Asa trocentos!
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
Valeu [b:caf6cf9238]Benites!! [/b:caf6cf9238]É isso aí e um Feliz Natal para você e sua família! \ :D /
Vou descrever agora um pouco sobre a asa em si.
Baterias... foram o que já se esperava, voamos com duas 5S 5000 25C mais uma 2S 5000 45C, estranho... mas era o que eu tinha disponível, foi um aproveitamento da Asa do Hitler, para economizar usei as duas que eu já tinha e pedi uma única a mais de 2S para formar os 12S.
Bom tá na cara que não forneceram a descarga suficiente, principalmente no último vôo, onde elas ferveram, bem quentes mesmo!
Essa situação foi por uma falha de projeto, as baterias com mais Cs, por serem maiores e também mais pesadas, não couberam no cockpit, é! erros acontecem, hehehe... Vou estudar um jeito de resolver essa questão, porque com certeza com uma descarga mais forte o motor vai girar mais.
Duas de 6S 5000 daquelas novas da Nano com certeza não cabem, estou pensando num jeito de por três de 4S 5000... vamos ver, ou mesmo fazer modificações para caber as duas de 6S.
Por falar em modificações... vou ter que fazer um conserto, apareceu numa das asa em cima, uma dobra, tipo um amassado de comprido. Não sei o que foi, se foi numa batida no pouso meio ruim que eu fiz, ou num outro lá na cabeceira da pista que o Douglas fez, ou mesmo o pior, a asa não ter agüentado a força G das nossas gracinhas.
É difícil saber, porque tem uma batida forte riscada na ponta da asa, mas pode ter sido falha estrutural neste lugar onde eu já estava desconfiado desde quando eu a montei. Coloquei um tecido a menos lá, pelos motivos de economizar peso e também para ficar mais lisa na superfície, para dar um melhor acabamento.
A asa não chegou a quebrar, mas deu uma dobradinha, em baixo eu pus dois tecidos e lá não aconteceu nada, mas em cima coloquei só um e lá sim, deu essa marcada, bem no fim de um reforço.
Não parece, mas a velocidade que a asa chegou foi incrível, bem alta, bem alta mesmo. Este é outro assunto a se estudar.
É que a obtenção da velocidade não é simples, ela é diferente do que agente imagina, é exponencial! Os primeiro 180Km/h são fáceis, depois vai ficando cada vez mais difícil... 200Km/h...210...215... e assim por diante. Agora, essa história de 250........300......................350..................................Hehehe...Não sei não!
No caso do peso maior das baterias Nano de alta descarga ser maior, não tem problema porque eu posso reduzir o peso do chumbo no bico, é só calcular direitinho para não mexer no CG da asa, porque ele está perfeito.
Sobre aquela extensão que eu fiz para o duto da EDF, todos acharam que seria muita loucura prender aquilo com fita silver tape, afinal tem muita potência saindo por aquele furo, são 6.5Hp e se a fita soltasse um pouquinho iria alterar a direção da saída do ar podendo deixar a asa desgovernada. É! conselho dos amigos... deve se levar em conta.
Aí vão as fotos da “dobrada” e a da batida na ponta da mesma asa, vai ser impossível determinar a causa... o negócio consertar, reforçar e pronto.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/444/dobranaasa1.jpg/][img:caf6cf9238]http://img444.imageshack.us/img444/8544/dobranaasa1.jpg[/img:caf6cf9238][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/534/dobranaasa2.jpg/][img:caf6cf9238]http://img534.imageshack.us/img534/2885/dobranaasa2.jpg[/img:caf6cf9238][/URL]
Vou descrever agora um pouco sobre a asa em si.
Baterias... foram o que já se esperava, voamos com duas 5S 5000 25C mais uma 2S 5000 45C, estranho... mas era o que eu tinha disponível, foi um aproveitamento da Asa do Hitler, para economizar usei as duas que eu já tinha e pedi uma única a mais de 2S para formar os 12S.
Bom tá na cara que não forneceram a descarga suficiente, principalmente no último vôo, onde elas ferveram, bem quentes mesmo!
Essa situação foi por uma falha de projeto, as baterias com mais Cs, por serem maiores e também mais pesadas, não couberam no cockpit, é! erros acontecem, hehehe... Vou estudar um jeito de resolver essa questão, porque com certeza com uma descarga mais forte o motor vai girar mais.
Duas de 6S 5000 daquelas novas da Nano com certeza não cabem, estou pensando num jeito de por três de 4S 5000... vamos ver, ou mesmo fazer modificações para caber as duas de 6S.
Por falar em modificações... vou ter que fazer um conserto, apareceu numa das asa em cima, uma dobra, tipo um amassado de comprido. Não sei o que foi, se foi numa batida no pouso meio ruim que eu fiz, ou num outro lá na cabeceira da pista que o Douglas fez, ou mesmo o pior, a asa não ter agüentado a força G das nossas gracinhas.
É difícil saber, porque tem uma batida forte riscada na ponta da asa, mas pode ter sido falha estrutural neste lugar onde eu já estava desconfiado desde quando eu a montei. Coloquei um tecido a menos lá, pelos motivos de economizar peso e também para ficar mais lisa na superfície, para dar um melhor acabamento.
A asa não chegou a quebrar, mas deu uma dobradinha, em baixo eu pus dois tecidos e lá não aconteceu nada, mas em cima coloquei só um e lá sim, deu essa marcada, bem no fim de um reforço.
Não parece, mas a velocidade que a asa chegou foi incrível, bem alta, bem alta mesmo. Este é outro assunto a se estudar.
É que a obtenção da velocidade não é simples, ela é diferente do que agente imagina, é exponencial! Os primeiro 180Km/h são fáceis, depois vai ficando cada vez mais difícil... 200Km/h...210...215... e assim por diante. Agora, essa história de 250........300......................350..................................Hehehe...Não sei não!
No caso do peso maior das baterias Nano de alta descarga ser maior, não tem problema porque eu posso reduzir o peso do chumbo no bico, é só calcular direitinho para não mexer no CG da asa, porque ele está perfeito.
Sobre aquela extensão que eu fiz para o duto da EDF, todos acharam que seria muita loucura prender aquilo com fita silver tape, afinal tem muita potência saindo por aquele furo, são 6.5Hp e se a fita soltasse um pouquinho iria alterar a direção da saída do ar podendo deixar a asa desgovernada. É! conselho dos amigos... deve se levar em conta.
Aí vão as fotos da “dobrada” e a da batida na ponta da mesma asa, vai ser impossível determinar a causa... o negócio consertar, reforçar e pronto.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/444/dobranaasa1.jpg/][img:caf6cf9238]http://img444.imageshack.us/img444/8544/dobranaasa1.jpg[/img:caf6cf9238][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/534/dobranaasa2.jpg/][img:caf6cf9238]http://img534.imageshack.us/img534/2885/dobranaasa2.jpg[/img:caf6cf9238][/URL]
Fantástico dia,Pedro como você e nosso presidente do clube ( :wink: ) qual seria a próxima data de festa do aeromodelismo de São Paulo :?: :?: :?:
Como faremos muitas e muitas festas ano que vem gostaria de sugestões e criticas sobre o churrasco passado ,para podermos melhorar cada vez mais....pilotando avião meia boca, pilotando uma churrasqueira aprendendo ainda :roll: :roll: :roll: :roll:
abraços
Berardis
Como faremos muitas e muitas festas ano que vem gostaria de sugestões e criticas sobre o churrasco passado ,para podermos melhorar cada vez mais....pilotando avião meia boca, pilotando uma churrasqueira aprendendo ainda :roll: :roll: :roll: :roll:
abraços
Berardis