Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Cara... Estranho. A zagi 120 é pequena sim... Tanto q nao precisa de "piloto automatico" ela tem ótimo planeio juntamente por isso.
Bom 15000 mah eu nao acredito, desculpe, depois coloca uns links aí pra gente vê, pq sinveramente nunca vi isso.
Vou procurar com mais tempo esse seu esquema aí, mas primeira vez q.to vendo falar disso.
Mesmo assim cara, te recomendo ir no básico viu.
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
FábioCamanducaia
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Fev 21, 2012 3:01 pm
Localização: Camanducaia - MG

Mensagem por FábioCamanducaia »

Ola pessoal, meu cadastro é novo no fórum mas já acompanho o fórum a um bom tempo, sempre gostei de aeromodelos.

Hoje mais cedo meu moleque lenhou minha Zagi, e terei que correr atrás de uma nova, em minha pesquisa encontrei uma com medidas e formato bem parecida com a minha, mas a construção é um pouco diferente.

A minha o aileron é de balsa e a que encontrei é em depron.
Na minha existe varetas de lã de vidro como reforço igual a uma longarina nos dois lados do perfil, e também no bordo de ataque, na que encontrei não existe.

Pensei em comprar o isopor e cortar, mais creio ser mais trabalhoso que comprar a mesma já cortada.

Creio que esta irá quebrar fácil como a minha quebrou, gostaria de opiniões.
Procuro uma outra, compro esta e reforço com referencia na minha?

link da asinha que encontrei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217892964-kit-asa-zagi-120-cm-_JM

Abaixo segue vídeo do tipo de vôo que faço aqui.

[yt]TzKMQQhEOIE&feature[/yt]

Agradeço desde já
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

[quote:12b6c38d4f="agressiva"]Entao cara ...
Tu nunca ouviu falar de VANT/UAV/SUAS/DRONE ?

Eu desenvolvo piloto automatico para multirotores a 2 anos e agora estou entrando no ramo dos avioes.

Faço fotos NDVR e preciso de 2 cameras de fotogrfia para isso.
Uma delas é comum e a outro é NiR.

As 2 cameras sao giro estabilizadas.
Meu antigo aviao tinha 2 cameras prezas na asa.

Como voces falaram que a zagi120 eh peguena to montando uma de 2m.
Essa com certesa eu ja vi um video com 15.000 mah de bateria e uma camera markII dentro em um forum americano de georeferenciamento.

Assim que tiver tempo eu coloco algumas fotos aqui.

SObre os amortecedores, eles nao deixam a vibração do motor passar para o corpo da aza.
Os pilotos automaticos ou estabilizadores de voo sao muito sensiveis a vibração de alta frequencia.

Pra ti entender melhor, um estabilizador de voo é como se fosse 3 giros colocados na aza soh que o estabilizador tem coisas a mais.
[/quote:12b6c38d4f]

Agora sim. Meu comentário sobre 5000mah ser demais era para vôo comum, que não é o seu caso.
Mas para suportar mais equipamento, melhor aumentar a envergadura mesmo. Como mencionei antes a de 120cm de envergadura voa até uns 1kg. Depois disso fica sacrificada por completo aí tem que mudar estrutura de montagem, longarinas, etc.
As que eu vi montadas com mais carga de bateria tinham fibra de carbono na longarina e também na manta de cobertura. Mas era com objetivo de velocidade.

Posta depois uma geral do seu projeto!

Boa sorte.

Abs

Xor
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

[quote:63a824f6b9="FábioCamanducaia"]Ola pessoal, meu cadastro é novo no fórum mas já acompanho o fórum a um bom tempo, sempre gostei de aeromodelos.

Hoje mais cedo meu moleque lenhou minha Zagi, e terei que correr atrás de uma nova, em minha pesquisa encontrei uma com medidas e formato bem parecida com a minha, mas a construção é um pouco diferente.

A minha o aileron é de balsa e a que encontrei é em depron.
Na minha existe varetas de lã de vidro como reforço igual a uma longarina nos dois lados do perfil, e também no bordo de ataque, na que encontrei não existe.

Pensei em comprar o isopor e cortar, mais creio ser mais trabalhoso que comprar a mesma já cortada.

Creio que esta irá quebrar fácil como a minha quebrou, gostaria de opiniões.
Procuro uma outra, compro esta e reforço com referencia na minha?

link da asinha que encontrei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217892964-kit-asa-zagi-120-cm-_JM
...
[/quote:63a824f6b9]

Fábio,

A asa é praticamente o mesmo modelo que a grande maioria.
Como seu vôo é de colina, exige menos da estrutura da asa.
As longarinas devem ser colocadas em ambas as superfícies da asa (cima e baixo - ou - dorso e extra-dorso) para funcionarem bem.
Esta asa do anúncio já está com os "buracos"cavados. Vc pode tentar encontrar outra aqui no fórum (compra e venda) que seja toda inteiriça para vc colocar as longarinas e só recortar ao seu modo, com os tamanhos de servo que vc tem e depois de ter posicionado as longarinas.

