Não é uma helice.. é uma obra de arte.

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

marco,

sera que essa é a soluçao para eu fazer uma helice de passo reverso e colocar meu norvel la traz na zagi///??o que devo fazer para a helice ser passo reverso???


grato


Rick
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:72f30d9d6f="Ricardo_BH"]marco,

sera que essa é a soluçao para eu fazer uma helice de passo reverso e colocar meu norvel la traz na zagi///??o que devo fazer para a helice ser passo reverso???


grato

Inverter o sentido da pá...


Rick[/quote:72f30d9d6f]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
HOT_62
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mai 22, 2006 12:32 pm
Localização: Limeira - SP
Contato:

Mensagem por HOT_62 »

[quote:e12fd1cf5e="Ricardo_BH"]marco,

sera que essa é a soluçao para eu fazer uma helice de passo reverso e colocar meu norvel la traz na zagi///??o que devo fazer para a helice ser passo reverso???


grato


Rick[/quote:e12fd1cf5e]

Pra inverter o sentido, inverta a colagem das chapas, a de cima tem que ficar com a ponta pra direita na hora de colar...

Eu fiz isso por engano ontem..... entalhei uma helice, na hora que eu vi tava invertida!!!!

[]s
Estevam
Abraço,
Estevam
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Achei o post que tratava disso.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4679&highlight=calculo+++helice é bom dar uma olhada que tem muita coisa.


[b:81067e8570]Gustavo disse:[/b:81067e8570]

Ô Marco, isso é questao de vestibular, e das faceis!

Eu acho que pra calcular o passo voce deve ignorar o efeito aerodinamico de sustentacao do perfil da helice e pensar apenas na inclinacao, pois esse calculo de passo como conhecemos é coisa do tempo que pensava-se numa helice com um parafuso que é atarraxado no ar.




Portanto:
d = comprimento de cada filete (vai ser o diametro da helice antes dos cortes ou lixadas) em mm
e = espessura de cada filete em mm
p = passo desejado em polegadas
x = deslocamento lateral de cada filete em relacao ao anterior, na extremidade da helice, em mm

x = d*PI / (p*25.4/e)


Por exemplo:

d = 76mm (para uma helice 3*2 de 3 polegadas de diametro)
e = 1mm
p = 2 polegadas (para uma helice 3*2)

x = d*PI / (p*25.4/e) = 76*PI / (2*25.4/1) = 238.7 / 50.8 = 4.7mm


[b:81067e8570]Omar disse..... [/b:81067e8570]


calculo da helice construida usando a tecnica do degrau:

monte um eixo x,y onde:

x é o passo sobre dois pi

X= P/2pi

y o raio

Y=r

O triangulo retangulo formado será igual o triangulo projetado pela helice vista pela ponta, onde o angulo do degrau éa hipotenusa, ao cateto menor a altura e o cateto maior a largura da pá
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
AllemathModelista
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Set 12, 2008 11:09 pm

Mensagem por AllemathModelista »

Cara parabéns, eu achava que eu tinha grande habilidade mas vc me superou... isto é uma grande obra de arte...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:168d17379a="AllemathModelista"]Cara parabéns, eu achava que eu tinha grande habilidade mas vc me superou... isto é uma grande obra de arte...[/quote:168d17379a]

Obrigado, mas se acha que foi de primeira... fiz três antes que foi um horror :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Marco, como funciona o jogo com as densidades da madeira pra aumentar a resistencia da helice? to pensando em me aventurar nessa!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:514050548b="osvaldoljunior"]Marco, como funciona o jogo com as densidades da madeira pra aumentar a resistencia da helice? to pensando em me aventurar nessa![/quote:514050548b]

a coisa foi meio no chutometro, sendo que coloquei a mais dura no bordo de ataque a mais mole no meio e a de media dureza no fim.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
breno1901
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Set 18, 2011 8:29 pm
Localização: São Jose dos Campos SP

Mensagem por breno1901 »

Bom dia Marcos!
Vejo muita coisa legal aqui no forum, mas esta sua obra de arte ficou muito boa mesmo! Parabens!

Talento não se discute!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... Obrigado.

comecei a fazer um molde para fabricar hélices em carbono, estou com muito trabalho mas com tempo coloco novidades aqui.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder