Aerobarco - depron - com planta em PDF

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

Ficou lindão Jpan..hehehe,..pelo jeito ja ta se saindo melhor com vinil...eu uso o da marca vinitac..compro ele por 4,50 o metro..mas ainda n tenho muita pratica..ja estraguei muito vinil kk..sabe a marca deste ai que vc comprou?
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Sobre entelágem bonita

Mensagem por jpaniceto »

Vitor-Meireles escreveu:Ficou lindão Jpan..hehehe,..pelo jeito ja ta se saindo melhor com vinil...eu uso o da marca vinitac..compro ele por 4,50 o metro..mas ainda n tenho muita pratica..ja estraguei muito vinil kk..sabe a marca deste ai que vc comprou?


Rapaz, por R$ 4,50 eu comprava 3 rolos de 1 metro. Eu poderia ter meu aerobarco entelado em vermelho, verde e azul por exemplo. Se bem que pensando melhor, o vendedor pode ter me ajudado ao colocar o preço tão alto :D.

Quanto à marca, eu não sei e na verdade acredito que fará pouca diferença, pois o aerobarco não tem a preocupação do peso que tem um aeromodelo.
Ou estou errado?


Eu pensei muito sobre a aplicação do vinil. Sei que pra muitos é uma tarefa bem fácil, mas eu sou estilo São Tomé: só acredito vendo :D. E como nunca vi....
A minha falta de fé me obrigou a pensar muito e por isso demorei tanto pra continuar a construção. Por fim, concluí: o segredo da beleza do modelo entelado com vinil é... tirar a foto a uma certa distância e ainda reduzir a resolução dela a 30%. Voalá!!!


Falando sério, eu abri mão da beleza pra poder terminar logo o projeto. (A minha lista de aeros pra construir está ficando imensa).


Bom, o entelamento era uma grande barreira. Agora só falta a ultima que é a implementação do sistema de "ré" que já está quase pronto por sinal.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:49 am, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Re: Entelando

Mensagem por warne »

[quote:9594f32f8b="jpaniceto"][quote:9594f32f8b="warne"]Muito legal seu modelo!! Parabéns!!!
Quando for entelar a parte de baixo, vai passando o ferro e esticando o venil, assim vai conseguir entelar sem ter que recortar. Vai dá um trabalinho, mas o resultado é muito bom.
Acompanhando!
Warne[/quote:9594f32f8b]

Rapaz, eu li a sua dica no dia seguinte depois de já ter entelado :D
Acontece que justamente eu tive que recortar. Mas já tenho um plano pra garantir que não vai entrar água.

[/quote:9594f32f8b]
O problema é entrar água na entelagem, que soltará facinho.
Quando fiz a Pantaneira, dei preferência a fita durex larga, por dois motivos. Primeiro para garantir que não entrasse água nas fitas, ai passei duas camadas cruzadas(eu acho, pois nem lembro mais...), e segundo, para aguentar que o modelo andasse no chão, já que qualquer coisa machuca o depron.
Quando coloquei o motor brused, usava um esc de automodelo, e te digo que a ré não serviu muito.
Abs
Warne
[/code]
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Re: Entelando

Mensagem por jpaniceto »

warne escreveu:
jpaniceto escreveu:
warne escreveu:Muito legal seu modelo!! Parabéns!!!
Quando for entelar a parte de baixo, vai passando o ferro e esticando o venil, assim vai conseguir entelar sem ter que recortar. Vai dá um trabalinho, mas o resultado é muito bom.
Acompanhando!
Warne


Rapaz, eu li a sua dica no dia seguinte depois de já ter entelado :D
Acontece que justamente eu tive que recortar. Mas já tenho um plano pra garantir que não vai entrar água.


O problema é entrar água na entelagem, que soltará facinho.
Quando fiz a Pantaneira, dei preferência a fita durex larga, por dois motivos. Primeiro para garantir que não entrasse água nas fitas, ai passei duas camadas cruzadas(eu acho, pois nem lembro mais...), e segundo, para aguentar que o modelo andasse no chão, já que qualquer coisa machuca o depron.
Quando coloquei o motor brused, usava um esc de automodelo, e te digo que a ré não serviu muito.
Abs
Warne
[/code]


Mas aí é que entra meu plano gambiarístico: vou passar cola epoxy sobre as emendas do vinil. Posso até colocar fita de embalagem transparente por cima se for o caso. Veja que meu plano acaba aí. Não tenho mais ideias (alternativas ou não) pra solucionar este problema.


Eu pesquisei sobre o ESC de automodelo. Achei um pouco caro para o que eu estou querendo. Vejo ele como uma solução caso já se tenha um em casa.


Eu não tinha pensado na possibilidade de brincar com o aerobarco em terra firme. Agora este é mais um problema a ser resolvido :roll:.


