Bomba de vacuo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

SHOW!!! Gostei demais, vou guardar pra montar um desses, quando tiver mais tempo sobrando.
O saco já vi que tem gente que usa saco para guardar roupa à vácuo, é esse que você usa? Voce acha melhor usar esse sistema na asa ou na fuselagem também? Se bem que na fuselagem deve ser mais complicado, devido à quantidade de curvas...
Marcos Alcântara
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 4:51 pm
Localização: Bocaina - São Paulo

Mensagem por Marcos Alcântara »

Boa Tarde Roberto,

Não conheço o saco para guardar roupas, o que usei eu mesmo fiz, comprei o plastico, cortei um pouco maior que a asa, dobrei e vedei os 3 lados com massa para calafetar (usada em automóveis); acredito que se o saco para roupas for muito grande não dara certo ok.

Nunca tentei begar fuzelagem acredito que não daria certo, em asas usamos o molde negativo que sobra do corte pra que a mesma não se deforme ou empene durante a begagem,,,,,massss, e só tentar pra ver o que vira.

Marcos Alcântara
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Então, sobre o saco, já vi gente que usa e acha bom, é como esse aqui (o link é de um fabricante, mas voce acha aos montes no mercadolivre, similares chineses, acredito que mais baratos), tem de vários tamanhos, e tem uma valvula para retirada do ar
http://www.spacebagbrasil.com.br/
dê uma olhada, acredito que vá servir
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

Segue o link de uma bomba de vácuo utilizada na instalação de aparelhos de ar condicionado split.

http://www.webcontinental.com.br/produto.php?nome=bomba-de-vacuo-b42-continental-electronics-220v-cod-4975&referencia=5785
Aeromodelismo é muito bom, mas aeromodelismo com responsabilidade é uma maravilha...
Marcos Alcântara
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 4:51 pm
Localização: Bocaina - São Paulo

Mensagem por Marcos Alcântara »

Bom Dia,

Roberto gostei do space bag acho que vou testar isso em minha próxima asa.

Ale, essa bomba parece ser ótima, é um pouco mais cara que a "caseira" mas voce não tem que fabricar, é só comprar, talves precise de um sistema automático para manter a pressão durante a cura da resina; mas sem dúvidas e uma ótima opção.


Marcos Alcântara
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:7b19e3610b="Marcos Alcântara"]Bom Dia,

Segue abaixo fotos da minha bomba.

CONSIDERAÇÕES:

Tenho ela há uns 10 anos e esta ótima; Não sei se compensa fazer uma para poucos modelos, haverá alguns gastos; o acabamento de uma asa feita nesse processo é muito superior a outras formas de laminar; você terá aumento de resistencia no laminado pois a fibra e a resina ficam em camada bem mais uniformes e prensadas no isopor ou similar; não ficam ondulações portanto voce reproduzirá o perfil de forma mais fiel e com isso se ganha em rendimento do modelo.

COMO É A BOMBA:

Um motor de geladeira (compre um usado mas com os amortecedores internos em bom estado), voce utiliza o tubo de entrada de ar (vácuo) que vai ligado a uma rede de mangueira tipo cristal com parede grossa (a parede fina pode se deformar); nessa rede voce tera 2 "Y" ou 2 "T" , o primeiro vai para um "vacometro" (manometro de pressão negativa), esse equipamento é facil encontrar e não custa caro, é necessario para controlar o quanto de vácuo voce esta utilizando a faixa de trabalho etc. A segunda saída vai para um avanço de distribuidor de carro (o meu é de um chevette), o avanço funciona com vácuo e quando é aplicado essa força ele solta uma haste, essa vai ate uma chave tipo utilizada para fim de curso (isso tbm é barato e facil de achar), a haste do avanço aciona a chave que liga e desliga o motor, essa chave deve ser fixada com porcas tipo borboleta para facilitar o ajuste de quanto voce quer de pressão e qual a faixa de trabalho que voce quer (explicando: voce liga o sistema ele puxa o ar do saco (bag) ate a pressão que voce quer ai o sistema se desliga e como todo saco vaza (entra ar) assim que chegar na pressão mínima que voce quer ele aciona o sistema que volta a funcionar, esse processo se repete ate que a resina estaja curada).

Na verdade a máquina é bem simples e fácil de fazer, o que da trabalho e desanima é uzar ela; cortar a asa colocar as longarinas aplicar a manta a resina colocar um plastico duro em cima e em baixo da asa colocar tudo isso no molde (negativo que sobrou do corta da asa), colocar tudo isso em um saco (que voce tera que fazer) vedado com massa de calafetar carro, vedar a mangueira, por o processo para funcionar e ficar esperando, esperando, esperando; como disse essa parte da um trabalho enorme.

