Fail Safe

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
gevanir gal
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 9:09 pm
Localização: São paulo

Fail Safe

Mensagem por gevanir gal »

Bom dia Amigos

Tenho um quadricoptero e utiliso um turnigy 9x. Ao pesquisar sobre a função fail safe no turnigy 9x observei várias pessoas falando que este rádio não possui fail safe, mas encontrei nenhum tópico específico sobre o assunto. É verídico isto ? então para que serve a função fail safe no menu do rádio ?
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

tem no manual,la explica direitinho tudo
abs
gevanir gal
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 9:09 pm
Localização: São paulo

Mensagem por gevanir gal »

Olha o que fala o manual, igual para helicoptero, planador ou avião.

FAIL SAFE ( MODO A PROVA DE FALHAS )

Esta função é ativada em caso de perda de sinal ou baixa voltagem da bateria do receptor (somenteem modo PCM).
Entre no menu FUNC SETTINGS, pressione a tecla MENU. Utilizando as teclas UP/DOWN
selecione a função FAIL SAF pressione a tecla MENU para acessar. Com as teclas +/- selecione
NOR o F/S. Pressione a tecla MENU para gravar a nova configuração e voltar ao menu anterior ou
pressione EXIT para sair sem salvar as configurações.


Ele dá a opção de acionar, ou não, cada um dos canais em Fail Safe, mas não deixa entrar como uma programação para o canal em que o Fail Safe estaja acionado.

Não sei se todos os rádios são assim, mas eu imaginava que teria que dar uma programação no canal para quando entrasse em Fail Safe, no meu caso precisaria baixar a programação do acelerador para o quad. ir baixando devagar, se o rádio falhar.

Obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Somente em modo PCM significa que só funciona no modo PCM. O problema é que os 2.4GHz surgiram antes de ser lençado um receptor FlySky PCM, em vez disto lançaram direto os 2.4... e esqueceram de colocar o failsafe.
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

amigo Gevanir, eh que nossos radios operam somente em FM-PPM e a funçao fail-safe parece-me que funciona somente em PCM pelo que entendo.
abs
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

o Alex disse tudo
Avatar do usuário
silmar10
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 3:48 pm
Localização: santos-sp

Mensagem por silmar10 »

[quote:6473dcde67="celso-jr"]tem no manual,la explica direitinho tudo
abs[/quote:6473dcde67]

pra responder com essa "dificil" explicação....melhor nem perder seu tempo.
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

silmar10 , melhor tentar responder com alguma certeza do que ficar criticando as outras pessoas e nao fazer nada.abs
Avatar do usuário
tiago232
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Dom Jan 03, 2010 7:49 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por tiago232 »

Ola Pessoal.

Éssa informação me interessa!!

Como assim inventaram o 2.4 mas esqueceram o fail safe?
Colocaram a programação no radio e não colocaram no modulo e receptor é isso?

Estava tentando acertar isso para usar no RTH do meu sistema FPV "fresquinho", mas sem sucesso.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não sei se deve ajudar alguém, mas pelo menos nos rádios Futaba FM PPM / PCM que tem a função fail safe, a função fail safe funciona perfeitamente em PPM desde que o receptor 2.4 GHz tenha essa função.
Como isso? Simples e vou explicar.
Tenho rádios Futaba e em um deles, o FP-T7UAFS, que tem a função fail safe em modo PCM, já que os receptores FM PPM não dispõe desse recurso, diz no manual dele que essa função só é disponível em PCM.
Bom, resolvi colocar um módulo ASSAN no meu rádio Futaba e todos sabem que os módulos 2.4 GHz, funcionam nos rádios com o sinal em PPM e não em PCM, logo, a função fail safe não estaria disponível. Errado!!!! :evil: :evil:
Depois de instalar o módulo ASSAN no meu rádio, fiz todas as configurações do aeromodelo, trimagem e tudo mais e fui voar e como o Anta aqui não fez o check list entre um voo e outro, a bateria havia saído do lugar e isso fez o aeromodelo ficar incontrolável lá em cima devido a muito peso de cauda e acabou caindo atrás de umas árvores. Deixei o rádio na mesa da pista, ligado e supervisionado pela DAC para ninguém tocar nele enquanto eu ia buscar o aeromodelo.
Chegando ao local, peguei o aeromodelo e notei que os servos se moveram e do nada o motor acelerou e não parou mais, pois eu fiquei entre o rádio e o aeromodelo atrás de umas árvores para ajudar e o receptor perdeu o sinal do rádio.
Até então, pensei ser uma pane no sistema do receptor, sei lá, mas pensando sobre isso, resolvi configurar o fail safe do rádio e fazer um teste, deixei o motor em 0 e os comandos de leme, profundor e ailerons, todos ao máximo para um lado aleatório, acelerei pouco o motor e desliguei o rádio, pimba, entrou em fail safe, pois o motor parou e os comandos de leme, profundor e ailerons, se moveram para o lado em que o fail safe havia sido configurado.
Resumindo tudo, pelo menos nos rádios Futaba, não interessa se está em PPM ou PCM, o fail safe funciona igual, desde que o receptor usado tenha essa função, coisa que sabemos que receptores FM PPM não tem essa função, mas receptores 2.4 GHz mesmo trabalhando em PPM, tem essa função e no caso, o fail safe do rádio funciona.
Sendo assim, o que define se o fail safe funciona ou não, não é o modo PPM ou PCM e sim se o receptor tem essa função, que no caso dos 2.4 GHz, acredito que todos tenham, pois se um xing ling 2.4 GHz ASSAN tem, por que os demais não irão ter?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder