Bomba de vacuo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Bomba de vacuo

Mensagem por rraulino »

Boa tarde,

estou iniciando no aprendizado da laminação em fibra de vidro e, já pensando no futuro, estou querendo construir uma máquina de vacuo.

O caso é que já li e reli algumas vezes os varios tópicos no forum que falam sobre o assunto, mas não achei nada que me desse uma luz de como fazer, passo a passo, uma maquina para esta finalidade (a maioria usando motor de geladeira ).

Como sou completamente leigo nessa parte, gostaria de ver se alguém pode me ajudar ?

Já li em um forum americano que o cara chegou a usar uma maquina de vacuo caseira para alimentos para fazer suas asas

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=186029

seria adequado ?


daria pra usar uma daquelas máquinas de vacuo para cartuchos de impressora para esta finalidade?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425199445-bomba-de-vacuo-krc-_JM

agradeço a ajuda
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

Desculpe a intromissão, porque também sou leigo neste assunto, mas verifique a possibilidade de usar um motor de geladeira para obter o vácuo.
Acredito que possa sair mais barato. só verifique se consegue pressão suficiente, com alguém que conheça sobre o assunto.
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:a0ac8b7639="hermesed"]Desculpe a intromissão, porque também sou leigo neste assunto, mas verifique a possibilidade de usar um motor de geladeira para obter o vácuo.
Acredito que possa sair mais barato. só verifique se consegue pressão suficiente, com alguém que conheça sobre o assunto.[/quote:a0ac8b7639]

pois é, eu também queria utilizar um motor de geladeira mas o caso é que não faço nem ideia de como proceder, já perguntei em algumas refrigerações por aqui pra ver se conseguia alguma luz.. mas nada
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

Sei que existem dois tubos no motor : um expele o ar com pressão e o outro aspira, podendo ser usado para criar vácuo num reservatório.
Sei disso porque montei um compressor com este motor e o tubo que aspira ficou sem função, mas eu estava tentando bolar algo com ele.
Existem os dois porque o ar, para sair de uma lado, precisa entrar por algum lugar. Pura lógica!!!
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

o problema de usar compressor de geladeira é que ele usa o ar que entra para resfrigeração, se usar como bomba de vácuo, acredito que possa correr o risco de fundir o motor.
Eu faço aeros com fibra e não vejo muita necessidade de usar vácuo, faça um laminado bem feito que não terá muita diferença.
Ao invés de vácuo, faço como aprendi aqui no fórum, lamino e tiro o excesso com papel toalha, fica leve e resistente.
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:97a7aa986a="hermesed"]Sei que existem dois tubos no motor : um expele o ar com pressão e o outro aspira, podendo ser usado para criar vácuo num reservatório.
Sei disso porque montei um compressor com este motor e o tubo que aspira ficou sem função, mas eu estava tentando bolar algo com ele.
Existem os dois porque o ar, para sair de uma lado, precisa entrar por algum lugar. Pura lógica!!![/quote:97a7aa986a]

pois é, também já pensei assim .. pela logica, uma entrada e outra saida.. mas pelo que li nos foruns o pessoal usa reservatórios pra controlar a pressão e para retenção do excesso de resina, vacuometro etc. Claro que posso estar aqui falando besteira, como já falei não entendo nada sobre o processo, mas pretendo construir uma mesmo assim
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:f3c4947484="roberto.mazza"]o problema de usar compressor de geladeira é que ele usa o ar que entra para resfrigeração, se usar como bomba de vácuo, acredito que possa correr o risco de fundir o motor.
Eu faço aeros com fibra e não vejo muita necessidade de usar vácuo, faça um laminado bem feito que não terá muita diferença.
Ao invés de vácuo, faço como aprendi aqui no fórum, lamino e tiro o excesso com papel toalha, fica leve e resistente.[/quote:f3c4947484]

pois é, também estou fazendo peças com essa mesma técnica, mas quero montar um para poder comparar os resultados. Quando se trata de aviões muito leves, como pylons, qualquer grama faz muita diferença..
HeliSpot10
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 9:22 pm
Localização: Uberaba- MG

Mensagem por HeliSpot10 »

Quer minha Opinião sobre Bomba de Vácuo para Laminas asas??







