Colegas:
Estou montando esse planador de fibra motorizado de 1,5m de envergadura. Estou com uma dúvida:
Preciso deixar o motor inclinado para o lado ou não precisa no caso de um planador?
Se eu deixar inclinado, vai ficar horrível pois o spinner fica quase encostado e acompanha o design da fuselagem.
Vou usar hélice folding.
Este é o link do planador:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14424__Fox_Fiberglass_1_5m_Glider_Kit.html
Obrigado,
Marco
Inclinar motor no planador?
- Marco Dolis
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Inclinar motor no planador?
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Inclinar para baixo ajuda muito mas voce não é obrigado a baixar muito.
Tenho um Phoenix 2000 que originalmente vem reto - coloquei duas arruelas entre o motor e a parede de fogo, uma para inclinar o motor para direita e outra para inclinar para baixo - melhorou um pouco mais.
O planador ainda tem tendencia a subir, mas bem menos que antes...
De qualquer forma, continuo subindo compensando com o profundor um pouco, mas nada que atrapalhe ou comprometa algo.
Tenho um Phoenix 2000 que originalmente vem reto - coloquei duas arruelas entre o motor e a parede de fogo, uma para inclinar o motor para direita e outra para inclinar para baixo - melhorou um pouco mais.
O planador ainda tem tendencia a subir, mas bem menos que antes...
De qualquer forma, continuo subindo compensando com o profundor um pouco, mas nada que atrapalhe ou comprometa algo.
- Eduardo Yamin
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Eu uso 6 graus para baixo e profundo zero. Penso que compensar com profundor gera um arrasto desnecessário, exceto em casos particulares como exemplificou o Marcos.
Com 6 graus o modelo sobe em uma rampa de uns 10 - 15 % sem precisar tocar no profundor. Única excessão é para modelos que saem de carrinho - BO, onde no início o empuxo do motor e o pouco fluxo nas asas/comandos pode levar o modelo para baixo, mas não é o seu caso.
Pode usar entre 3 a 6 graus sem problemas a partir do plano ZERO estabelecido pelo plano do profundor e não das asas ou da fuselagem. A angulação lateral não é necessária na maioria dos casos devido a grande alavanca gerada pelas asas de um motoplanador, diferente do que ocorre em outros modelos.
tera
Com 6 graus o modelo sobe em uma rampa de uns 10 - 15 % sem precisar tocar no profundor. Única excessão é para modelos que saem de carrinho - BO, onde no início o empuxo do motor e o pouco fluxo nas asas/comandos pode levar o modelo para baixo, mas não é o seu caso.
Pode usar entre 3 a 6 graus sem problemas a partir do plano ZERO estabelecido pelo plano do profundor e não das asas ou da fuselagem. A angulação lateral não é necessária na maioria dos casos devido a grande alavanca gerada pelas asas de um motoplanador, diferente do que ocorre em outros modelos.
tera
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- Andre Quadrado
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[quote:14cf910979="a1a_terabyte"]Eu uso 6 graus para baixo e profundo zero. Penso que compensar com profundor gera um arrasto desnecessário, exceto em casos particulares como exemplificou o Marcos.
Com 6 graus o modelo sobe em uma rampa de uns 10 - 15 % sem precisar tocar no profundor. Única excessão é para modelos que saem de carrinho - BO, onde no início o empuxo do motor e o pouco fluxo nas asas/comandos pode levar o modelo para baixo, mas não é o seu caso.
Pode usar entre 3 a 6 graus sem problemas a partir do plano ZERO estabelecido pelo plano do profundor e não das asas ou da fuselagem. A angulação lateral não é necessária na maioria dos casos devido a grande alavanca gerada pelas asas de um motoplanador, diferente do que ocorre em outros modelos.
tera[/quote:14cf910979]
Concordo com você, faço uma análise muito parecida nos meus planadores e tudo que fiz diferente disto acabou prejudicando a performance de uma forma ou de outra.
Com 6 graus o modelo sobe em uma rampa de uns 10 - 15 % sem precisar tocar no profundor. Única excessão é para modelos que saem de carrinho - BO, onde no início o empuxo do motor e o pouco fluxo nas asas/comandos pode levar o modelo para baixo, mas não é o seu caso.
Pode usar entre 3 a 6 graus sem problemas a partir do plano ZERO estabelecido pelo plano do profundor e não das asas ou da fuselagem. A angulação lateral não é necessária na maioria dos casos devido a grande alavanca gerada pelas asas de um motoplanador, diferente do que ocorre em outros modelos.
tera[/quote:14cf910979]
Concordo com você, faço uma análise muito parecida nos meus planadores e tudo que fiz diferente disto acabou prejudicando a performance de uma forma ou de outra.