Antonov!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Bom galera, primeiro, valeu pela força.

Segundo, não sou nenhum cabeçudo, apenas esforçado, foi assim q conclui o meu CNC, atravez de muita pesquisa e contato com pessoas q tb já o fizeram. Quanto ao avião, realmente se eu fizer como planejo, com a envergadura bem grande vou ter q adaptar muitas coisas, pois moro em apartamento, ou seja, quase 0 de espaço...rs
Mas isso não vai me impredir, como nunca impediu, muita gente chega e diz, nossa isso é impossivel, coisa e tal, mas se agente não tentar nunca saberá...


shift_light: Bom, o trem de pouso acho q não seria problema, tem uma loja aqui no centro q vende umas rodinhas bem baratas, conforme o desenrolar do projeto e a grana, vou melhorando, mas ainda está na cabeça, primeiro o trem ficaria fixo ou mesmo sem trem, depois um retratil e assim vai...


FSGALVAO: Realmente vai ser, mas estou disposto a enfrentar, nunca trabalhei em um modelo tão grande.


rasec_jj: Pela comprimento de asa ser bem grande, ou eu faço o mesmo no original ou tento fazer o mais firme possivel sem diedro, pois com certeza com o peso ela irá empenar.

Vitor Mano: Pelo contrario, não me desanimou em nada e digo mais, falar sem ter o conhecimento é perder tempo, nosso amigo BigEspectro já fez e teve sucesso com uma turbina com motor brushed e feita de fan de cooler. Já viu uma hélice desses secadores profissionais??? E um motor de cd rom enrolado de maneira a possibilitar alta rotação, já viu o poder?? Bom, isso se depender do tamanho, senão usarei as prontas mesmo e quem sabe com um feigao, vamos ver...


reinato: Com certeza vou precisar de muita sorte e tempo...rs


Felipe Branco: Valeu chará, mas não é tarefa para poucos não, se tiver um pouco de vontade com certeza da certo. Como disse antes, as rodinhas são baratas, uma vez comprei um par por 3 reais, mas se for problema, nada q uma adaptação não resolva, o bom é q hoje em dia existe muito material e não necessita de muito dinheiro, é só achar a melhor opção.


pjr: Já tinha pesquisado lá tb, mas vale de incentivo, nada é impossivel, mas quero fazê-lo grande, vamos ver se vou ter saco, senão faço um menor pra testar se ficar bom mesmo faço o q estou imaginando.

Estou montando a mecânica do meu cnc, tomara q ainda este ano eu termine o cnc e o Antonov... Trabalho e faculdade as vezes nem tempo pra respirar me sobra, além de aeromodelismo tb tenho uma vida, afinal...tomara q dê tempo pra tudo...heheheh

Grande abraço a todos e mais uma vez valeu pela força!!!
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Para quem tiver interesse, ai vai uma ajuda...

[img:ebf6a73ffe]http://br.geocities.com/femafin/4888093-L.jpg[/img:ebf6a73ffe]
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

Cara vai fundo pq esse modelo será um desafio e tanto
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Belo projeto para cortarmos na cnc, mas como estas iniciando o comentário que faço é que modelos cilindricos como o antonov e o c-130 são os mais fáceis de cortarmos na cnc, as vezes temos esta impressão de que será difícil cortar este modelo e um simples cessna fácil o que é totalmente errado o simples cessna se torna um pesadelo quando começamos os arquivos de corte... e o antonov muito mais simpes vejam
o porque .. em tratandose de cortes na cnc só pdemos fazer cortes retos e no máximo com inclinação, como vamos cortar um cessna que é todo arredondado e com vários angulos de inclinação para cada angulo um arquivo e uma peça a cortar, nos cilindricod apenas um corte e o cilindro esta pronto na cauda um cilindro maior e o mesmo em menor escala e esta cortado a cauda... dois arquivos e temos o corpo e a cauda,
e o terceiro a frente que é só arredondar na lixa, são só 3 e no máximo 8 se quisermos mais perfeição, já um corpo inteiro de um cessna para arredondar na lixa fica difícil, vejam quantos arquivos para a fuzelagem do cessna, creio que por cima uns uns 12 arquivos de corte para ficar fácil de se arredondar, é por ai que temos que olhar os cortes dos modelso que queremos cortar...neste caso usando a cnc para cortar, um simples cessna se torna mais trabalhoso do que um antonov..

