É possível refazer a rosca da vela em retifica?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

É possível refazer a rosca da vela em retifica?

Mensagem por Ricio »

Amigos, estou com 2 motores OS 55ax aqui, sendo 1 sendo Bioethanol e outro Methanol normal, ambos espanaram a rosca da vela, acredito ter sido problema na minha chave de vela por tentar apertar ja com a chave de vela entrando torta.

Será possivel levar essas tampas de cilindro em um torneiro mecanico para refazer a vela? Se for refazer a vela, as velas não vão mais servir correto. Neste caso ele teria q encher o local da vela e depois fazer nova rosca?

Alguém aqui sabe como proceder? pq se for comprar uma nova tampa custa 27dolares mais frete, fora isso não to achando a tampa do cylindro do motor OS 55ax bioethanol.

Grande Abraço
Abraço a todos
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É possível sim, mas o custo de abrir o furo da vela, fazer a bucha com a rosca nova para a vela, sairá o mesmo ou até mais caro do que comprar um cabeçote novo.
Sendo assim, não compensa toda essa trabalheira para ter alque se for for mal feito, pode vazar compressão nessa bucha, pois depois de enbuchar essa parte, o torneiro terá que rebitar a bucha lém da rosca propriamente em que a bucha se fixa no cabeçote.
Já trabalhei em metalúrgica e já fiz muito embuchamento de cabeçote ( tampa de cilindro ) de Yamaha RX 125 e 180 e sei muito bem como é isso, por isso afirmo que o custo todo desse serviço, não compensa a não ser que fosse um motor antigo e valioso na qual não se conseguiria mais um cabeçote novo para ele.

ps: Editado para corrigir erro de escrita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Mensagem por Felipe Castanho »

Tampa? Tampa do cilindro?
Mecânica básica tá ok.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

A ultima vez que indiquei um torneiro aqui ele cobrou 50 reais pra metalizar e abrir a rosca. Era um ST60.

O cara ia competir dois dias depois e não dava tempo de chegar o cabeçote novo.

Mas não compensa, melhor pegar um novo.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

Ricio compra as tampas novas, não vale apena refazer a rosca, a qui em Bh pelomenos não vale. E amigo o problema não e com sua chave de vela não, para colocar a vela no cabeçote comece a enrroscar ela com a mão e vai ate onde vc conseguir e depois de o ultimo aperto com a chave de vela e cuidado pra não tirar "suco da vela" :oops: :oops: :roll:
Campanha para respostas educadas !!!!!! Eu apoio!!!!!!
dasf2008
membro
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Mar 06, 2011 9:31 am
Localização: Brasília

Mensagem por dasf2008 »

Olá Ricio,

Você espanou a rosca da vela porque provavelmente foi tentar tirar ou apertar a mesma com o motor quente. Eu já fiz esta burrada.

Meu conselho é comprar agora duas destas tampas e ter uma sempre em estoque.

Você pode comprar a do 55AX na tower, custa 1/3 do preço praticado aqui no Brasil, só que leva 1 mês para chegar.

http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXNXD6&P=7

Já a do BE, tem que comprar aqui mesmo, pois estes motores só são vendidos aqui e no Japão.

Eu comprei uma na Big Field Hobby. Era a última.
http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=46172&produto=OS_Cylinder_Head_55AX_-_BE

Demétro
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Mensagem por Ricio »

é pessoal, a tampa eu do aX metanol achei na tower mais do bio nao. Achei só na autorizada na aeromodelo, mais 109 paus mais o frete é complicado, compensa mais eu comprar um ASP novo.

Ja achei um torneiro q vai fazer uma rosca de bronze q vai sobre a vela, mandei fazer os 2, ambos vai botar bronze, pq ele diz q o alcool corrou o aluminio mesmo. entao ia fazer de bronze, o cara é um dos melhores daqui, vamos ver qto fica a brincadeira. O problema é a a vela ja nao tava entrando na mao, tava travando ja. ai coloquei ela na chave de vela pra ir devagar tentando mais espanou sem eu fazer minima força, acho q ja vinha capengando. Todavia ja estao la as peças amanha ficam prontas. Aproveitei pra tirar o pistal e camisa desse meu ax methanol, dei uma geral nele. Aparentementemente tdo justo, so o pistao q nas laterias ficou meio tipo oleo queimado bem pouco mais limpei com pano e super lub ficou bem limpo. Vamos ver se fica tdo bom.. rs..


Valeu os comentarios de todos aqui.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

Ricio se não me engano este tipo de procedimento se chama rosca nicoy , os experts me corrijam se estiver errado, este tipo de rosca fica legal sim eu ja utilizei em cabeçote de motos com motores preparados e com uma taxa de compressão absurda e sempre deu certo. Dependendo do valor vai valer apena sim so tem que pedir ao torneiro para tomar cuidado para não deixar a rosca muito profunda e a vela encostar na parte superior do piston.
Campanha para respostas educadas !!!!!! Eu apoio!!!!!!
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Mensagem por Ricio »

Rudney, realmente ta bem mais barato q me cobraram na aeromodelli. la me cobraram R$ 109,00 mais o problema é o seguinte estou com esse problema em 2 motores, um 55AX e um 55AX-BE este ultimo só tem na aeromodelli q eu saiba.

Agora eu ja mandei fazer, o torneiro disse q vai deixar exatamente igual a altura da vela e vai fazer em Bronze q é muito mais resistente. Ele informou q motores a alcool realmente o alcool acaba corroendo mais rapido a parte de aluminio da rosca. Não sei se falou isso para valer o serviço, não sei. Ainda não me passou o valor, mais acredito que não seja mais que 50,00 por peça. Sendo assim vai acabar compensando. No momento to sem grana não posso comprar 2 tampas novas. Assim que puder com certeza vou comprar até mesmo pra ficar mais original o motor e ficar tudo perfeito.
Responder