Super Decathlon - Mais um vídeo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por jpaniceto »

Muito bacana Silvio, Vou passar essa construção pra frente na minha lista de construções a fazer. :D

Na verdade, meu pensamento foi: [b:8368aa442b][i:8368aa442b]"ha, se eu tivesse um aero desses..."[/i:8368aa442b][/b:8368aa442b]

Cara, gostei mesmo do modelo. Vamos as duvidas:
Reforços só no encaixe da asa mesmo?
Foi pintura ou entelagem?
As asas estão na planta?
Acho que voce não tirou nenhuma foto, mas se for fazer outro, tem como detalhar a construção das janelas. Pode parecer óbvio, mas as janelas transparentes são o charme deste aero. Vale a pena destacar esta parte, ok.

Outra coisa é a frente do aero. Tem uns detalhes legais que gostaria que voce destacasse também. No mais, só pra alegrar nosso colega LaercioLMB, [b:8368aa442b]tem como voce disponibilizar a planta?[/b:8368aa442b] :D
Avatar do usuário
Silvio3099
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Fev 20, 2009 5:54 pm

Mensagem por Silvio3099 »

jpaniceto,

respondendo suas perguntas:

[b:a422581d28]Reforços só no encaixe da asa mesmo?[/b:a422581d28]

A asa tem 3 fibras de vidro reforçando. Uma superior, uma inferior e outra no bordo de ataque. A fuselagem tem 6 fibras de vidro:

1 ponta a ponta do aero, menos no cowl, 1 na parte superior acima da janela e 1 entre as janelas. Isso de cada lado do aero.

[b:a422581d28]Foi pintura ou entelagem?[/b:a422581d28]

Entelagem com fita colorida.

[b:a422581d28]As asas estão na planta? [/b:a422581d28]

Sim, estão.

[b:a422581d28]Acho que voce não tirou nenhuma foto, mas se for fazer outro, tem como detalhar a construção das janelas. Pode parecer óbvio, mas as janelas transparentes são o charme deste aero. Vale a pena destacar esta parte, ok.[/b:a422581d28]

Tem sim.

[b:a422581d28]Outra coisa é a frente do aero. Tem uns detalhes legais que gostaria que voce destacasse também. No mais, só pra alegrar nosso colega LaercioLMB, [b]tem como voce disponibilizar a planta?[/b:a422581d28] :D[/quote][/b]

Enquanto montava eu percebi umas falhas na planta. Assim que eu acertar tudo eu disponibilizo, ok?
Voando e aprendendo!
Avatar do usuário
Silvio3099
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Fev 20, 2009 5:54 pm

LENHA!!!

Mensagem por Silvio3099 »

Bem, pessoal,

Fiz o vôo de estréia do Super Decathlon neste domingo, 15/01, e pude perceber que o aero ficou muito bom. Voava um pouco mais rápido que o SEA BB, que eu estava acostumado a voar, mas mesmo assim se comportou muito bem. Tem um planeio bem satisfatório. Quem não se comportou direito foi a Mané que vos fala, por tentar fazer manobras no primeiro modelo com ailerons que voou :?. Faltou humildade de minha parte, reconheço :oops:. Ao menos ficou o aprendizado. Antes que me crucifiquem: errei sim, reconheço meu erro, não vou cometer o erro novamente. Vou começar a montar outro essa semana, assim que corrigir na planta os erros que percebi nessa primeira construção. :wink:

Segue o vídeo do vôo e da lenha:

http://youtu.be/j4ayOm_e6oQ

[yt]j4ayOm_e6oQ[/yt]
Voando e aprendendo!
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

Ficou muito bom , na proxima pegue mais leve no dedo , se não tem muita pratica com acrobacias é melhor voar mais calmo , rsrs, construa um shock flyer para treinar algumas manobras , vai te dar muita habilidade alem de ser mais resitente a tombos!!
Ja pensou em fazer este modelo em balsa??Creio que irá ficar um espetaculo!
Parabens pela construção!

abçs!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

Verdade... O aero estava voando super bem. Pena que lenhou. Mas é isso aí. Faz outro, melhor, e faça vôos de reconhecimento primeiro. Vôos escala/sport antes de se aventurar em acrobacias. Acostume-se com o aero primeiro. Valeu e boa sorte.

