Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
-
- membro
- Mensagens: 79
- Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
- Localização: Porto Alegre, RS
ZAGi´s
Pessoal, nunca voei zagi´s mais tenho 2 paradas a uns 6 anos aqui em casa.
Uma de 80cm e outra de 120cm.
Sou projetista de pilotos automaticos e vou fazer testes com minhas azas entao vou precisar de algumas dicas.
A aza de 80cm esta com um motor de 1000kv, bateria de 2200/3s e helice de 9".
A aza de 120 esta com motor de 1500kv, bateria de 5000/3s e helice 10".
Hoje pela manha peguei me elastico e fui pra praça com a aza pequena.
Fiz umas 3 decolagens sem sucesso. Aza voava uns 40m e caia de bico.
No quarto teste deixei a aza com 70 de comando profundor e mandei ver.
Ele voou porem com quase todo comando de elevador fica dificil né alem de ter ficado quase sem comando de aileron.
Sera que estou voando com peso demais ?
Deixei o motor com varias enclinações e a que melhor funcionou com o motor a 0°.
Alguem tem alguma dica pra me dar ?
Nao vou voar com a aza grande ate pegar a manha com a pequena.
Alem doque a aza grande esta com 2 cameras fotograficas, gimbal de 3 eixos e um piloto automatico um tanto caro para ficar brincado com ela jejejej.
Pra testar vou tirar tudo isso mais nao quero estragar muito a aza.
Vejo nos videos aqui do forum que as azas do pessoal planam sem esforço algum.
A minha aza cai do ceú se eu tirar os 70% de elevador.
abração
Uma de 80cm e outra de 120cm.
Sou projetista de pilotos automaticos e vou fazer testes com minhas azas entao vou precisar de algumas dicas.
A aza de 80cm esta com um motor de 1000kv, bateria de 2200/3s e helice de 9".
A aza de 120 esta com motor de 1500kv, bateria de 5000/3s e helice 10".
Hoje pela manha peguei me elastico e fui pra praça com a aza pequena.
Fiz umas 3 decolagens sem sucesso. Aza voava uns 40m e caia de bico.
No quarto teste deixei a aza com 70 de comando profundor e mandei ver.
Ele voou porem com quase todo comando de elevador fica dificil né alem de ter ficado quase sem comando de aileron.
Sera que estou voando com peso demais ?
Deixei o motor com varias enclinações e a que melhor funcionou com o motor a 0°.
Alguem tem alguma dica pra me dar ?
Nao vou voar com a aza grande ate pegar a manha com a pequena.
Alem doque a aza grande esta com 2 cameras fotograficas, gimbal de 3 eixos e um piloto automatico um tanto caro para ficar brincado com ela jejejej.
Pra testar vou tirar tudo isso mais nao quero estragar muito a aza.
Vejo nos videos aqui do forum que as azas do pessoal planam sem esforço algum.
A minha aza cai do ceú se eu tirar os 70% de elevador.
abração
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
- Leonardo Teixeira
- membro
- Mensagens: 81
- Registrado em: Sáb Out 29, 2011 6:59 pm
- Localização: Niterói
-
- membro
- Mensagens: 79
- Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
- Localização: Porto Alegre, RS
[quote:bca60fb140="Leonardo Teixeira"]Será um bom motor para uma zagi 120cm com perfil mh45?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html[/quote:bca60fb140]
OPa, me diz uma coisa, que helice voce usara com esse motor ?
Ontem eu coloquei um motor de 3000kv na minha zagui soh pra ver como ia ficar e não tive coragem de colocar a helice.
Ja fui parar 2 vezes no hospital com cortes de helice na maop e nao quero ir novamente.
Esse negocio gira demais ... soh com a vibração do motor meu assitente de estabilização ficou louco.
Abração.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html[/quote:bca60fb140]
OPa, me diz uma coisa, que helice voce usara com esse motor ?
Ontem eu coloquei um motor de 3000kv na minha zagui soh pra ver como ia ficar e não tive coragem de colocar a helice.
Ja fui parar 2 vezes no hospital com cortes de helice na maop e nao quero ir novamente.
Esse negocio gira demais ... soh com a vibração do motor meu assitente de estabilização ficou louco.
Abração.
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
- Leonardo Teixeira
- membro
- Mensagens: 81
- Registrado em: Sáb Out 29, 2011 6:59 pm
- Localização: Niterói
[quote:13fa97e81b="agressiva"][quote:13fa97e81b="Leonardo Teixeira"]Será um bom motor para uma zagi 120cm com perfil mh45?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html[/quote:13fa97e81b]
OPa, me diz uma coisa, que helice voce usara com esse motor ?