O que é bom para as zagis de colina é colar uma vareta de fibra de vidro ao longo do bordo de ataque para ela não sofrer e ficar deformada logo com as batidinhas no chão. Faço um sulco com o estilete e insiro ela bem superficialmente antes de entelar.

Quanto ao aileron, o pessoal tem fugido de balsa por conta de custo mas definitivamente é o melhor material. Depron serve mas fica rapidamente deformado. Também para velocidade ele costuma fletir (ou dar flutter) e responder mau aos comandos.
Para minimizar o pessoal entela, já picelei de époxi e tudo que podia para reforçar o depron.
Como disse antes, o vôo de colina exige menos e pode ser de depron sim.

Eu uso muito o depron cartonado (em cada estado isso tem um nome diferente) mas é um depron coberto de cartolina que é mais duro (e mais pesado) e dura muito mais. Boa opção. Esse depron na cor preta é muito usado pelas agências de publicidade para apresentação de peças de marketing ao cliente e deve encontrar até mais fácil que o depron "cru" nas papelarias.


Abs
FábioCamanducaia
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Fev 21, 2012 3:01 pm
Localização: Camanducaia - MG

Mensagem por FábioCamanducaia »

Opa muito obrigado por suas dicas XOR!

Acabei de efetuar a compra de isopor P3/deprom/varetas de fibra de vidro, enfim quase todo o material para a construção.
Estou já quase terminando o molde do perfil da ZAGI 12 que é igual a que eu "tinha", e estou na construção da bancada para o corte do isopor.

Resumindo apos ler este tópico todo umas 3 vezes, baixei os arquivos em PDF assisti aos vídeos, depois de toda informação que consegui similar, acabei resumindo que o melhor a fazer seria construir a asinha eu mesmo, tenho 2 rádios aqui e vou construir 3 asinhas para ficar com uma de reserva e uma pro meu moleque "assim ele não quebra a minha"

Vou fabrica-las com o mesmo tamanho da que eu voava, 1,2 metros, perfil "zagi12" e vai ter o "washout" de 7 milímetros, creio que ela vá planar bem e ficar bem dócil , vou colocar as varetas de fibra de vidro conforme a sua indicação.

Agradeço a todos, e que minha decisão sirva para outros colegas também.
infolecram
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Out 21, 2011 2:28 pm
Localização: belo horizonte,minas gerais
Contato:

Mensagem por infolecram »

[quote:127b20b8b5="osvaldoljunior"]Nova zagi saindo... agora com 2m de envergadura e baionetada[/quote:127b20b8b5]

Osvaldo como voce prendeu as asa na parte central?
Asa Zagi com fuselagem
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Ele já tem algumas fotos disso!
A asa é dividida em 2 semi-asas de isopor e um centro em madeira, onde as longarinas baionetadas de fibra de carbono passam reto e fixam as semi-asas.

Bacana. Vou pedir a ele que poste as fotos.

Abs
agressiva
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por agressiva »

Uau .. fantastica sua asa.
Semana que vem vou começar a fazer a minha zagi de 2m.
Vou precisar de dicas de como se faz um sistema baioneta.

Da pra fazer com tubos de carbono envez de varetas ?
Eu tenho varias medidas de tudo que vão de 6 ate 14mm.
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

Eu também estou com um projeto de construir uma zagi com dois metros.


Infolecram, crie um tópico com a para podermos discutirmos especificamente sobre essa gigante voadora. Tenho a ideia de colocar "flaps na minha".

Pelas medidas que fiz vou precisar de 4 folas de isopor de 100 mm.

Tenho a ideia de usar um motor 35xx com 1300 gramas de empuxo
2 servos standards para os ailerons e 2 servos menores como flaps para segura-la em baixas velocidades
Uma bateria de 3300 mah que já comprei na HK

Pelo que vi na sua foto a asa fica realmente muito grande e com isso terá que ser baionetada se não não terá como transporta-la.
infolecram
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Out 21, 2011 2:28 pm
Localização: belo horizonte,minas gerais
Contato:

Mensagem por infolecram »

Olá pessoal,aida não realizei o 1°voo com essa asa de 2 metros baionetada.O problema é o seguinte:estou com medo de que ela dobre voando,é que coloquei apenas 2 vareta de carbono de 8mm de uns 40cm de comprimento.Alguem pode me ajudar.
Responder