Qualquer dúvida, pergunte vou respondendo ok.

Abraço,

Marcos Alcântara

[/quote:7b19e3610b]

Bom dia amigo, suas considerações e fotos me esclareceram muita coisa, eu agradecço muito pela ajuda. Você tem noção de quanto $$ gastou na construção ?

obrigado
Rangel
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:ca271283ec="roberto.mazza"]Então, sobre o saco, já vi gente que usa e acha bom, é como esse aqui (o link é de um fabricante, mas voce acha aos montes no mercadolivre, similares chineses, acredito que mais baratos), tem de vários tamanhos, e tem uma valvula para retirada do ar
http://www.spacebagbrasil.com.br/
dê uma olhada, acredito que vá servir[/quote:ca271283ec]

Bom dia amigo,
acho que esse é o mesmo princípio das maquinas de selar a vacuo para alimentos (VACUUM SEALER):

http://www.polishop.com.br/SELADORA-A-VACUO-VACUUM-SEALER---VACUUM-BOX/p?utm_source=buscape&utm_medium=ppc&utm_campaign=COZINHA&utm_content=%5B26380%5D%20SELADORA_A_VACUO_VACUUM_SEALER_VACUUM_BOX_-_POLISHOP_-_POLISHOP&SellerID=chQKAAAC6XsAAAD3sNQwPyTU

também já pensei nisso, mas não sei se elas tem pressão suficiente e a maquina sela o pacote a vacuo e ponto. Caso exista o mínimo de vazamento o trabalho está comprometido.

neste artigo o cara usa uma dessas:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=186029

obrigado
Rangel
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:e0dd90b066="ale_nevesbr"]Segue o link de uma bomba de vácuo utilizada na instalação de aparelhos de ar condicionado split.

http://www.webcontinental.com.br/produto.php?nome=bomba-de-vacuo-b42-continental-electronics-220v-cod-4975&referencia=5785[/quote:e0dd90b066]

Bom dia amigo,

parece uma boa opção mas acho que vou tentar montar uma caseira pra ver no que dá

obrigado pela dica

abraço
Rangel
Marcos Alcântara
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 4:51 pm
Localização: Bocaina - São Paulo

Mensagem por Marcos Alcântara »

Bom dia amigos,
RRaulino,, que bom que pude ajudar!
Sobre o preço da minha máquina, não me lembro quanto gastei, mas é relativamente barata, voce ira gastar sómente com o motor (vc acha ate em ferro velho) o vacuometro (não deve ser caro) e a chave (tambem é barata); o restante é mangueira e as conexões em "T" voce compra em loja de acessórios para automóveis (são utilizadas em mangueira d'agua para o injetor que limpa o para brisa).
Sobre a Máquina que esta no RCgroups deve funcionar mas na minha opinião antes de comprar seria bom conversar com quem já esta usando esse equipamento; e bomba caseira puxa bem a ponto de deformar a asa, por isso é necessário o vacuometro para que vc tenha paramentros de pressão negativa para cada tipo de isopor que usar, além de claro sempre colocar a asa no molde negativo que sobrou do corte da asa.
Mas siga em frente, todo bom aeromodelista é um bom pesquisador, cientista, técnico, construtor etc (rsrs)

Abraço,

Marcos Alcântara
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:293aa4a638="Marcos Alcântara"]Bom dia amigos,
RRaulino,, que bom que pude ajudar!
Sobre o preço da minha máquina, não me lembro quanto gastei, mas é relativamente barata, voce ira gastar sómente com o motor (vc acha ate em ferro velho) o vacuometro (não deve ser caro) e a chave (tambem é barata); o restante é mangueira e as conexões em "T" voce compra em loja de acessórios para automóveis (são utilizadas em mangueira d'agua para o injetor que limpa o para brisa).
Sobre a Máquina que esta no RCgroups deve funcionar mas na minha opinião antes de comprar seria bom conversar com quem já esta usando esse equipamento; e bomba caseira puxa bem a ponto de deformar a asa, por isso é necessário o vacuometro para que vc tenha paramentros de pressão negativa para cada tipo de isopor que usar, além de claro sempre colocar a asa no molde negativo que sobrou do corte da asa.
Mas siga em frente, todo bom aeromodelista é um bom pesquisador, cientista, técnico, construtor etc (rsrs)

Abraço,

Marcos Alcântara[/quote:293aa4a638]

Amigo,

poderias me responder o usou pra fazer o bico no saco de vacuo ? comprou algum conector especial ?


abraço
Rangel, Msc
Responder