Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

[quote:e64e43f962="claudiorfernandes"]A resistência ôhmica do fio de chuveiro é muito menor que a do fio mais fino. Assim, mesmo com uma tensão menor, você drena corrente (e portanto potência) suficiente para aquecer o fio, coisa que alinha de +5V tolera sem problemas.
Se usar fio mais fino, ou mais resistivo, a resistência ôhmica será bem maior, e portanto, para conseguir a potência necessária a um aquecimento suficiente é preciso sim usar tensão mais alta.
Abraços e depois coloca um vídeo da explosão... hehehe...[/quote:e64e43f962]

Desculpe-me se entendi errado! Mas você tem a intenção de ajudar ou de confundir quem quer aprender?

Eu segui o tutorial do forum procurando fazer o projeto com segurança, tenho uma dúvida posto aqui e você me diz que vai explodir?
Rickremers \o/ "Mentes são como pára-quedas, só funcionam se estiverem abertas”
Bons Pousos!!!
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

[quote:968849598d="gcunha77"]acho que vai ficar fraco para cortar P3, usa um transformador desses que falei, comprei o meu em uma oficina de eletrônica, era de um som velho, custou apenas R$ 15,00. Uso a saida de 26 volts e cortou bem. Uso fio de cerca eletrica, do fino.[/quote:968849598d]

obrigado amigo... procurei aqui na minha cidade tansforador para comprar mas não achei. Como obtive algum resultado com a fonte seguindo o tutorial, vou ver se posso usá-la e obter bons resultados. Caso contrario vou procurar por um ferro velho!
Rickremers \o/ "Mentes são como pára-quedas, só funcionam se estiverem abertas”
Bons Pousos!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Rick, a menção à explosão foi apenas uma brincadeira. A explicação está correta e é a resposta para sua pergunta:

[quote:672e85b925="Rickremers"]
Estou usando fonte AT e utilizando as saidas preto e vermelho que segundo o tutorial me dão 5v. Quando coloco no arco o fio de resistencia de chuveiro corta bem com distancia de ate uns 65cm. Ja quando coloco fio de niquel cromo nem a 30 cm corta o isopor. O fio de niquel que estou usado é bem fino como uma corda mi de violão (aço) a resistencia e bem mais grossa. Se eu usar a saída 12v (fio amarelo) da fonte será que resolve este problema?

[/quote:672e85b925]
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

[quote:888968c88c="Rickremers"]
obrigado amigo... procurei aqui na minha cidade tansforador para comprar mas não achei. Como obtive algum resultado com a fonte seguindo o tutorial, vou ver se posso usá-la e obter bons resultados. Caso contrario vou procurar por um ferro velho![/quote:888968c88c]

De nada Rick, eu desisti de usar a fonte porque teria que fazer uma alteração nos circuitos dela para que ela ficasse mais potente, como não sei mexer nisso, e não conheço niguém que sabe, eu fui atrás do transformador velho. Vai nessas casas que consertam TV, SOM, VIDEO-Cassete( isso se ainda existir um né rsrs). Eles sempre tem um jogado por lá. Não desista não que vai dar certo, meu aero já fez o primeiro vôo na semana passada, to fazendo uns reforços aqui na parede de fogo para voar amanhã. depois posto fotos e vídeos. Boa sorte.
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

[quote:2bc9f576dd="claudiorfernandes"]Rick, a menção à explosão foi apenas uma brincadeira. A explicação está correta e é a resposta para sua pergunta:

[quote:2bc9f576dd="Rickremers"]
Estou usando fonte AT e utilizando as saidas preto e vermelho que segundo o tutorial me dão 5v. Quando coloco no arco o fio de resistencia de chuveiro corta bem com distancia de ate uns 65cm. Ja quando coloco fio de niquel cromo nem a 30 cm corta o isopor. O fio de niquel que estou usado é bem fino como uma corda mi de violão (aço) a resistencia e bem mais grossa. Se eu usar a saída 12v (fio amarelo) da fonte será que resolve este problema?

[/quote:2bc9f576dd][/quote:2bc9f576dd]

UUfaaaa......rsrsrs Então muito obrigado Claudio, fico muito grato pela ajuda e vou continuar a testar aqui para melhorar o corte!
Rickremers \o/ "Mentes são como pára-quedas, só funcionam se estiverem abertas”
Bons Pousos!!!
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

[quote:7dc765fa81="gcunha77"][quote:7dc765fa81="Rickremers"]
obrigado amigo... procurei aqui na minha cidade tansforador para comprar mas não achei. Como obtive algum resultado com a fonte seguindo o tutorial, vou ver se posso usá-la e obter bons resultados. Caso contrario vou procurar por um ferro velho![/quote:7dc765fa81]

De nada Rick, eu desisti de usar a fonte porque teria que fazer uma alteração nos circuitos dela para que ela ficasse mais potente, como não sei mexer nisso, e não conheço niguém que sabe, eu fui atrás do transformador velho. Vai nessas casas que consertam TV, SOM, VIDEO-Cassete( isso se ainda existir um né rsrs). Eles sempre tem um jogado por lá. Não desista não que vai dar certo, meu aero já fez o primeiro vôo na semana passada, to fazendo uns reforços aqui na parede de fogo para voar amanhã. depois posto fotos e vídeos. Boa sorte.[/quote:7dc765fa81]

Eu procurei em uma oficina dessas que tem aqui mas não dei sorte pois quando fui lá o dono e técnico da loja estava em "repouso" na sua casa após uma cirurgia, daí ele estava fazendo os concertos em casa e na loja só estava a atendente que disse que ia levar mais de 15 dias pra ele retornar. Mas vou passar por lá e ver se acho ele!
Rickremers \o/ "Mentes são como pára-quedas, só funcionam se estiverem abertas”
Bons Pousos!!!
Avatar do usuário
vini_sorio
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 9:32 pm
Localização: Itu - São paulo
Contato:

Mensagem por vini_sorio »

Desenterrando o tópico pessoal,

Pretendo construir um cortador de isopor, só que fixo em uma bancada de madeira. Assim ele será mais prático e seguro.

Achei na internet esses dois modelos:
[yt]1Nvp9F-FK0Y[/yt]
O Cortador fica fixo e a asa se move

[yt]5IVGg6dHEMI[/yt]
O cortador se move e a asa fica fixa

Se seguir tudo que está dizendo no tutorial "Cortadores de Isopor", adaptá-lo para ser fixo em uma base, ele representará risco de explosão ou algo do gênero?


Obrigado.
Ugly Stick 1m -> HK 250 -> Monster Beatle Turnigy -> Lobster Boat -> Turnigy 9XR & FS GT2
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

os moldes são feitos de que para manter um bom acabamento? folha de aluminio ou chapa de mdf 3mm ?

para um cortador manual usando molde qual o melhor fio de corte Nique-cromo para não arrebentar facil?

0,40mm 26awg
0,35mm 27awg
0,32mm 28awg

vlw
abraços
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

Andei vendo um Fio de NICR de 0,45mm tbm serve no cortado de isopor


vlw
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

[quote:97435e91df="claudiorfernandes"]Dimmer de uns 300 W ou coisa assim, e um transformador de 12 + 12 V por uns 4 ou 5 A, pela milesima vez...[/quote:97435e91df]Claudio,

Claudio,

vc informa para usar esse trafo acima, o dimmer fica na linha de 127v antes do trafo..blz agora e depois do trafo não precisa retificar para virar DC? ou pode ligar direto o fio de corte em AC depois do Trafo?



vlw
abraços
Responder