Tutorial 3GX Align. V 2.0 e 1.2

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:a94fa22983="mvargas109"]Pessoal, estou precisando de uma ajuda . Comprei um TREX 600 FBL que já veio com a versão 2.0, fui fazendo de acordo com o passo-a-passo do programa , coloquei em modo DIR , +12 e -12 , 8º no aileron tudo blz , mas não encontrei em lugar nenhum dizendo em que momento eu devo configurar a curva de passo. Como a começei do zero está 0,25,50,75,100 meu radio é um Futaba 7canais , quero colocar a curva que sempre uso -4º,-2º,0º,+6º,+10º. Não faço voo 3D , meu voo é basico. Alguem pode me dar um help ?[/quote:a94fa22983]

Essa parte do 3GX onde configura +12 e -12 é o inicio da configuração de curva de passo, nela que o 3GX vai intender quanto de passo você tem para ele fazer as devidas correções. As configurações de curva em modo NORMAL, IDLE1 e IDLE2 ( caso houver ) deve ser feita fora do modo DIR, alterando apenas os valores no radio da curva de passo. Lembre-se qualquer alteração nos links, subtrins, swatmix deve ser feita em modo DIR. EndPoints ou TravelAdjust sempre em 100%.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Uma duvida que tenho é que após a configuração do 3gx, se colocado comando todo na diagonal, independente qual ponto da diagonal, e girar o rotor dá batente na bailarina com os Radius Arm, não sei se o 3gx faz a correção em voo para não deixar dar esse batente e por segurança reduzi o Elevator Travel Limit e Aileron Travel Limite no software via PC. Com a configuração padrão desses parametros que é 70% obtive 14º de ciclico, após reduzir esses parametros para 50% obtive 11º de ciclico no qual foi o ponto que não deu batente. Quem for mais experiente e poder me dar uma luz sobre isso agradeço bastante. Vlw pessoal
Avatar do usuário
fernandosimoes
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Dom Set 27, 2009 8:43 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por fernandosimoes »

Boa noite pessoal, adquiri um 700N com rotor fbl, mas me indicaram a colocar o flybar . A informação é que a vibração do motor dá interferência no sistema devido a sensibilidade. Alguém pode me tirar esta dúvida?
0277
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 12:36 am
Localização: caçapava sp

Mensagem por 0277 »

[quote:bf518050dd="fernandosimoes"]Boa noite pessoal, adquiri um 700N com rotor fbl, mas me indicaram a colocar o flybar . A informação é que a vibração do motor dá interferência no sistema devido a sensibilidade. Alguém pode me tirar esta dúvida?[/quote:bf518050dd]

total absurdo essa de colocar flybar, o 3gx funciona perfeitamente em helis nitro, eu tenho 2, funcionando perfeitamente, é apenas configurar e voar sem medo amigo, pode ficar tranquilo que voa 100% nitro com fbl....
logo 600sx, t rex nitro 600 cgy750, radio futaba 14mz 2.4 ghz
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:e6435b50c3="0277"][quote:e6435b50c3="fernandosimoes"]Boa noite pessoal, adquiri um 700N com rotor fbl, mas me indicaram a colocar o flybar . A informação é que a vibração do motor dá interferência no sistema devido a sensibilidade. Alguém pode me tirar esta dúvida?[/quote:e6435b50c3]

total absurdo essa de colocar flybar, o 3gx funciona perfeitamente em helis nitro, eu tenho 2, funcionando perfeitamente, é apenas configurar e voar sem medo amigo, pode ficar tranquilo que voa 100% nitro com fbl....[/quote:e6435b50c3]

concordo plenamente. O que mais se vê hoje em dia é a evolução do FBL, independente de eletrico ou nitro o sistema foi feito para ambos. Aqui na minha cidade tem varios nitro com fbl.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Aramis Rocha
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 12:36 am
Localização: Campinas

Mensagem por Aramis Rocha »

Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote]
Avatar do usuário
aeroldn
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:04 pm
Localização: Londrina-PR
Contato:

Mensagem por aeroldn »

ROCK, parabéns amigo, vc. foi fantástico nos detalhes,,, ajudou muito, vou tentar a configuração, grato, Alex Londrina-PR
Avatar do usuário
cssmlinux
membro
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:21 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por cssmlinux »

[quote:19bb36a90b="Aramis Rocha"]Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote:19bb36a90b]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote][/quote]
isso mesmo, EU faco assim mesmo..muita gente mexe nos links pra nao mexer nos endpoint..eu mexo uns 3% nos endpoint e nunca tive problema com o 3gx, mas configuro via pc com a confguracao do leon luke....esta perfeito......
Avatar do usuário
cssmlinux
membro
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:21 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por cssmlinux »

[quote:961006844b="fernandosimoes"]Boa noite pessoal, adquiri um 700N com rotor fbl, mas me indicaram a colocar o flybar . A informação é que a vibração do motor dá interferência no sistema devido a sensibilidade. Alguém pode me tirar esta dúvida?[/quote:961006844b]
tenho um 700 nitro fbl com 3gx e eh perfeitoooooooooo
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:381d2793fb="cssmlinux"][quote:381d2793fb="Aramis Rocha"]Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote:381d2793fb]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote:381d2793fb][/quote]
isso mesmo, EU faco assim mesmo..muita gente mexe nos links pra nao mexer nos endpoint..eu mexo uns 3% nos endpoint e nunca tive problema com o 3gx, mas configuro via pc com a confguracao do leon luke....esta perfeito......[/quote]

Só um detalhe no item 6
[color=red:381d2793fb]6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao[/color:381d2793fb]
Se não me engano no manual informa para não mexer nos EndPoints (TravelAdjust), ou seja, deixar todos em 100%. Lembro que no inicio não estava consguindo +12 e -12 na mesma proporção e tive que mexer nos EndPoints, com isso o heli deu uma escapada boa que por sorte consegui segurar, depios disso coloquei na bancada deixei os endpoints em 100% e mexi somente no SwatMix, depois de mexer muito consegui deixar +12 e -12, ficou perfeito. Verifica isso ai em, posso estar enganado mas tenho quase certeza que vi isso no manual.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Responder