Abs.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
Avatar do usuário
Silvio3099
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Fev 20, 2009 5:54 pm

Mensagem por Silvio3099 »

[quote:afd958787d="aeroguitar"]Ficou muito bom , na proxima pegue mais leve no dedo , se não tem muita pratica com acrobacias é melhor voar mais calmo , rsrs, construa um shock flyer para treinar algumas manobras , vai te dar muita habilidade alem de ser mais resitente a tombos!!
Ja pensou em fazer este modelo em balsa??Creio que irá ficar um espetaculo!
Parabens pela construção!

abçs!![/quote:afd958787d]

Realmente eu vacilei feio. Vou analisar sua sugestão do shock flyer, mas não são modelos que me agradam muito. Montar em balsa é uma possibilidade, mas aí tenho que estar com grana sobrando. Agradeço o elogio.
Voando e aprendendo!
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

[quote:f682c08806="Silvio3099"][quote:f682c08806="aeroguitar"]Ficou muito bom , na proxima pegue mais leve no dedo , se não tem muita pratica com acrobacias é melhor voar mais calmo , rsrs, construa um shock flyer para treinar algumas manobras , vai te dar muita habilidade alem de ser mais resitente a tombos!!
Ja pensou em fazer este modelo em balsa??Creio que irá ficar um espetaculo!
Parabens pela construção!

abçs!![/quote:f682c08806]

Realmente eu vacilei feio. Vou analisar sua sugestão do shock flyer, mas não são modelos que me agradam muito. Montar em balsa é uma possibilidade, mas aí tenho que estar com grana sobrando. Agradeço o elogio.[/quote:f682c08806]

Shock tambem não me agrada muito , apesar de que gosto muito do vôo 3D , acho o shock feio de mais , mas tem uma coisa , é extremamente divertido voar um , e voce pode intercalar um vôo escala com um vôo de shock , vai se divertir muito e ainda adiquirir muita habilidade , oque é muito bom para se aplicar nos vôos escala , pois muitos aviões escala são de dificil manobrabilidade , tente voar um warbird que entenderá oque eu estou falando , quanto a balsa , não fica tão caro assim não , faça uma cotação na Tevel que voce vai ver que fica bem em conta se compranado a qualidade da construção do modelo!!

abçs!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Avatar do usuário
shadowsraynor
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jul 25, 2011 9:38 am

Super Decatlhon

Mensagem por shadowsraynor »

Silvio meus parabens, no próximo voo estarei com o meu SEA BB para voarmos juntos, se dermos sorte faremos um belo video para postar aqui e em nosso forum.

Um abraço.
E vamos que vamos nas contruções dos nossos aeros.
Att.
Shadows Raynor
Shadows Wings
Avatar do usuário
Silvio3099
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Fev 20, 2009 5:54 pm

Planta

Mensagem por Silvio3099 »

Estou disponibilizando a planta em PDF. É só ir em uma copiadora e mandar imprimir em formato A0. Comecei a montagem de um novo e, caso queiram acompanhar, talvez ajude a sanar algumas dúvidas que provavelmente vão aparecer. Quem precisar dela em CAD me mande uma MP.


[url]http://www.4shared.com/office/4nhUuIav/Decatlhon_E-voo.html[/url]
Voando e aprendendo!
Kiko29
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Seg Out 03, 2011 1:15 pm
Localização: Cotia - SP

Mensagem por Kiko29 »

Olá Silvio,

Cara achei muito bom seu projeto, fiz o download da planta e vou fazer um para mim. Só para tirar uma duvida, as varetas de fibra que você mencionou, nas laterais são realmente necessárias ou apenas precaução?
Com 60cm de fuselagem 3 cavernas e parede de fogo, acho que ele já irá ficar bem firme, só para tirar a duvida mesmo.
Responder