abraços motta
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Motta se olhar mais uma vez a planta do Antonov verá que fuselagem deste avião é bem mais complexa que a de um cesna, que ao fazer o corte do perfil superior da fuselagem seguido do perfil da lateral já esta pronto faltando apenas o arredondamento. No caso do Antonov 225 vemos que há grande diferença entre os perfis das seções da fuselagem, havendo reentrâncias e saliências ao longo de toda a extensão da mesma tornando inviavel o uso de CNC. Por experiência própria ( C-130 da Eletricair entre outros projetos) sugiro ao nosso amigo Felipe e a qualquer outra pessoa que pense em faze-lo a utilizar dois blocos de isopor, uma para cada metade da fuselagem, façam "reguas" externas dos desenhos das seções da fuselagem para conferir o formato da mesma, em suas respectivas posições, durante o processo de acabamento. Primeiro junte as duas metades ou os dois blocos, usando algumas gotas de cola quente, depois dê forma a parte externa do modelo, feito isto, descole com cuidado as duas metades e cave seu interior para alivia-lo e por fim cole em definitivo as duas metades da fuselagem usando epoxi. Aconselho que se observe bem as fotos do avião real pois detalhes sempre passam desapercebidos e nem sempre as plantas são fieis ao real. A asa sim pode ser cortada em uma CNC, porém deve-se notar que a asa é formada por seis partes, que devem ser cortadas individualmente , pois o bordo de fuga muda seu angulo duas vezes em cada metade da asa. Os estabilizadores também podem ser cortados em CNC bem como os "lemes" sendo que este último também deve ser dividido, em duas partes. :wink:

Abraços

Vitinho
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Muito obrigado pelas dicas Motta e Vitor, realmente de início estava pensando em cortar apenas a asa no cnc, porém com estas dicas irei fazer um cone e modela-lo em seguida, pretendo fazer, senão todos, a maioria dos detalhes visíveis em fotos.

Um problema me ocorreu com um teste na minha cnc, chegaram a pouco tempo meus novos motores, adquiri 4 Minibea, modelo 23L-C004, ao executar um corte, os motores não giram, apenas esquentam, frisando q apenas no processo de corte. Já revi a conexão dos fios, são assim: No numero 4 da placa o branco e vermelho,no 3 o vermelho,no 2 o branco e verde e no 1 o verde. De acordo com o site www.cenece.com

Creio que seja uma adaptação de um cabo paralelo q eu mesmo montei, mas vou comprar um cabo paralelo e refazer as ligações. Porém caso alguem já tenha passado por isso e são for a conexão com o micro, gostaria de receber dicas e sugestões.

Abraços a todos
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Os motores de passo precisam no mínimo vibrar, mesmo se estiverem ligados fora de ordem.

Se apenas esquentam significa provavelmente que está sempre na mesma fase, portanto sem receber sinal do PC.

No CNC do Eric alterei o programa para desligar o motor após algum tempo sem uso, para não esquentar parado.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Buenas, vou pegar um destes motores e ligar numa placa e te passo as ligações corretas mas é fácil, tem 6 fios e duas bobinas é só medir a resistencia das bobinas que vais achar o centro, creio que as cores são branca , verde e verde e branca, a outra bobina e vermelha branca e vermelha e preto.acho que são estas.. mas não tem muita opção, só não vai funcionar se a primeira bobina estiver ligada errada, a segunda bobina se inverteres vais inverter o sentido do giro do motor, a alimentação dos motores vai no centro, vão ligados nos extremos dos conectores, os 4 que sobram são para as pontas das bobinas, que vais ligar o verde e branco e o verde, se forem as pontas da bobina .. vais ter 6 ohms do cento a ponta e 12 ohms de ponta a ponta... a outra seriam o vermelho e o branco e vermelho. se não me engano se não funcinar é só inverter o dois fios da primeira bobina que o motor vai funcinar. E comentando sobre o que o Alex comentou, o programa novo para os microcontroladores já preve isto, mesmo em funcionamento se o corte preve que um dos motores pare ele para de consumir, uso estes motores em outras máquinas e alimento com 12 volts, os que uso na minha são nema 15 com a metade do tamaho e com apenas 150mAh de consumo e tocam uma máquina grande com 1 metro de corda e 60cm de altura.. não perdem passos e funcionam bem, alimentados com uma fonte de 36 volts 2 amperes.. Qualquer problema manda mp, posso te ajudar nos arquivos para cortar o antonov.. te mando as figuras já escadas e em .dat só colocas as medidas da corda..


abraços motta
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Brigado Alex e Motta novamente...

Bom, realmente os motores não fazem nada além de esquentar, amanha vou comprar o cabo paralelo e refazer as conexões. As conexões tenho certeza q é essa q passei, pois um colega de forum q possui uma cnc de mesmo projeto e usando o mesmo modelo de motor está usando essa configuração, fiz os testes com o multimetro, parece q ta tudo certo mesmo.
Quanto aos arquivos Motta, iria ficar muito grato com essa ajuda, vou resolver primeiro esse probleminha da cnc, assim q tudo estiver certo te pertubo...rs

Abraços
Responder