Aerobarco - depron - com planta em PDF

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Parte 2 - Leme - Continuação

Mensagem por jpaniceto »

Então será o vinil (ou melhor dizendo: vinitac) 8)


Na casa de máquinas (onde fica o servo e os receptores) coloquei duas peças como esta abaixo pra deixar o fundo mais alto.

Assim, mesmo que entre água, esta parte da eletrônica estará mais segura.

Fiz um horn com um sanduíche de cartão magnético e depron para que ficasse mais grosso e cole em um dos lemes. Não aparece na foto mas atravessei o depron do leme e do horn com pedaços de fibra de vidro e untei com cola epoxy pra que ficasse bem preso.


Fiz um conduíte ligando a casa de máquinas a parte traseira do aerobarco usando cotonete e como este não deu a distancia total tive que colocá-lo dentro de um pedaço de mangueira que acabou de dar a distancia que eu precisava. Posteriormente achei no chão um canudo de pirulito que serviria exatamente no lugar do meu gambiarrístico conduíte, mas o meu já estava colado :(.
Coloquei a lincagem feita com a vareta de guarda-chuva deixando no lado do leme a ponta que tem o furo.


Aqui tem o detalhe da linkagem com a ponta que tem o furo em destaque.


Agora, cortei um pedaço de outra vareta do guarda-chuva, também com a ponta que tem o buraco.


Nas próximas duas fotos é possível ver as tres peças unidas.


Repare que é essencial que que o horn seja mais grosso pra que a peça não balance.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:18 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Canudo de pirulito

Mensagem por jpaniceto »

Olha aí a foto do tal canudo que eu falei.


Teria ficado perfeito :(
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:19 am, em um total de 1 vez.
erick.moraes
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Dom Mai 10, 2009 11:35 am
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Mensagem por erick.moraes »

Muito boa a construção heim, e o melhor é a criatividade. Tudo sem precisar comprar muita coisa...Parabéns.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

[quote:894c75c406="jpaniceto"]
Se voce tiver alguma dica pra poder dar ré no aerobarco sem ter que trocar o motor eu agradeço viu. :D[/quote:894c75c406]

Compra um esc pra auto :-).

Um conselho que te dou é: Vai com calma, tambem fiz uma com o 2812 e ela ficou muito rapida, eu tirava o motor muito tarde e dei muitas batidas por causa disso, no começo vai devagar se acostuma com ela e fica longe do barranco hehe.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Comentários

Mensagem por jpaniceto »

CONDOR 2 escreveu:Tenho essa lancha: (já surradinha)
Ela é com hélice submersa.
O acionamento do leme é feito por um servo de parabólica
O motor é de injetor de gasolina de carro.
O esc é feito de um servo queimado (esc brushed)
A bateria é de 1,3 amperes dessas de nobreak (mini)
Corpo de isopor de geladeira
Tampa de canteiros platico de samambaia de 1,99
Tubo do eixo da helice de tubinho de antena de radio.
Hélice feita de cobre (cano de gás de geladeira)
Radio dx5 rx orange
E anda pra caramba, pode ser colocada bateria de 2200mah que dura praticamente 1 hora e meia navegando, pois o motor consome 450 miliamperes chega á enjoar hehehe.
Foi minha primeira montagem de barcos, ja estou no 3º



o esc para esse motor é esse:

Rapaz, eu pensei bastante sobre implementar este esquema... e a única conclusão que cheguei é de que preciso pensar mais sobre isso. 8)



erick.moraes escreveu:Muito boa a construção heim, e o melhor é a criatividade. Tudo sem precisar comprar muita coisa...Parabéns.

A intenção até que não era economizar, mas não é que está ficando bem barato. :D
Até o servo eu ganhei pois o gygio disse que tinha um pouco de folga. Pra barco acho que não terá problemas.



groepke escreveu:
jpaniceto escreveu: Se você tiver alguma dica pra poder dar ré no aerobarco sem ter que trocar o motor eu agradeço viu. :D


Compra um esc pra auto :-).


Fiz uma pesquisa rápida e o "ESC para auto" parece ter o preço bastante salgado. É isso mesmo? Vi alguns de mais de 200 reais. :(
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:22 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Comentários

Mensagem por groepke »

[quote:2664d503cf="jpaniceto"]

Fiz uma pesquisa rápida e o "ESC para auto" parece ter o preço bastante salgado. É isso mesmo? Vi alguns de mais de 200 reais. :([/quote:2664d503cf]

Depende onde voce compra e o modelo, eu comprei esse [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11743__HobbyKing_Brushless_Car_ESC_60A_w_Reverse.html]aqui[/url] e uso ele como um pau pra toda obra. Ele esta em falta mas tem outro quase igual que esta no estoque.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Comentários

Mensagem por carlosm »

[quote:2af9cf545a="groepke"][quote:2af9cf545a="jpaniceto"]

Fiz uma pesquisa rápida e o "ESC para auto" parece ter o preço bastante salgado. É isso mesmo? Vi alguns de mais de 200 reais. :([/quote:2af9cf545a]

Depende onde voce compra e o modelo, eu comprei esse [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11743__HobbyKing_Brushless_Car_ESC_60A_w_Reverse.html]aqui[/url] e uso ele como um pau pra toda obra. Ele esta em falta mas tem outro quase igual que esta no estoque.[/quote:2af9cf545a]

Verifica no nauticurso em tecnicas e artigos que tem algo usando rele.
Para inverter a rotaçao você vai precisar inverter qualquer de dois fios do esc com motor.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Parte 3 - Motor

Mensagem por jpaniceto »

Continuando a construção e seguindo a planta do projeto, fiz os buracos para o encache da parede de fogo.




Ao invés de utilizar palitos de picolé, preferi usar um pedaço de madeira cortada de caixa de verduras.




Ainda não dei acabamento na madeira. Pode ser que eu ainda vá dar uma lixadinha nela porque fica bem mais apresentável.


A madeira não vai ser colada. Será apenas encaixada no depron. Estou pensando em uma forma de travar a peça aí para que não se solte, mas que seja desmontável. Desta forma fica mais fácil trocar o motor.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:33 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Impermeabilização

Mensagem por jpaniceto »

Bom, por dentro eu usei cola quente. Muuita cola quente.



Do lado de fora utilizei a cola epoxy. Usei todo o resto que sobrou da colagem das peças. Como eu já havia explicado, eu separei as peças da parte inferior do casco e agora tenho que usar mais cola para ter certeza que não entrará água.



Uma vez que já está impermeabilizado é hora de colar a parte de cima do casco. Mas pra isso já deixei pronto as dobradiças das partes móveis.








Agora fica faltando treinar entelar com vinil porque nunca o utilizei. 8)
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:38 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Treinando entelar com vinil

Mensagem por jpaniceto »

Muito bem, como já disse antes eu nunca entelei com vinil, somente com fitas. Como me disseram que o vinil é melhor pra impermeabilização do aerobarco e como eu gostaria que este ficasse bem acabado, resolvi treinar um pouco.

Pra treinar utilizei o primeiro avião que construí. Ele estava apenas no depron. Utilizeu um vinil azul que eu tinha por aqui. O resultado foi este abaixo:




Obs.: as partes vermelhas e laranjas estão enteladas com fita de embalagem. Somente a parte azul é vinil.



Conclusão: preciso treinar mais.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:39 am, em um total de 1 vez.
Responder