta cada uma, principalmente em derrubar o aeromodelo dos iniciantes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:b74166fe9a="LaercioLMB"]Aqui na cidade tem um aeromodelista que é igual ao piloto em questão.
Alega sempre os anos de experiência, mas apronta cada uma, principalmente em derrubar o aeromodelo dos iniciantes.[/quote:b74166fe9a]

Laercio, tenta instalar aí em sua cidade uma torre de comando para aeromodelos, rsrs.
Abraço
Nino Silveira.
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:0cbcccd84a="wildcat"]

Renato, concordo com você mas há de saber que paciência tem limite. Especialmente com gente que não tem a menor educação.
Já escutei essa fonia há muito tempo e não me dei o trabalho de ouvir denovo, mas se o piloto seguisse as ordens - como deveria ser feito - o problema não aconteceria.

Abraço[/quote:0cbcccd84a]

Com certeza, mas controlador de vôo é uma profissão onde esse limite da paciência não pode ser curto assim não, como eu disse, os dois erraram. Não tô eximindo o piloto de culpa não.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:29a5d390c1="LaercioLMB"]Aqui na cidade tem um aeromodelista que é igual ao piloto em questão.
Alega sempre os anos de experiência, mas apronta cada uma, principalmente em derrubar o aeromodelo dos iniciantes.[/quote:29a5d390c1]

Nem sempre anos de experiência são anos de boas experiências, hehehehe. Em tudo na vida, tem gente que faz a mesma coisa a 50 anos, e faz mal feito. Como diz o ditado "pau que nasce torto nunca se endireita".
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Eu conheço esse caso, o piloto desobedeceu a ordem, e tem mais, ele é conhecido por fazer isso, ele é um legitimo exemplo de "jeitinho brasileiro".
Tambem é um otimo exemplo de "aviador com muitos anos de experiencia", arrogante, prepotente com o rei na barriga.
Se vcs soubessem como tem aviador que despreza o aeromodelismo...pra muitos aeromodelista é um retardado que fica olhando um brinquedo rodar e rodar sem ir a lugar algum.
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:e5eabda967="Michelfas"]Eu conheço esse caso, o piloto desobedeceu a ordem, e tem mais, ele é conhecido por fazer isso, ele é um legitimo exemplo de "jeitinho brasileiro".
Tambem é um otimo exemplo de "aviador com muitos anos de experiencia", arrogante, prepotente com o rei na barriga.
Se vcs soubessem como tem aviador que despreza o aeromodelismo...pra muitos aeromodelista é um retardado que fica olhando um brinquedo rodar e rodar sem ir a lugar algum.[/quote:e5eabda967]

Não vamos generalizar, tem médico, policial, advogado, engenheiro, etc, enfim, tem muitas pessoas que acham que aeromodelismo é uma bobeira, coisa de criança, muita gente não acha graça nenhuma em ficar controlando um "aviãozinho" e com certeza também tem aviador que acha isso. Mas também tem muito aviador que acha bacana, voa de aeromodelo e se interessa, eu sou um caso. E profissional arrogante, prepotente, etc, também existe em todas as profissões. Não podemos julgar uma profissão por um individuo.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Mas eu não generalizei, falei que "tem aviador que despreza o aeromodelismo", e não que todos fazem isso. Tenho um amigo piloto da TAM aeromodelista, tem um instrutor de super tucano, e mais meia duzia de pilotos de fim de semana que iniciaram no aeromodelismo.
Mas como sempre voo com o pessoal aqui do aeroclube sei o que a maioria pensa sobre os bixinhos.
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:bedf68cc0f="Michelfas"]Mas eu não generalizei, falei que "tem aviador que despreza o aeromodelismo", e não que todos fazem isso. Tenho um amigo piloto da TAM aeromodelista, tem um instrutor de super tucano, e mais meia duzia de pilotos de fim de semana que iniciaram no aeromodelismo.
Mas como sempre voo com o pessoal aqui do aeroclube sei o que a maioria pensa sobre os bixinhos.[/quote:bedf68cc0f]

Existe infelizmente um pensamento entre alguns pilotos que o aeromodelista é o piloto frustrado, isso tenho que concordar com você. Eu mesmo quando comecei no hobby achei muito engraçado quando falavam o termo "escala 100%", afinal se é 100% não é escala, simplesmente é o avião, a medida que se reduz, sim estamos criando um modelo em escala. Isso para alguns aviadores soa como se o aeromodelista achasse que o avião nada mais é do que 100% da escala do aeromodelo, quando na verdade é o contrário. É comum também os aeromodelistas se chamarem de comandantes, isso também gera algumas piadinhas de mau gosto no meio dos aviadores, afinal eles suaram muito para chegarem ao titulo de comandantes, e não aceitam o mesmo termo ser usado para aeromodelistas, enfim, são várias coisas. O termo comandante vem de quem comanda algo, então não está errado usar no aeromodelismo, mas eu mesmo confesso achar estranho, me considero piloto de aeromodelo, que esta pilotando ou controlando o aeromodelo. Mas no fundo, são apenas nomenclaturas, titulos, etc, o que importa mesmo é o prazer de cada um, seja na sua profissão, no seu hobby, etc. Quando perguntam para mim se pilotar avião é dificil, eu falo o seguinte:

É igual andar de bicicleta, no começo você mal consegue se equilibrar, e depois você anda até sem as mãos.

Tudo na vida é questão de treinamento, doutrinamento, etc. Claro que existe o dom de cada individuo. Qualquer um pode ser um piloto (habilitado), mas poucos serão reais aviadores!
Renato D. Pullin
Responder