EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:56fec76aae="DanMazari"]Ola Mac, tudo bem?
estava analizando a minha construcao agora e reparei apos o chapeamento que a cauda do meu tucano esta levemento torcida para um lado, mas o leme esta alinhado!
oque vc acha? sera q vai ter mt problema em voo?
um Abraco

Daniel[/quote:56fec76aae]
Daniel,

Quando montei a primeira versão desta planta também tive o mesmo problema. O leme está alinhado com o quê? Se puder colocar uma foto desta torção ajuda a entender qual será o problema.

Inicialmente eu acredito que dê problema sim.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Essa é uma questão interessante, pois o alinhamento da deriva neste modelo me intriga.

Pelo que vejo a deriva está intimamente ligada a fiselagem, já na construção parece uma continuação. E isso me dá um nó no cérebro!!!

Quando aprendi, me disseram para construira a asa e a fuselagem, depois alinha e fixar a asa à fuselagem (seja com elásticos ou com parafusos, dependendo de cada modelo), SEM a empenagem.

Com a asa em posição, fixar o estabilizador horizontal - normalmento colo com epoxi lenta, devidamente alinhado à asa, tanto na distância quanto no horizonte (nível). Depois é que se fixa a deriva, em ângulo reto com o estabilizador horizontal.

Em um modelo como o Tucano, que a deriva já sai pronta, acredito que será necessário ajustar o berço da asa para que a deriva e a asa estejam nivelados um pelo outro, e por fim o estabilizador horizontal, em ângulo reto com a deriva. Seria isso????
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:ba826992b5="Rho"]Essa é uma questão interessante, pois o alinhamento da deriva neste modelo me intriga.

Pelo que vejo a deriva está intimamente ligada a fiselagem, já na construção parece uma continuação. E isso me dá um nó no cérebro!!!

Quando aprendi, me disseram para construira a asa e a fuselagem, depois alinha e fixar a asa à fuselagem (seja com elásticos ou com parafusos, dependendo de cada modelo), SEM a empenagem.

Com a asa em posição, fixar o estabilizador horizontal - normalmento colo com epoxi lenta, devidamente alinhado à asa, tanto na distância quanto no horizonte (nível). Depois é que se fixa a deriva, em ângulo reto com o estabilizador horizontal.
Rio
Em um modelo como o Tucano, que a deriva já sai pronta, acredito que será necessário ajustar o berço da asa para que a deriva e a asa estejam nivelados um pelo outro, e por fim o estabilizador horizontal, em ângulo reto com a deriva. Seria isso????[/quote:ba826992b5]
Sim Randal.

Esse modelo exige cuidado triplicado com todos os alinhamentos. Precisa estar tudo 100% no esquadro senão fica difícil alinhar depois. Por ter a cauda varetada, e muito fácil acontecer a torção que o Daniel relatou.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
DanMazari
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 9:40 am
Localização: telemaco borba, parana

Mensagem por DanMazari »

[quote:9d7623e75e="Mac2"][quote:9d7623e75e="DanMazari"]Ola Mac, tudo bem?
estava analizando a minha construcao agora e reparei apos o chapeamento que a cauda do meu tucano esta levemento torcida para um lado, mas o leme esta alinhado!
oque vc acha? sera q vai ter mt problema em voo?
um Abraco

Daniel[/quote:9d7623e75e]
Daniel,

Quando montei a primeira versão desta planta também tive o mesmo problema. O leme está alinhado com o quê? Se puder colocar uma foto desta torção ajuda a entender qual será o problema.

Inicialmente eu acredito que dê problema sim.

Abs

Marco Aurelio[/quote:9d7623e75e]
Anexos
sdsd (640x568) (250x222) (150x133) (100x89).jpg
sdsd (640x568) (250x222) (150x133) (100x89).jpg (29.5 KiB) Exibido 10787 vezes
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Daniel,

Não consegui visualizar com detalhes o desalinhamento da cauda, mas pelo pouco que pude notar, poderá te dar problemas sim. Se ainda tiver condições, descole as peças e refaça o alinhamento...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
DanMazari
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 9:40 am
Localização: telemaco borba, parana

Mensagem por DanMazari »

[quote:4181af8bde="Mac2"]Daniel,

Não consegui visualizar com detalhes o desalinhamento da cauda, mas pelo pouco que pude notar, poderá te dar problemas sim. Se ainda tiver condições, descole as peças e refaça o alinhamento...

Abs

Marco Aurelio[/quote:4181af8bde]

nao aprendi ainda a postar fotos, desculpe!
se voce puder entre no meu facebook nas duas ultimas fotos mostra bem o desalinhamento
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.257468694365848.54309.100003081589785&type=3

Um Abraco
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:2ceaf4e0aa="DanMazari"][quote:2ceaf4e0aa="Mac2"]Daniel,

Não consegui visualizar com detalhes o desalinhamento da cauda, mas pelo pouco que pude notar, poderá te dar problemas sim. Se ainda tiver condições, descole as peças e refaça o alinhamento...

Abs

Marco Aurelio[/quote:2ceaf4e0aa]

nao aprendi ainda a postar fotos, desculpe!
se voce puder entre no meu facebook nas duas ultimas fotos mostra bem o desalinhamento
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.257468694365848.54309.100003081589785&type=3

Um Abraco[/quote:2ceaf4e0aa]
Daniel,

Você pode obter o link da imagem, clicando com o botão direito do mouse sobre a mesma e colando aqui no foram entre as tags: [ i m g ] [ / i m g ]

Veja a foto abaixo como ficaria:
[code:1:2ceaf4e0aa][img]https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/580842_258169080962476_383116639_n.jpg[/img][/code:1:2ceaf4e0aa]

[img:2ceaf4e0aa]https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/580842_258169080962476_383116639_n.jpg[/img:2ceaf4e0aa]

O desalinhamento está bem acentuado, você terá sérios problemas para trimar o modelo. Recomendo tentar desfazer a colagem e entelagem da cauda, refazendo-a coma fuselagem e a cauda "travada" de alguma forma para que não ocorra a torção.

Para mim o problema aconteceu quando você estava fazendo o processo de colagem das varetas, a fase que postou na foto que coloquei acima.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
DanMazari
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 9:40 am
Localização: telemaco borba, parana

Mensagem por DanMazari »

[quote:b54d56e099="Mac2"][quote:b54d56e099="DanMazari"][quote:b54d56e099="Mac2"]Daniel,

Não consegui visualizar com detalhes o desalinhamento da cauda, mas pelo pouco que pude notar, poderá te dar problemas sim. Se ainda tiver condições, descole as peças e refaça o alinhamento...

Abs

Marco Aurelio[/quote:b54d56e099]

nao aprendi ainda a postar fotos, desculpe!
se voce puder entre no meu facebook nas duas ultimas fotos mostra bem o desalinhamento
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.257468694365848.54309.100003081589785&type=3

Um Abraco[/quote:b54d56e099]
Daniel,

Você pode obter o link da imagem, clicando com o botão direito do mouse sobre a mesma e colando aqui no foram entre as tags: [ i m g ] [ / i m g ]

Veja a foto abaixo como ficaria:
[code:1:b54d56e099][img]https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/580842_258169080962476_383116639_n.jpg[/img][/code:1:b54d56e099]

[img:b54d56e099]https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/580842_258169080962476_383116639_n.jpg[/img:b54d56e099]

O desalinhamento está bem acentuado, você terá sérios problemas para trimar o modelo. Recomendo tentar desfazer a colagem e entelagem da cauda, refazendo-a coma fuselagem e a cauda "travada" de alguma forma para que não ocorra a torção.

Para mim o problema aconteceu quando você estava fazendo o processo de colagem das varetas, a fase que postou na foto que coloquei acima.

Abs

Marco Aurelio[/quote:b54d56e099]


Verdade, tambem estou achando que foi durante o processo de envaretamento, hj eu cortei o leme e fiz uma "gambiarra" colando ele na posicao a qual ele fika alinhado cm o motor, o problema agora esta na parte inferior trazeira a qual esta torcida pro lado esquerdo.... estou achando que vai dar mt trabalho desmontar a parte trazeira, vou tentar lixar a parte q fikou mas torcida e arrumar com massa da renner...

acho que o unico problema que vou ter vai ser na hora de trimagem certo?
mais acredito eu que depois de trimado, voara trankilo.... vamos ver!

Um Abraco

Daniel
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:f2178f802b="DanMazari"]
Verdade, tambem estou achando que foi durante o processo de envaretamento, hj eu cortei o leme e fiz uma "gambiarra" colando ele na posicao a qual ele fika alinhado cm o motor, o problema agora esta na parte inferior trazeira a qual esta torcida pro lado esquerdo.... estou achando que vai dar mt trabalho desmontar a parte trazeira, vou tentar lixar a parte q fikou mas torcida e arrumar com massa da renner...

acho que o unico problema que vou ter vai ser na hora de trimagem certo?
mais acredito eu que depois de trimado, voara trankilo.... vamos ver!

Um Abraco

Daniel[/quote:f2178f802b]
Da forma como está acredito que nem dê para trimar. Vamos ver se os colegas mais experientes tem alguma sugestão melhorpara te ajudar.

Abs

MArco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
DanMazari
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 9:40 am
Localização: telemaco borba, parana

Mensagem por DanMazari »

[quote:02001bb100="Mac2"][quote:02001bb100="DanMazari"]
Verdade, tambem estou achando que foi durante o processo de envaretamento, hj eu cortei o leme e fiz uma "gambiarra" colando ele na posicao a qual ele fika alinhado cm o motor, o problema agora esta na parte inferior trazeira a qual esta torcida pro lado esquerdo.... estou achando que vai dar mt trabalho desmontar a parte trazeira, vou tentar lixar a parte q fikou mas torcida e arrumar com massa da renner...

acho que o unico problema que vou ter vai ser na hora de trimagem certo?
mais acredito eu que depois de trimado, voara trankilo.... vamos ver!

Um Abraco

Daniel[/quote:02001bb100]
Da forma como está acredito que nem dê para trimar. Vamos ver se os colegas mais experientes tem alguma sugestão melhorpara te ajudar.

Abs

MArco Aurelio[/quote:02001bb100]

vou desmontar aparte trazeira entao...
ou talvez eu faca outro novo! vamos ver

Um Abraco

Daniel
Responder