Gostaria de saber Warne porque é que "a ré não serviu muito". Quer dizer que não foi útil/necessário? Se for este o caso, posso dizer que brincando com hidroavião já fiquei de frente com barranco esperando que algum vento o fizesse pelo menos virar um pouco e .... nada. Nessas horas o vento some.

Valeu pelas dicas e obrigado por estar sempre ajudando. :D
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:51 am, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Re: Entelando

Mensagem por warne »

[quote:11e5629b3f="jpaniceto"][quote:11e5629b3f="warne"][quote:11e5629b3f="jpaniceto"][quote:11e5629b3f="warne"]Muito legal seu modelo!! Parabéns!!!
Quando for entelar a parte de baixo, vai passando o ferro e esticando o venil, assim vai conseguir entelar sem ter que recortar. Vai dá um trabalinho, mas o resultado é muito bom.
Acompanhando!
Warne[/quote:11e5629b3f]

Rapaz, eu li a sua dica no dia seguinte depois de já ter entelado :D
Acontece que justamente eu tive que recortar. Mas já tenho um plano pra garantir que não vai entrar água.

[/quote:11e5629b3f]
O problema é entrar água na entelagem, que soltará facinho.
Quando fiz a Pantaneira, dei preferência a fita durex larga, por dois motivos. Primeiro para garantir que não entrasse água nas fitas, ai passei duas camadas cruzadas(eu acho, pois nem lembro mais...), e segundo, para aguentar que o modelo andasse no chão, já que qualquer coisa machuca o depron.
Quando coloquei o motor brused, usava um esc de automodelo, e te digo que a ré não serviu muito.
Abs
Warne
[/code][/quote:11e5629b3f]

Mas aí é que entra meu plano [i:11e5629b3f]gambiarístico[/i:11e5629b3f]:[color=orange:11e5629b3f][b:11e5629b3f] vou passar cola epoxy sobre as emendas do vinil[/b:11e5629b3f][/color:11e5629b3f]. Posso até colocar fita de embalagem transparente por cima se for o caso. Veja que meu plano acaba aí. Não tenho mais ideias (alternativas ou não) pra solucionar este problema.


Eu pesquisei sobre o ESC de automodelo. Achei um pouco caro para o que eu estou querendo. Vejo ele como uma solução caso já se tenha um em casa.


Eu não tinha pensado na possibilidade de brincar com o aerobarco em terra firme. Agora este é mais um problema a ser resolvido :roll:.


Gostaria de saber Warne porque é que "a ré não serviu muito". Quer dizer que não foi útil/necessário? Se for este o caso, posso dizer que brincando com hidroavião já fiquei de frente com barranco esperando que algum vento o fizesse pelo menos virar um pouco e .... nada. Nessas horas o vento some.

Valeu pelas dicas e obrigado por estar sempre ajudando. :D[/quote:11e5629b3f]

Bem, quando construir o aerobarco tinha medo de queimar a eletrônica que usava em aeros em uma capotagem, então comprei um motor com redução e esc brused, aqui no e-voo. Depois disso coloquei no aerobarco ( seria esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=DxVfO7gp-OM ), coloquei pra andar na água e gostei, só que sentia falta da ré, como tinha um esc brused de automodelo, apenas retirei o esc de aero e coloquei o de automodelo.
O problema da ré, no meu caso, foi que toda vez que a usava, o modelo afundava a popa, molhando todo o "convés". Acabei retirando o esc de auto e colocando o aero mesmo.
Uma pena eu não ter filmado ele andando de ré, mas na época estava sem microcâmera. Mas isso não quer dizer que não vá te servi, no meu caso, poderia resultar em queima de alguma coisa.
Acabei perdendo o medo de queimar a eletrônica depois dessa capotagem( http://www.youtube.com/watch?v=jGCgp0c2we0 ), perdi um esc... :cry:
Sobre andar no chão. Andava na grama ou em asfalto liso. Agora de usar pet em baixo do casco, pode andar em qualquer terreno.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Estreia

Mensagem por jpaniceto »

warne escreveu:O problema da ré, no meu caso, foi que toda vez que a usava, o modelo afundava a popa, molhando todo o "convés". Acabei retirando o esc de auto e colocando o aero mesmo.
Uma pena eu não ter filmado ele andando de ré, mas na época estava sem microcâmera. Mas isso não quer dizer que não vá te servi, no meu caso, poderia resultar em queima de alguma coisa.
Acabei perdendo o medo de queimar a eletrônica depois dessa capotagem( http://www.youtube.com/watch?v=jGCgp0c2we0 ), perdi um esc... :cry:
Sobre andar no chão. Andava na grama ou em asfalto liso. Agora de usar pet em baixo do casco, pode andar em qualquer terreno.
Abs
Warne



Warne, baseado no que você informou pensei em fazer uma ré mais leve :D. Fiz uma adaptação com uma hélice 5x5 em um motor de drive de CD (ou outra parte de um computador velho, não sei dizer exatamente de onde esse motor saiu). A ideia era puxar o ar de cima e jogar para frente empurando o aerobarco para traz.

