Enrolamento de motores brushless
[size=18:d8635d09b2][b:d8635d09b2]EMAX BL2826-06[/b:d8635d09b2][/size:d8635d09b2]
[b:d8635d09b2]Desenrolando o motor:[/b:d8635d09b2]
Desfiz o enrolamento original do EMAX com toda calma e anotando (desenhando) todos os dados. Cada espira possuía 6 voltas dos fios, e estavam enroladas no padrão da imagem abaixo.
[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pOOhyleVVY7MDctv3aggKbwo-0R_m3uePklMpuRYa7uKz5adUcdiWO_A1U_6OylnMB5i_ZQb2wnLb2p2nlHny8w/EMAX%20BL2826-06_011.gif[/img:d8635d09b2]
Fica para os mais experientes definirem que tipo de enrolamento é este.
Aproveitei e realizei as medidas do estator para alimentar o Drive Calculator, e assim ter noção do que posso fazer.
[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1p-leQQQ5f7qjU6ckpTodOBiG8_RQs_RFXkcuEcGqnAZwC9FfhXE2QWYw21-vFfpxQ8UD-Vd_kuy2RVYfAPOrICw/EMAX%20BL2826-06_100_001.jpg[/img:d8635d09b2]
Segundo a imagem acima, ainda seria possível dar mais 2 voltas dos 10 pares de fios usados no enrolamento original. Acho meio difícil, pois estava tudo muito apertado! Mas, sei lá. De repente um cara muito bom conseguiria esta façanha.
Fiz uma simulação utilizando fio 17AWG e com ele, segundo a teoria, é possível realizar o enrolamento com 6 espiras em cada bobina. Pretendo aumentar o KV do motor e por isso estou pensando em realizar o enrolamento com apenas 5 espiras.
[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pmyay-wQBD_ptyjcKDrm42pKaPa8XVJPyjkT3Fc1GCoV_ZNL5dezn-1669EdSnnFfoUY8jf8VvAIpkvYphjltlw/EMAX%20BL2826-06_100_002.jpg[/img:d8635d09b2]
O cálculo do novo KV segue o mesmo princípio do outro motor que enrolei?
Aguardo orientações de qual seria a melhor configuração, pois desejo aumentar a rotação final deste motor e ter mais pitch speed, sem comprometer muito seu empuxo.
Disney
Edit1.: Interessante que notei agora uma coincidência (será?). O fio do enrolamento original é 28AWG e cada bobina possui 6 espiras. Será que o 28 e o 06 do nome original do motor são referência à estas informações? Ou é apenas coincidência?!
E o 26, se refere à quê?
O KV original deste motor é 950 e, segundo os data sheet que encontrei, que são discordantes, a corrente máxima permitida é 61A para uns e 45A para outros. Fica a dúvida. Segundo os cálculos do DriveCalculator, este valor seria bem maior!
Edit2.: O enrolamento original é o sugerido pelo site powercroco para esta combinação (12P14N) e enrolamento em delta. Foi só utilizar o link sugerido pelo Granato e alimentar com os dados que apareceu o enrolamento que desenhei no início. Ou seja, mais um dado do motor: o enrolamento original era em Delta.
[b:d8635d09b2]Desenrolando o motor:[/b:d8635d09b2]
Desfiz o enrolamento original do EMAX com toda calma e anotando (desenhando) todos os dados. Cada espira possuía 6 voltas dos fios, e estavam enroladas no padrão da imagem abaixo.
[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pOOhyleVVY7MDctv3aggKbwo-0R_m3uePklMpuRYa7uKz5adUcdiWO_A1U_6OylnMB5i_ZQb2wnLb2p2nlHny8w/EMAX%20BL2826-06_011.gif[/img:d8635d09b2]
Fica para os mais experientes definirem que tipo de enrolamento é este.
Aproveitei e realizei as medidas do estator para alimentar o Drive Calculator, e assim ter noção do que posso fazer.
[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1p-leQQQ5f7qjU6ckpTodOBiG8_RQs_RFXkcuEcGqnAZwC9FfhXE2QWYw21-vFfpxQ8UD-Vd_kuy2RVYfAPOrICw/EMAX%20BL2826-06_100_001.jpg[/img:d8635d09b2]
Segundo a imagem acima, ainda seria possível dar mais 2 voltas dos 10 pares de fios usados no enrolamento original. Acho meio difícil, pois estava tudo muito apertado! Mas, sei lá. De repente um cara muito bom conseguiria esta façanha.
Fiz uma simulação utilizando fio 17AWG e com ele, segundo a teoria, é possível realizar o enrolamento com 6 espiras em cada bobina. Pretendo aumentar o KV do motor e por isso estou pensando em realizar o enrolamento com apenas 5 espiras.
[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pmyay-wQBD_ptyjcKDrm42pKaPa8XVJPyjkT3Fc1GCoV_ZNL5dezn-1669EdSnnFfoUY8jf8VvAIpkvYphjltlw/EMAX%20BL2826-06_100_002.jpg[/img:d8635d09b2]
O cálculo do novo KV segue o mesmo princípio do outro motor que enrolei?
Aguardo orientações de qual seria a melhor configuração, pois desejo aumentar a rotação final deste motor e ter mais pitch speed, sem comprometer muito seu empuxo.
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Edit1.: Interessante que notei agora uma coincidência (será?). O fio do enrolamento original é 28AWG e cada bobina possui 6 espiras. Será que o 28 e o 06 do nome original do motor são referência à estas informações? Ou é apenas coincidência?!
E o 26, se refere à quê?
O KV original deste motor é 950 e, segundo os data sheet que encontrei, que são discordantes, a corrente máxima permitida é 61A para uns e 45A para outros. Fica a dúvida. Segundo os cálculos do DriveCalculator, este valor seria bem maior!
Edit2.: O enrolamento original é o sugerido pelo site powercroco para esta combinação (12P14N) e enrolamento em delta. Foi só utilizar o link sugerido pelo Granato e alimentar com os dados que apareceu o enrolamento que desenhei no início. Ou seja, mais um dado do motor: o enrolamento original era em Delta.
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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1- O cálculo do kv segue sim o mesmo princípio.
2- O 2826-06 no caso dos Emax refere-se ao estator: 28mm diam x 26 altura x 6 espiras
3- O enrolamento é em delta, e o esquema é esse que postou mesmo. Ele é uma variação do dLRK. Veja os dois abaixo ( o resultado é o mesmo ), apenas muda o posicionamento dos fios, sendo que o segundo eu prefiro por facilitar a torção dos fios de saída por ficarem juntos no mesmo slot.
[img:c6a8a1d9cc]http://www.powerditto.de/schema12Nvert/12N14Pmfly.GIF[/img:c6a8a1d9cc]
[img:c6a8a1d9cc]http://www.powerditto.de/schema12Nvert/12N14Paussen.GIF[/img:c6a8a1d9cc]
2- O 2826-06 no caso dos Emax refere-se ao estator: 28mm diam x 26 altura x 6 espiras
3- O enrolamento é em delta, e o esquema é esse que postou mesmo. Ele é uma variação do dLRK. Veja os dois abaixo ( o resultado é o mesmo ), apenas muda o posicionamento dos fios, sendo que o segundo eu prefiro por facilitar a torção dos fios de saída por ficarem juntos no mesmo slot.
[img:c6a8a1d9cc]http://www.powerditto.de/schema12Nvert/12N14Pmfly.GIF[/img:c6a8a1d9cc]
[img:c6a8a1d9cc]http://www.powerditto.de/schema12Nvert/12N14Paussen.GIF[/img:c6a8a1d9cc]
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
Granato, você sugeriu que eu medisse a rpm do outro motor que enrolei só que o aparelho que tenho, by HK, não conseguiu medir a rpm da hélice 4,75x4,75. Começava a fazer a leitura e dpeois caía a rpm medida.
Existe algum equipamento wattmeter que além de medir a corrente e tensão, me informe também a rpm do motor, através de dados do ESC? Eu não conheço.
Como eu poderia medir a rpm dessas hélice pequenas?
Disney
Existe algum equipamento wattmeter que além de medir a corrente e tensão, me informe também a rpm do motor, através de dados do ESC? Eu não conheço.
Como eu poderia medir a rpm dessas hélice pequenas?
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Turnigy 35-30 1400 Aerodrive SK
terminei de rebobinar bem "nas coxas" só para ver resultado, fio mais grosso e 10 pernas, consegui apenas 5 voltas..... enfim de volta a estaca zero... segui o ultimo diagrama do GRANATO, pois o motor tem 12 bobinas e 14 no rotor iniciava mas não girava o ESC até dava OK... mas não girava... Estaca zero. Vou ter que procurar este fio por aqui.
terminei de rebobinar bem "nas coxas" só para ver resultado, fio mais grosso e 10 pernas, consegui apenas 5 voltas..... enfim de volta a estaca zero... segui o ultimo diagrama do GRANATO, pois o motor tem 12 bobinas e 14 no rotor iniciava mas não girava o ESC até dava OK... mas não girava... Estaca zero. Vou ter que procurar este fio por aqui.
[quote:7017ed2730="Marcos Fernando"]Turnigy 35-30 1400 Aerodrive SK
terminei de rebobinar bem "nas coxas" só para ver resultado, fio mais grosso e 10 pernas, consegui apenas 5 voltas..... enfim de volta a estaca zero... segui o ultimo diagrama do GRANATO, pois o motor tem 12 bobinas e 14 no rotor iniciava mas não girava o ESC até dava OK... mas não girava... Estaca zero. Vou ter que procurar este fio por aqui.[/quote:7017ed2730]
[size=18:7017ed2730][b:7017ed2730]Turnigy 35-30 1400 Aerodrive SK[/b:7017ed2730][/size:7017ed2730]
Se o motor tentava girar e não prosseguia, provavelmente é curto com o estator. Ou então alguma bobina enrolada no sentido errado. Dá uma verificada aí. Já tive que enrolar um motor umas 5 vezes com este problema e sempre era curto com o estator.
Disney
terminei de rebobinar bem "nas coxas" só para ver resultado, fio mais grosso e 10 pernas, consegui apenas 5 voltas..... enfim de volta a estaca zero... segui o ultimo diagrama do GRANATO, pois o motor tem 12 bobinas e 14 no rotor iniciava mas não girava o ESC até dava OK... mas não girava... Estaca zero. Vou ter que procurar este fio por aqui.[/quote:7017ed2730]
[size=18:7017ed2730][b:7017ed2730]Turnigy 35-30 1400 Aerodrive SK[/b:7017ed2730][/size:7017ed2730]
Se o motor tentava girar e não prosseguia, provavelmente é curto com o estator. Ou então alguma bobina enrolada no sentido errado. Dá uma verificada aí. Já tive que enrolar um motor umas 5 vezes com este problema e sempre era curto com o estator.
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