Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:827e65536a="Marcosreis12"]comprei 3 baterias de lipo 1.0 mah de 2s a pouco tempo percebi que o desempenho dela já ñ é o mesmo do inicio , acompanhei as dicas mais ñ entendi muita coisa ñ o que eu devo fazer pq ainda sou iniciante.

abs

marcos[/quote:827e65536a]

Antes de mais nada leia as regras do fórum, em especial a de número 23....
Avatar do usuário
walmyr
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 9:35 am

Mensagem por walmyr »

gostaria de agradecer imensamente ao colega alexcmag, pois com seu post no incio
deste topico tirou-me muitas duvidas. consegui recuperar minha Lipo 2s com o
toque que foi ensinado. realmente devemos procurar bem e ter paciencia para ler
os post ao inves de sair perguntando. obrigado mais uma vez
walmyr
Avatar do usuário
Roberto M
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Dom Jan 15, 2012 8:49 pm
Localização: Uberlandia

Mensagem por Roberto M »

[quote:20fc77c7e6="alexcmag"]André, agora que vi seu post... a resposta é exatamente o que o Padero citou, faça sucessivas cargas e descargas lentas célula por célula até que a capacidade das células fique suficientemente próxima.[/quote:20fc77c7e6]

Prezado amigo, li o artigo sobre baterias mas com relação as LI-PO ficou - me uma dúvida, ao guarda-las por um certo periodo(digamos 6 meses), devo guarda-la carregada??? Corro o risco de perde-la ??? Um produto anti-humectante(aqueles saquinhos) pode ajudar na proteção, agradeço antecipadamente o exclarecimento de minhas dúvidas , abraços
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

[quote:af3082a17f="Roberto M"][quote:af3082a17f="alexcmag"]André, agora que vi seu post... a resposta é exatamente o que o Padero citou, faça sucessivas cargas e descargas lentas célula por célula até que a capacidade das células fique suficientemente próxima.[/quote:af3082a17f]

Prezado amigo, li o artigo sobre baterias mas com relação as LI-PO ficou - me uma dúvida, ao guarda-las por um certo periodo(digamos 6 meses), devo guarda-la carregada??? Corro o risco de perde-la ??? Um produto anti-humectante(aqueles saquinhos) pode ajudar na proteção, agradeço antecipadamente o exclarecimento de minhas dúvidas , abraços[/quote:af3082a17f]

o carregador tem uma função chamada estocagem , storage, que serve exatamente para descarregar ou carregar a bateria até uma tensão adequada para estocagem.
Avatar do usuário
Roberto M
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Dom Jan 15, 2012 8:49 pm
Localização: Uberlandia

Mensagem por Roberto M »

[quote:3b42411694="Elilson"][quote:3b42411694="Roberto M"][quote:3b42411694="alexcmag"]André, agora que vi seu post... a resposta é exatamente o que o Padero citou, faça sucessivas cargas e descargas lentas célula por célula até que a capacidade das células fique suficientemente próxima.[/quote:3b42411694]

Prezado amigo, li o artigo sobre baterias mas com relação as LI-PO ficou - me uma dúvida, ao guarda-las por um certo periodo(digamos 6 meses), devo guarda-la carregada??? Corro o risco de perde-la ??? Um produto anti-humectante(aqueles saquinhos) pode ajudar na proteção, agradeço antecipadamente o exclarecimento de minhas dúvidas , abraços[/quote:3b42411694]

o carregador tem uma função chamada estocagem , storage, que serve exatamente para descarregar ou carregar a bateria até uma tensão adequada para estocagem.[/quote:3b42411694]

Amigo Elilson, me refiro a estas baterias aqui da foto, sou novo aqui , não entendo bem, se esta no lugar certo meu questionamento, abraços ..
[url=http://www.servimg.com/image_preview.php?i=326&u=13361649][img:3b42411694]http://i46.servimg.com/u/f46/13/36/16/49/bateri10.jpg[/img:3b42411694][/url]
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

[quote:4a73bfaae6="Roberto M"][quote:4a73bfaae6="Elilson"][quote:4a73bfaae6="Roberto M"][quote:4a73bfaae6="alexcmag"]André, agora que vi seu post... a resposta é exatamente o que o Padero citou, faça sucessivas cargas e descargas lentas célula por célula até que a capacidade das células fique suficientemente próxima.[/quote:4a73bfaae6]

Prezado amigo, li o artigo sobre baterias mas com relação as LI-PO ficou - me uma dúvida, ao guarda-las por um certo periodo(digamos 6 meses), devo guarda-la carregada??? Corro o risco de perde-la ??? Um produto anti-humectante(aqueles saquinhos) pode ajudar na proteção, agradeço antecipadamente o exclarecimento de minhas dúvidas , abraços[/quote:4a73bfaae6]

o carregador tem uma função chamada estocagem , storage, que serve exatamente para descarregar ou carregar a bateria até uma tensão adequada para estocagem.[/quote:4a73bfaae6]

Amigo Elilson, me refiro a estas baterias aqui da foto, sou novo aqui , não entendo bem, se esta no lugar certo meu questionamento, abraços ..
[url=http://www.servimg.com/image_preview.php?i=326&u=13361649][img:4a73bfaae6]http://i46.servimg.com/u/f46/13/36/16/49/bateri10.jpg[/img:4a73bfaae6][/url][/quote:4a73bfaae6]


o procedimento é o mesmo para baterias lipo seja uma celula ou 12. armazene descarregadas até a tensão storage do carregador, acho que é de 3,3 volt. Pesquise sobre o assunto.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

sim, vai encurtar a vida util da bateria se carregar constantemente a 5c.
carregue em casa a 1c e no campo (ou eventualmente) a 5c ou menos.
na verdade, o que limita a corrente é o seu carregador. O que vc possui tem corrente de carga de 5 x 2650mA???
Avatar do usuário
hugoyh
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Ter Ago 23, 2011 11:30 am
Localização: São Paulo/sp

Mensagem por hugoyh »

Alex, e as baterias de LIFE?elas inchadas podem explodir como as de lipo?

as que uso no tx, incharam consideravelmente, mas isso ocorreu na ultima semana, e carrego normalmente, balanceando em LIFE, alguma dica?

abs
Avatar do usuário
isaiascg
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Fev 19, 2012 11:19 pm
Localização: Itá, Santa Catarina

Mensagem por isaiascg »

Alex acabei de adquirir um carregador IMAX B6. Será que este dá conta do recado?
http://www.gabahobby.com/item/imax+b6+li-ion-polymer+battery+balance+charger+cx+papel+b006-01
Panda
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 6:18 pm
Localização: Rio de janeiro,maricá

Mensagem por Panda »

Tenho um heli da candide,A bateria é uma lipo 1s 800Mah,Vou comprar um carregador inteligente,devo carregar essa bateria com qual amperagem???
Meu irmao tem um carrinho e um heli candide as baterias sao:
Carro:4.8V Nicd 500Mah
Heli: 7.2v Nimh 500Mah
Heli:3.7V Lipo 800mah

Com qual potencia devo carregar todas essas baterias?

Obrigado
Responder