[size=7:8117b6455d]Nunca Usei e sempre minhas laminações ficaram perfeitas..[/size:8117b6455d]
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

Ate da para fazer bomba de vacuo com compressor de geladeira, o problema e que o
ar contem umidade e em pouco tempo que ficar sem uso ( dois a trez meses ) cria ferrugem nas partes internas e trava, ja tive um.
Se nao for uma laminacao muito especifica nao ha necessidade de vacuo, a funcao da bomba de vacuo nao e tirar o exesso de resina e sim manter a laminacao pressionada contra as paredes do molde.
Marcos Alcântara
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 4:51 pm
Localização: Bocaina - São Paulo

Mensagem por Marcos Alcântara »

Bom Dia,

Segue abaixo fotos da minha bomba.

CONSIDERAÇÕES:

Tenho ela há uns 10 anos e esta ótima; Não sei se compensa fazer uma para poucos modelos, haverá alguns gastos; o acabamento de uma asa feita nesse processo é muito superior a outras formas de laminar; você terá aumento de resistencia no laminado pois a fibra e a resina ficam em camada bem mais uniformes e prensadas no isopor ou similar; não ficam ondulações portanto voce reproduzirá o perfil de forma mais fiel e com isso se ganha em rendimento do modelo.

COMO É A BOMBA:

Um motor de geladeira (compre um usado mas com os amortecedores internos em bom estado), voce utiliza o tubo de entrada de ar (vácuo) que vai ligado a uma rede de mangueira tipo cristal com parede grossa (a parede fina pode se deformar); nessa rede voce tera 2 "Y" ou 2 "T" , o primeiro vai para um "vacometro" (manometro de pressão negativa), esse equipamento é facil encontrar e não custa caro, é necessario para controlar o quanto de vácuo voce esta utilizando a faixa de trabalho etc. A segunda saída vai para um avanço de distribuidor de carro (o meu é de um chevette), o avanço funciona com vácuo e quando é aplicado essa força ele solta uma haste, essa vai ate uma chave tipo utilizada para fim de curso (isso tbm é barato e facil de achar), a haste do avanço aciona a chave que liga e desliga o motor, essa chave deve ser fixada com porcas tipo borboleta para facilitar o ajuste de quanto voce quer de pressão e qual a faixa de trabalho que voce quer (explicando: voce liga o sistema ele puxa o ar do saco (bag) ate a pressão que voce quer ai o sistema se desliga e como todo saco vaza (entra ar) assim que chegar na pressão mínima que voce quer ele aciona o sistema que volta a funcionar, esse processo se repete ate que a resina estaja curada).

Na verdade a máquina é bem simples e fácil de fazer, o que da trabalho e desanima é uzar ela; cortar a asa colocar as longarinas aplicar a manta a resina colocar um plastico duro em cima e em baixo da asa colocar tudo isso no molde (negativo que sobrou do corta da asa), colocar tudo isso em um saco (que voce tera que fazer) vedado com massa de calafetar carro, vedar a mangueira, por o processo para funcionar e ficar esperando, esperando, esperando; como disse essa parte da um trabalho enorme.

Qualquer dúvida, pergunte vou respondendo ok.

Abraço,

Marcos Alcântara

[img:7f066af6f7]http://i1070.photobucket.com/albums/u490/fba3/P130612_0856_02.jpg[/img:7f066af6f7]
[img:7f066af6f7]http://i1070.photobucket.com/albums/u490/fba3/P130612_0856_01.jpg[/img:7f066af6f7]
[img:7f066af6f7]http://i1070.photobucket.com/albums/u490/fba3/P130612_0856.jpg[/img:7f066af6f7]
[img:7f066af6f7]http://i1070.photobucket.com/albums/u490/fba3/P130612_0855_02.jpg[/img:7f066af6f7]
[img:7f066af6f7]http://i1070.photobucket.com/albums/u490/fba3/P130612_0855.jpg[/img:7f066af6f7]
Responder