Ontem eu coloquei um motor de 3000kv na minha zagui soh pra ver como ia ficar e não tive coragem de colocar a helice.
Ja fui parar 2 vezes no hospital com cortes de helice na maop e nao quero ir novamente.
Esse negocio gira demais ... soh com a vibração do motor meu assitente de estabilização ficou louco.
Abração.[/quote:13fa97e81b]
hélices 4,5/4,5 ou 5/5
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html[/quote:13fa97e81b]
OPa, me diz uma coisa, que helice voce usara com esse motor ?
Ontem eu coloquei um motor de 3000kv na minha zagui soh pra ver como ia ficar e não tive coragem de colocar a helice.
Ja fui parar 2 vezes no hospital com cortes de helice na maop e nao quero ir novamente.
Esse negocio gira demais ... soh com a vibração do motor meu assitente de estabilização ficou louco.
Abração.[/quote:13fa97e81b]
hélices 4,5/4,5 ou 5/5
acho que estou ficando compulsivo em construções: só esse mes - corsair - planador 140cm - biplano chegando
Re: ZAGi´s
[quote:4bcf297ac3="agressiva"]Pessoal, nunca voei zagi´s mais tenho 2 paradas a uns 6 anos aqui em casa.
Uma de 80cm e outra de 120cm.
Sou projetista de pilotos automaticos e vou fazer testes com minhas azas entao vou precisar de algumas dicas.
A aza de 80cm esta com um motor de 1000kv, bateria de 2200/3s e helice de 9".
A aza de 120 esta com motor de 1500kv, bateria de 5000/3s e helice 10".
Hoje pela manha peguei me elastico e fui pra praça com a aza pequena.
Fiz umas 3 decolagens sem sucesso. Aza voava uns 40m e caia de bico.
No quarto teste deixei a aza com 70 de comando profundor e mandei ver.
Ele voou porem com quase todo comando de elevador fica dificil né alem de ter ficado quase sem comando de aileron.
Sera que estou voando com peso demais ?
Deixei o motor com varias enclinações e a que melhor funcionou com o motor a 0°.
Alguem tem alguma dica pra me dar ?
Nao vou voar com a aza grande ate pegar a manha com a pequena.
Alem doque a aza grande esta com 2 cameras fotograficas, gimbal de 3 eixos e um piloto automatico um tanto caro para ficar brincado com ela jejejej.
Pra testar vou tirar tudo isso mais nao quero estragar muito a aza.
Vejo nos videos aqui do forum que as azas do pessoal planam sem esforço algum.
A minha aza cai do ceú se eu tirar os 70% de elevador.
abração[/quote:4bcf297ac3]
Caramba... 3S de 5000mah... é peso demais...
Eu recomendo usar na de 80cm só uma 3S de 1300mah com 30C de descarga e um motor de 2200kv com hélice 6x4 ou 2600kv com helice 4,5x4,5.
http://www.ebay.com/itm/New-RC-Hobbies-2200KV-Outrunner-Brushless-Motor-2212-6-/120459134949?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c0bec87e5#ht_2617wt_1270
http://www.ebay.com/itm/RC-2600KV-Outrunner-Brushless-Motor-Free-Mounts-2208-8-/120454137150?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c0ba0453e#ht_2617wt_1270
Já a de 120cm tem uma grande variedade de motores que dá pra usar... coloca a sua bateria 3S de 2200mah nela e mantêm o motor de 1500kv... mas troca a Hélice, cola uma 9x6 nela.
E com relação à essa queda de bico dela, com certeza é pq tá fora do CG, esperimenta só trocando as baterias primeiro... e claro, quanto mais leve melhor ela vai voar
ah é mais fácil voar a 120cm do que a 80cm.
Não entendi do que você falou do piloto automático!? e também, para que duas câmeras em uma aza? coloca uma só... como eu disse, quanto mais leve melhor..
Uma de 80cm e outra de 120cm.
Sou projetista de pilotos automaticos e vou fazer testes com minhas azas entao vou precisar de algumas dicas.
A aza de 80cm esta com um motor de 1000kv, bateria de 2200/3s e helice de 9".
A aza de 120 esta com motor de 1500kv, bateria de 5000/3s e helice 10".
Hoje pela manha peguei me elastico e fui pra praça com a aza pequena.
Fiz umas 3 decolagens sem sucesso. Aza voava uns 40m e caia de bico.
No quarto teste deixei a aza com 70 de comando profundor e mandei ver.
Ele voou porem com quase todo comando de elevador fica dificil né alem de ter ficado quase sem comando de aileron.
Sera que estou voando com peso demais ?
Deixei o motor com varias enclinações e a que melhor funcionou com o motor a 0°.
Alguem tem alguma dica pra me dar ?
