Inclinar motor no planador?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marco Dolis
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 1:30 pm
Localização: Salvador BA

Inclinar motor no planador?

Mensagem por Marco Dolis »

Colegas:
Estou montando esse planador de fibra motorizado de 1,5m de envergadura. Estou com uma dúvida:
Preciso deixar o motor inclinado para o lado ou não precisa no caso de um planador?
Se eu deixar inclinado, vai ficar horrível pois o spinner fica quase encostado e acompanha o design da fuselagem.
Vou usar hélice folding.
Este é o link do planador:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14424__Fox_Fiberglass_1_5m_Glider_Kit.html

Obrigado,
Marco
T-Rex 450 GX / T-Rex 700E V2 FBL / JR 9503
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Inclinar para baixo ajuda muito mas voce não é obrigado a baixar muito.

Tenho um Phoenix 2000 que originalmente vem reto - coloquei duas arruelas entre o motor e a parede de fogo, uma para inclinar o motor para direita e outra para inclinar para baixo - melhorou um pouco mais.

O planador ainda tem tendencia a subir, mas bem menos que antes...

De qualquer forma, continuo subindo compensando com o profundor um pouco, mas nada que atrapalhe ou comprometa algo.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

O pessoal do FXJ poe uns 2 graus de downtrust e 2 de rightrust, mas pra compensar na subida mixam com o profundor e quem tem elevons mixa também pra tirar camber, isso ajuda muito a subir diminuindo arrasto e poupando energia.
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

Eu uso 6 graus para baixo e profundo zero. Penso que compensar com profundor gera um arrasto desnecessário, exceto em casos particulares como exemplificou o Marcos.
Com 6 graus o modelo sobe em uma rampa de uns 10 - 15 % sem precisar tocar no profundor. Única excessão é para modelos que saem de carrinho - BO, onde no início o empuxo do motor e o pouco fluxo nas asas/comandos pode levar o modelo para baixo, mas não é o seu caso.
Pode usar entre 3 a 6 graus sem problemas a partir do plano ZERO estabelecido pelo plano do profundor e não das asas ou da fuselagem. A angulação lateral não é necessária na maioria dos casos devido a grande alavanca gerada pelas asas de um motoplanador, diferente do que ocorre em outros modelos.

tera
Anexos
Captura de Tela 2012-01-03 às 14.27.12.png
Captura de Tela 2012-01-03 às 14.27.12.png (33.32 KiB) Exibido 3324 vezes
Avatar do usuário
Andre Quadrado
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por Andre Quadrado »

Não uso nenhuma inclinação nos hotliners
e alguns já vem com montante pronto sem nada tb

Abraço
Avatar do usuário
Spool
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 11:45 pm
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por Spool »

[quote:14cf910979="a1a_terabyte"]Eu uso 6 graus para baixo e profundo zero. Penso que compensar com profundor gera um arrasto desnecessário, exceto em casos particulares como exemplificou o Marcos.
Com 6 graus o modelo sobe em uma rampa de uns 10 - 15 % sem precisar tocar no profundor. Única excessão é para modelos que saem de carrinho - BO, onde no início o empuxo do motor e o pouco fluxo nas asas/comandos pode levar o modelo para baixo, mas não é o seu caso.
Pode usar entre 3 a 6 graus sem problemas a partir do plano ZERO estabelecido pelo plano do profundor e não das asas ou da fuselagem. A angulação lateral não é necessária na maioria dos casos devido a grande alavanca gerada pelas asas de um motoplanador, diferente do que ocorre em outros modelos.

tera[/quote:14cf910979]

Concordo com você, faço uma análise muito parecida nos meus planadores e tudo que fiz diferente disto acabou prejudicando a performance de uma forma ou de outra.
Proença
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Abr 15, 2004 9:26 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Proença »

Hotliners: 0 graus.
Responder