Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Marcos fernando, eu fiquei pensando e fazendo calculos toscos, porem, cheguei a uma conclusão, essa história de varias pernas, creio eu que é muito complexo, ou sorte dar certo, e o consumo não ir para as alturas, etc.

Logo prefiro e achei um resultado melhor, procurar o fio que cabe EXATO no estator, o mais grosso possivel para entrar as voltas que você quer, isso para motores com kv menor que 1800 seila, pois acima de 1800 são poucas voltas,


Laercio falou logo acima que com 14 voltas 1100kv ;)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:01631ed04e="Marcos Fernando"]Boa noite LaercioLMB! Sabes me dizer qual fio devo usar para o enrolamento o que eu usei era muito grosso deu apenas 5 voltas. Pretendo deixa-lo com 1100 Kv. Grato.

Boa Noite Yensid! Valeu a dica, lhe faço a mesma pergunta, tem idéia de que fio devo usar? Grato.

Marcos Fernando[/quote:01631ed04e]
Eu usei fio AWG 26 com dois fios enrolados juntos, mas tem que cuidar muito na hora de enrolar para os fios não acavalarem um em cima do outro e as voltas secundária e terciária, não podem ir até o centro do estator, se não, não conseguirá enrolar a bobina lateral, pois assim como os núcleos dos fios vão se afastando a medida que vão ficando longe do centro, a bobina tem que ficar como um cone se não, não irá caber todo o enrolamento.
Para usar a medida dos fios no drive calc, quando for colocar a medida do fio 26, use em milímetros como o drive calc pede que é 0,4049mm para o fio 26 AWG.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Marcos Fernando
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:51 pm
Localização: Sapiranga, RS

Mensagem por Marcos Fernando »

:D :D :D :D :D :D Deu certo!!! Até que enfim... Comprei o fio, estraguei boa parte e na 3º tentativa de certo... Enrolei com fio 26AWG liguei-o e girou legal mas quando o stick chegou na metade não levantava mais a RPM, acho que vou usar fio 20/18 ou até 16 AWG pois o motor ficou com bastante espaço entre uma bobina e outra... Por isso quero reduzir o diâmetro e usa-lo duplo... O rapaz que me vendeu o fio me disse que esse era o de 180º de resistencia do verniz... (Segundo ele de ÓTIMA qualidade). Será que posso deixar o motor com os 1400Kv originais? E ainda rodar helices 11" 12" 13"??? Será que esquentaria demais? Até por que originalmente esse motor gira no máximo 9x5... Por isso a pergunta... Mesmo tendo pouco passo? O que vocês me dizem? Muito Agradecido de todo conhecimento compartilhado aqui! Grato, Marcos Fernando 8) [/b]
Marcos Fernando
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:51 pm
Localização: Sapiranga, RS

Mensagem por Marcos Fernando »

ops esqueci de mencionar, consegui 14 voltas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se deixar ele com 1400 KV e bateria 3S, nem pense em usar hélices maiores do que as de 9", pois não terá qualidade de fio que aguentará o calor.
eu tenho um 3530 1100KV com uma hélice GWS 1260 HD, mas coloquei o timing do motor em low no ESC que é um turnigy 30A e o motor roda tranquilo com um empuxo de 1350g e uma velocidade final em torno de 68 Km/h e o aeromodelo nunca precisou chegar a essa velocidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:6c0a8d4ad8="LaercioLMB"]
...
mas coloquei o timing do motor em low no ESC
...
[/quote:6c0a8d4ad8]

Pode ser que para muitos seja uma pergunta "boba" mas até hoje, apesar de pesquisar bastante, não encontrei uma explicação adequada para o timing do motor-ESC. Em que isso altera no funcionamento do motor? Como deve ser a escolha, em função do motor? Sempre vejo as indicações no ESC que, dependendo do número de espiras você deve selecionar Low ou High, mas sinceramente, não sei ainda em que isto importa e no que altera em termos de funcionamento dos motores brushless.

Se alguém conhecer fontes de informações sobre isso, ou souber e quiser explicar, agradeço.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

LOW MIDD e HIGH é a potencia que o ESC vai soltar para o motor.


Motores de até 6 estatores, ideal é ser usado LOW

Motores 6~9 estatores é adequado Midd

motores 9~12 é adequado HIGH


É o aumento da Frequencia em Hz, oque aumenta a força do motor e seu estresse, consumo, e efeciencia.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pois é, eu gostei muito dessa maneira que o Alex explicou:
[quote:13afb819d6="alexcmag"]Manja motor à combustão? A faísca sempre é dada um pouco antes do pistão estar no topo do cilindro para permitir que a combustão comece antes, e atinja o máximo no topo.

Pois bem, em motor elétrico acontece algo parecido. Muda-se de fase um pouco antes da hora, para obter o máximo possível de potência.

Claro que como nos motores à combustão, mudar muito antes pode causar o efeito contrário, equivalente a uma batida de pino (diminuir a rotação e mandar o consumo nas alturas), então é preciso saber dosar.

Para maior eficiência normalmente se usa zero, ângulos de avanço maiores aumentam a potência, mas aumentam muito mais o consumo.[/quote:13afb819d6]

Abs
Warne
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Mas motores com 12 estatores podem usar ESC em LOW?
Disney
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:19824f87fe="Yensid"]Mas motores com 12 estatores podem usar ESC em LOW?
Disney[/quote:19824f87fe]

Tem mais a ver com kv do motor do que a quantidade de pólos.

High, quase sempre se usa em motores de alto kv, e, somente quando há referência a isso nas especificações do motor.

Sem essa necessidade específica, usar High só vai aumentar o consumo, sem nenhum benefício.

Para a maioria das nossas aplicações o LOW é o suficiente.
Responder