Nao vou voar com a aza grande ate pegar a manha com a pequena.
Alem doque a aza grande esta com 2 cameras fotograficas, gimbal de 3 eixos e um piloto automatico um tanto caro para ficar brincado com ela jejejej.
Pra testar vou tirar tudo isso mais nao quero estragar muito a aza.
Vejo nos videos aqui do forum que as azas do pessoal planam sem esforço algum.
A minha aza cai do ceú se eu tirar os 70% de elevador.
abração[/quote:4bcf297ac3]
Caramba... 3S de 5000mah... é peso demais...
Eu recomendo usar na de 80cm só uma 3S de 1300mah com 30C de descarga e um motor de 2200kv com hélice 6x4 ou 2600kv com helice 4,5x4,5.
http://www.ebay.com/itm/New-RC-Hobbies-2200KV-Outrunner-Brushless-Motor-2212-6-/120459134949?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c0bec87e5#ht_2617wt_1270
http://www.ebay.com/itm/RC-2600KV-Outrunner-Brushless-Motor-Free-Mounts-2208-8-/120454137150?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c0ba0453e#ht_2617wt_1270
Já a de 120cm tem uma grande variedade de motores que dá pra usar... coloca a sua bateria 3S de 2200mah nela e mantêm o motor de 1500kv... mas troca a Hélice, cola uma 9x6 nela.
E com relação à essa queda de bico dela, com certeza é pq tá fora do CG, esperimenta só trocando as baterias primeiro... e claro, quanto mais leve melhor ela vai voar
ah é mais fácil voar a 120cm do que a 80cm.
Não entendi do que você falou do piloto automático!? e também, para que duas câmeras em uma aza? coloca uma só... como eu disse, quanto mais leve melhor..
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
5000 Mah numa zagi de 120?
Rapaz, já vi de tudo, mas colocar 500g no bico de uma zagi acho que é demais...
O peso de uma zagi de 120 gira de 600 a 900 gramas, a depender da eletronica, entelagem,etc.
Na asa de 80 eu costumo usar lipo até no max 1500mah, sendo que pode negar comando com muito peso (e velocidade) se os servos e linkagem não forem bons.
Concordo com o amigo Prego. Vc devia fazer ao contrário: voe primeiro a grande que é mais dócil, depois vai pra pequena que é mais arisca!
Abs
Rapaz, já vi de tudo, mas colocar 500g no bico de uma zagi acho que é demais...
O peso de uma zagi de 120 gira de 600 a 900 gramas, a depender da eletronica, entelagem,etc.
Na asa de 80 eu costumo usar lipo até no max 1500mah, sendo que pode negar comando com muito peso (e velocidade) se os servos e linkagem não forem bons.
Concordo com o amigo Prego. Vc devia fazer ao contrário: voe primeiro a grande que é mais dócil, depois vai pra pequena que é mais arisca!
Abs
-
- membro
- Mensagens: 79
- Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
- Localização: Porto Alegre, RS
Zagi 120 e 200
Caraca ... eu ja cansei de ver gringos usando 3 baterias de 3000 numa zagi de 120.
A minha zagi 120 voa legal com 5000. O meu problema éra a vibração que estava fazendo o piloto automatico se atrapalhar todo. Coloquei uns amortecedores no motor e ficou 100%
A zagi 80 ficou legal quando troquei a bateria por uma menor.
Essa semana encomendei uma zagi de 180 que vou fazer a parte centrel em madeira e colocar a eletronica e as 2 maquinas fotograficas. Vou entelar ela com fibra de cabono pra nao ter problemas de resistencia.
Depois eu posto fotos pra voces.
[quote:c40425d123="xor"]5000 Mah numa zagi de 120?
Rapaz, já vi de tudo, mas colocar 500g no bico de uma zagi acho que é demais...
O peso de uma zagi de 120 gira de 600 a 900 gramas, a depender da eletronica, entelagem,etc.
Na asa de 80 eu costumo usar lipo até no max 1500mah, sendo que pode negar comando com muito peso (e velocidade) se os servos e linkagem não forem bons.
Concordo com o amigo Prego. Vc devia fazer ao contrário: voe primeiro a grande que é mais dócil, depois vai pra pequena que é mais arisca!
Abs[/quote:c40425d123]
A minha zagi 120 voa legal com 5000. O meu problema éra a vibração que estava fazendo o piloto automatico se atrapalhar todo. Coloquei uns amortecedores no motor e ficou 100%
A zagi 80 ficou legal quando troquei a bateria por uma menor.
Essa semana encomendei uma zagi de 180 que vou fazer a parte centrel em madeira e colocar a eletronica e as 2 maquinas fotograficas. Vou entelar ela com fibra de cabono pra nao ter problemas de resistencia.
Depois eu posto fotos pra voces.
[quote:c40425d123="xor"]5000 Mah numa zagi de 120?
Rapaz, já vi de tudo, mas colocar 500g no bico de uma zagi acho que é demais...
O peso de uma zagi de 120 gira de 600 a 900 gramas, a depender da eletronica, entelagem,etc.
Na asa de 80 eu costumo usar lipo até no max 1500mah, sendo que pode negar comando com muito peso (e velocidade) se os servos e linkagem não forem bons.
Concordo com o amigo Prego. Vc devia fazer ao contrário: voe primeiro a grande que é mais dócil, depois vai pra pequena que é mais arisca!
Abs[/quote:c40425d123]
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
Cara ainda nao entendi o q vc ta falando de piloto automatico. Isso nao existe!!! Explica direito ai
E o q vc.quiz dizer com amortecedores no motor? Nunca vi isso... Pior ainda se ele naotiver bem fixo eh aqui q dah problema...
Tira umas fotos aí das suas azas e manda pra gente vê.
Volta a falar q é bobeira colocar duas maq fotog na zagi hein. Poe uma soh
E o q vc.quiz dizer com amortecedores no motor? Nunca vi isso... Pior ainda se ele naotiver bem fixo eh aqui q dah problema...
Tira umas fotos aí das suas azas e manda pra gente vê.
Volta a falar q é bobeira colocar duas maq fotog na zagi hein. Poe uma soh
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
-
- membro
- Mensagens: 79
- Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
- Localização: Porto Alegre, RS
Entao cara ...
Tu nunca ouviu falar de VANT/UAV/SUAS/DRONE ?
Eu desenvolvo piloto automatico para multirotores a 2 anos e agora estou entrando no ramo dos avioes.
Faço fotos NDVR e preciso de 2 cameras de fotogrfia para isso.
Uma delas é comum e a outro é NiR.
As 2 cameras sao giro estabilizadas.
Meu antigo aviao tinha 2 cameras prezas na asa.
Como voces falaram que a zagi120 eh peguena to montando uma de 2m.
Essa com certesa eu ja vi um video com 15.000 mah de bateria e uma camera markII dentro em um forum americano de georeferenciamento.
Assim que tiver tempo eu coloco algumas fotos aqui.
SObre os amortecedores, eles nao deixam a vibração do motor passar para o corpo da aza.
Os pilotos automaticos ou estabilizadores de voo sao muito sensiveis a vibração de alta frequencia.
Pra ti entender melhor, um estabilizador de voo é como se fosse 3 giros colocados na aza soh que o estabilizador tem coisas a mais.
[quote:55ea87d878="Prego"]Cara ainda nao entendi o q vc ta falando de piloto automatico. Isso nao existe!!! Explica direito ai
E o q vc.quiz dizer com amortecedores no motor? Nunca vi isso... Pior ainda se ele naotiver bem fixo eh aqui q dah problema...
Tira umas fotos aí das suas azas e manda pra gente vê.
Volta a falar q é bobeira colocar duas maq fotog na zagi hein. Poe uma soh[/quote:55ea87d878]
Tu nunca ouviu falar de VANT/UAV/SUAS/DRONE ?
Eu desenvolvo piloto automatico para multirotores a 2 anos e agora estou entrando no ramo dos avioes.
Faço fotos NDVR e preciso de 2 cameras de fotogrfia para isso.
Uma delas é comum e a outro é NiR.
As 2 cameras sao giro estabilizadas.
Meu antigo aviao tinha 2 cameras prezas na asa.
Como voces falaram que a zagi120 eh peguena to montando uma de 2m.
Essa com certesa eu ja vi um video com 15.000 mah de bateria e uma camera markII dentro em um forum americano de georeferenciamento.
Assim que tiver tempo eu coloco algumas fotos aqui.
SObre os amortecedores, eles nao deixam a vibração do motor passar para o corpo da aza.
Os pilotos automaticos ou estabilizadores de voo sao muito sensiveis a vibração de alta frequencia.
Pra ti entender melhor, um estabilizador de voo é como se fosse 3 giros colocados na aza soh que o estabilizador tem coisas a mais.
[quote:55ea87d878="Prego"]Cara ainda nao entendi o q vc ta falando de piloto automatico. Isso nao existe!!! Explica direito ai
E o q vc.quiz dizer com amortecedores no motor? Nunca vi isso... Pior ainda se ele naotiver bem fixo eh aqui q dah problema...
Tira umas fotos aí das suas azas e manda pra gente vê.
Volta a falar q é bobeira colocar duas maq fotog na zagi hein. Poe uma soh[/quote:55ea87d878]
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com