Foi quase bom, mas quase não é o suficiente :shock:






Bom, o resultado foi que eu tive que decer barranco pra poder afastar o aerobarco das margens quando eu errava a curva. Mas isso até que aconteceu pouco. Fora a adaptação que é um protótipo e por isso não teve acabamento, o aerobarco até que fez bonito na água. Só lembrando, velocidade não era a intenção, e ele não foi tão rápido quanto o do Warne. Estou pensando em deixar assim mesmo :D.

A lagoa era pequena e ficava no fundo do quintal da casa da minha sogra. Justamente em lagoa pequena a ré é mais útil.

Segue o video.

http://www.youtube.com/watch?v=TDaUpT63FeM


Warne, valeu pelas informaçoes.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:55 am, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Opa! Legal que ela andou bem!!
Talvez tenha que aumentar o movimento do leme, assim fará curvas mais fechadas. Na ultima mudança que fiz no meu modelo, eu deixei os lemes do mesmo tamanho da hélice. Isso ajudou muito nas curvas, mas ai tive problema de querer andar "em duas rodas"!!hehehe
No segundo 0:36 dá pra vê ele querendo capotar ( http://www.youtube.com/watch?v=dRYCI9lXhgs )
A vantagem desse modelinho elétrico em relação ao glow, é que dependendo do motor que estejamos usando, temos que fazer mudanças, já o glow, é feito de uma mesma forma.

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Oi Jpaniceto, fiz um aerobarco baseado nesse seu, só que eu fiz o casco maciço de isopor e entelei com fita, as medidas dele são 45x30x5, coloquei um motor 2620 de 1900Kv com uma hélice 6x4, o problema é que ele fica pulando muito na água, ele nem está tão rápido e e frente dele fica pulando muito, parece que o casco não fica fixo na agua. O que posso fazer pra tentar corrigir isso?

Obrigado,

Abraços
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Re: Estreia

Mensagem por warne »

[quote:d3dfcaf9d5="jpaniceto"][quote:d3dfcaf9d5="warne"]
O problema da ré, no meu caso, foi que toda vez que a usava, o modelo afundava a popa, molhando todo o "convés". Acabei retirando o esc de auto e colocando o aero mesmo.
Uma pena eu não ter filmado ele andando de ré, mas na época estava sem microcâmera. Mas isso não quer dizer que não vá te servi, no meu caso, poderia resultar em queima de alguma coisa.
Acabei perdendo o medo de queimar a eletrônica depois dessa capotagem( http://www.youtube.com/watch?v=jGCgp0c2we0 ), perdi um esc... :cry:
Sobre andar no chão. Andava na grama ou em asfalto liso. Agora de usar pet em baixo do casco, pode andar em qualquer terreno.
Abs
Warne[/quote:d3dfcaf9d5]


Warne, baseado no que você informou pensei em fazer uma ré mais leve :D. Fiz uma adaptação com uma hélice 5x5 em um motor de drive de CD (ou outra parte de um computador velho, não sei dizer exatamente de onde esse motor saiu). A ideia era puxar o ar de cima e jogar para frente empurando o aerobarco para traz.

Foi quase bom, mas quase não é o suficiente :shock:


[img:d3dfcaf9d5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/DSC05113.jpg[/img:d3dfcaf9d5]

[img:d3dfcaf9d5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/DSC05099-1.jpg[/img:d3dfcaf9d5]

Bom, o resultado foi que eu tive que decer barranco pra poder afastar o aerobarco das margens quando eu errava a curva. Mas isso até que aconteceu pouco. Fora a adaptação que é um protótipo e por isso não teve acabamento, o aerobarco até que fez bonito na água. Só lembrando, velocidade não era a intenção, e ele não foi tão rápido quanto o do Warne. Estou pensando em deixar assim mesmo :D.

A lagoa era pequena e ficava no fundo do quintal da casa da minha sogra. Justamente em lagoa pequena a ré é mais útil.

Segue o video.
[yt]TDaUpT63FeM[/yt]



Warne, valeu pelas informaçoes.
http://www.youtube.com/watch?v=TDaUpT63FeM[/quote:d3dfcaf9d5]
Agora que vi que postou o vídeo do seu modelo!!!

Até que andou bem, mas o espaço é pequeno para colocara ela pra voar baixo.
Depois posta mais resultados.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:ba67cb255e="juliogdiana"]Oi Jpaniceto, fiz um aerobarco baseado nesse seu, só que eu fiz o casco maciço de isopor e entelei com fita, as medidas dele são 45x30x5, coloquei um motor 2620 de 1900Kv com uma hélice 6x4, o problema é que ele fica pulando muito na água, ele nem está tão rápido e e frente dele fica pulando muito, parece que o casco não fica fixo na agua. O que posso fazer pra tentar corrigir isso?

Obrigado,

Abraços[/quote:ba67cb255e]
Como é que esta o CG?
Qual inclinação vc colocou no motor (positiva ou negativa)?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder