Modelos vcc da Casa Aerobrás - conversão - Dúvidas!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Modelos vcc da Casa Aerobrás - conversão - Dúvidas!

Mensagem por rasec_jj »

Pessoal, tava vendo esses aviões da Aerobrás de vôo circular, mais especificamente esses das fotos, e achei lindos demais!!! Eles tem entre 83 à 95 cm de envergadura. Será que a carga alar deles é alta demais para converter em r/c eletrico com motor brushless classe 400? Alguém sabe o peso deles e conheçe?

Abraços
Anexos
vcc501_alt.jpg
vcc501_alt.jpg (26.82 KiB) Exibido 6233 vezes
vcc503_alt.jpg
vcc503_alt.jpg (29.75 KiB) Exibido 6233 vezes
vcc504_alt.jpg
vcc504_alt.jpg (25.82 KiB) Exibido 6232 vezes
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

Rasec, a algum tempo atras acho que o MArco Antonio fez um desses ai e o converteu para eletricos, mas ele usou materias e equipamentos bem leves
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

esse ssão VCC e parecem ser legais para montar, mas acho que nao precisa reforçar tanto, e etalvez escolher umas madeiras mais leves pra algumas coisas, e entelar com papel ou oralight! deve ser legal!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O que o Marco Antonio converteu foi um modelo a elástico da Aerobrás, não VCC. Os modelinhos a elástico semi-escala normalmente pesam em torno de 40g entelados e sem elástico, com um equipamento leve consegue-se deixá-los em condições de vôo com 100g.

Mas os VCC são muito mais pesados, devido aos reforços necessários para aguentar o motor glow. Como não são tão grandes assim acaba ficando um tijolo com asas.

Uma opção seria usar a planta do modelo VCC, mas neste caso recomendo redimensionar os materiais e mudar o perfil da asa para algo em torno de 10% já que normalmente são muito grossas.
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Os aeromodelos da aerobras são super dimensionados e extremamente pesados, se você pretende fazer um modelo utilizando a planta mas com materiais mais leves e alterando algumas peças será possivel, outra coisa que precisara ser alterada é a asa, mude para um perfil mais fino e talvez seja necessário aumentar um pouco a envergadura.

Bom divertimento!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:f354309476="Vitor Mano"]Os aeromodelos da aerobras são super dimensionados e extremamente pesados, se você pretende fazer um modelo utilizando a planta mas com materiais mais leves e alterando algumas peças será possivel, outra coisa que precisara ser alterada é a asa, mude para um perfil mais fino e talvez seja necessário aumentar um pouco a envergadura.

Bom divertimento!!![/quote:f354309476]


Não vamos começar a falar asneira não é!!!!!

Não são super pesados coisa nenhuma, comprei dois modelos da Guillows que quando abri vi que precisava trocar a madeira por outra mais leve, o que não aconteceu com os da aerobras!
Os modelos VCC são em sua maioria mais parrudos, independente de quem fabrica!
Não são superdimencionados coisa nenhuma, quem os projetou sabia mais de aeromodelismo que todos voces juntos, pra seu consolo!
[b:f354309476]MANIA DE AUMENTAR A ENVERGADURA... O TURMINHA QUE SEMPRE FALA ASNEIRA NÃO!!!!!![/b:f354309476]

Provei que isso é desnecessario.. eu disse[size=18:f354309476][b:f354309476] PROVEI[/b:f354309476][/size:f354309476] eu não disse eu acho.. eu dissse: Fui e fiz direto da caixa usando a cabeça e sabendo o que fazer. enfatizo porque as vezes, ou sempre é necessario se fazer entender de forma nbem forte!!! mas se quiser eu repito ou faço um desenho :P

Os modelos VCC em sua maioria não se prestam a conversão , mas tem muito modelo lá que funciona, inclusive pegar os planadores e motoriza-los


[size=18:f354309476][b:f354309476]E NÃO AUMENTEM A ENVERGADURA[/b:f354309476][/size:f354309476] Aumentem seu conhecimento e aprendam como fazer as coisas sem estragar o que está perfeito!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Marco, leia a regra sobre negritos e fontes: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250

Quanto aos modelos VCC, funciona se usar somente a planta do modelo, mas alterando o perfil da asa, normalmente muito espesso. Mas tudo com material bem leve.

Este Cessna 180 já teve alguém que fez a partir da planta mas exagerou na madeira, ficou pesado.

Apesar da maioria dos nossos modelos ter a asa maior que o avião real, aumentar somente a asa de qualquer modelo sem muito critério realmente não é uma idéia muito boa, a empenagem pode se tornar insuficiente e torná-lo instável.

Neste caso acho mais prático reescalonar a planta toda até chegar a um tamanho mais fácil de construir. Foi assim que cheguei a um Cessna 172 de 1,4m com motor 400 reduzido, só que mais leve do que um VCC de 90cm...
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

vixi, começou... :) Realmente aumentar envergadura é algo que não acrescenta em nada... Vejam só: Aviões como piper e at-6 são aviões extremamente "asudos", e nem por isso, planam mais, etc... São aviões por incrivel que pareça, meio críticos. Às vezes para melhorar, tiramos até as ponteiras das asas :) Avião pra voar tem que ser leve mesmo. Um boeing 737, às vezes não consegue desviar de um obstáculo, por causa de 100 kg à mais que o avião deve decolar!
Bem eu nunca vi pessoalmte esses aviões vcc da aerobrás e não consta no site o peso. Pelo visto são bonitos, mas n vale à pena comprar o kit e converter em eletrico.

Abs
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

Eu fiz um da seguinte maneira, ( modelo Tamanco II se nao me engano da casa aerobras mesmo)
Nao mexi na estrutura da asa, apenas lixei as varetas nas partes onde nao seria usadas. entelei com monokote.
A fuzelajem que seria uma chapa de balsa com um reforso parrudo no montante eu subistitu por uma chapa de 4mm , aumentei a superficie de comando e coloquei aeleiron ( feitos com depron).

Peso final 320G equipamento: Motor GWS brushless ( +- 400g com lipo 2s) 3 servos Tower Pro 9G bat lipo 2s 1300mA.
nao tive a oportunidade de testar em voo ams acho que vai voar bem.
flws
Felipão
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 7:24 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Felipão »

Pois é galera, um amigo quase me bateu quando disse q ia fazer uma conversão dessa!
Mas agora irei usar o motor 15 de verdade, será com propursãio normal!
como manda na planta!
u q vc's acham?
paulistinha!
Responder