Construcao Planador tipo Lak-19

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Se posso dar 1 opinião, acho que pode ser umas 3 ou até 4 "demãos" de cêra, depois desmoldante a base de pva, e se a peça for um laminado muito fino, tente soltar uma das arestas do laminado do molde, e coloque em baixo de uma torneira d'água regulada para soltar um "fio" de água...

A água vai penetrar entre o laminado e o molde, e como sabemos, o desmoldante, que é à base de PVA é soluvel em água....
Vai soltar a peça do molde muito façilmente.

Fabio Gilii
(alemão)
www.guiacnc.com.br
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

[quote:0aba91744a="Alemão"]Se posso dar 1 opinião, acho que pode ser umas 3 ou até 4 "demãos" de cêra, depois desmoldante a base de pva, e se a peça for um laminado muito fino, tente soltar uma das arestas do laminado do molde, e coloque em baixo de uma torneira d'água regulada para soltar um "fio" de água...

A água vai penetrar entre o laminado e o molde, e como sabemos, o desmoldante, que é à base de PVA é soluvel em água....
Vai soltar a peça do molde muito façilmente.

Fabio Gilii
(alemão)
www.guiacnc.com.br[/quote:0aba91744a]

Otima dica, vou tentar fazer isso. Mas primeiro eu preciso terminar de desgrudar o laminado que esta dificil de sair do molde, ja tirei de uma metade, ainda falta a outra.
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Finalmente sobrou um tempo esse final de semana e eu criei coragem de continuar com o projeto do planador, segui as dicas do pessoal e utilizei desmoldante em cera seguido de 3 demãos de desmoldante líquido a base de PVA no molde antes de começar a laminar o tecido de fibra de vidro. Resultado....desmoldou sem problemas!!!! O unico inconveniente é que o acabamento não ficou mil maravilhas porque a ultima tentativa de laminar neste molde a fibra grudou e não saiu direito, ficaram algumas marcas. Provavelemente vou ter que dar um novo acabamento na fuselagem de fibra para ficar "lisinha".
Uma duvida que intriga aqui na minha cabeça é na hora de aplicar o desmoldante líquido, ficam algumas marcas do pincel e olha que eu utilizei um bem macio, alguem utiliza alguma outra técnica na hora de aplicar este desmoldante?
Espero que agora eu consiga terminar este planador o mais rapido possivel sem novos imprevistos.
Anexos
2 camadas de tecido laminado no molde
2 camadas de tecido laminado no molde
1.JPG (22.66 KiB) Exibido 19253 vezes
Duas metades depois de laminada
Duas metades depois de laminada
2.JPG (20.13 KiB) Exibido 19252 vezes
Encaixe
Encaixe
4.JPG (20.14 KiB) Exibido 19256 vezes
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Uma observação:

As duas metades da fuselagem devem ser coladas antes de desmoldar.
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

[quote:72cafdeeff="harpia"]Uma observação:

As duas metades da fuselagem devem ser coladas antes de desmoldar.[/quote:72cafdeeff]

Eu me lembrei dessa sua dica, mas como essa foi a primeira fuselagem que eu tirei do molde eu desmoldei antes de fechar só para ver se realmente não ia ter mais problemas.
Christiano Emery
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Abr 28, 2006 11:08 am
Localização: Brasília

Perfil e laminação da asa

Mensagem por Christiano Emery »

Pessoal,
Parabéns Rodrigo pelo planador está ficando belíssimo. Você poderia disponibilizar o arquivo do desenho do perfil da asa e do winglet (pode ser no formato que você tiver). Parece-me que o perfil escolhido foi o S3021. Será que este perfil ficaria bom para um planador tipo lak-19 de 3,5 metros de envergadura?

Estou pensando em fazer algo próximo do que li aqui, assim:
Envergadura 3500 mm
Raiz 150 mm
Meio 120 mm
Ponta 100 mm
winglet 40 mm

Eu vi em um site na Alemanha que eles fazem os grandoes com uma só longarina cujo o corte tem formato de "I", na qual o núcleo é de espuma de PVC rígido e laminado com fibra de carbono, tecido biaxial (acho que em 90º), fibras unidirecionais. Será que dá para fazer os pequenos da mesma forma? A asa toda laminada em carbono? No site www.barracudatec.com.br (do Rio de Janeiro) tem ótimas dicas de como laminar em vacum bag. Minha dúvida está na estrutura de uma longarina só. Eu fiz um curso no Boat Show de SP em 2004 e aprendi a fazer estas laminações que são da aviação, mas no curso foi aplicada para barcos. A Barracuda fornece essa fibra com 30g o metro quadrado. Na esperiência de vocês seria viável algo assim? A laminação da forma é muito parecida com o que você fez Rodrigo, só que estou pensando em tentar algo mais simples, a forma macho eu faria igualzinho você fez, só que o isopor seria o de alto impacto (caixinha de ovo, depron) mais duro para aguentar a pressão negativa, mas a fêmea eu penso em fazer em lâmina de PVC incolor: é assim: pega-se duas lâminas de PVC, coloca a forma positiva no meio, fecha-se as extremidades com fita dá um vácuo de 1 ATM negativo e com o soprador de calor por fora vai dando forma ao molde, quando esfriar o molde está pronto e com ótimo acabamento liso. Eu vou fazer uns testes se der certo eu mostro aqui com fotos como eu fiz.
Parabéns
mande mais fotos
Christiano
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Re: Perfil e laminação da asa

Mensagem por harpia »

[quote:dbad6386b5="Christiano Emery"]Pessoal,
Parabéns Rodrigo pelo planador está ficando belíssimo. Você poderia disponibilizar o arquivo do desenho do perfil da asa e do winglet (pode ser no formato que você tiver). Parece-me que o perfil escolhido foi o S3021. Será que este perfil ficaria bom para um planador tipo lak-19 de 3,5 metros de envergadura?

Estou pensando em fazer algo próximo do que li aqui, assim:
Envergadura 3500 mm
Raiz 150 mm
Meio 120 mm
Ponta 100 mm
winglet 40 mm

Eu vi em um site na Alemanha que eles fazem os grandoes com uma só longarina cujo o corte tem formato de "I", na qual o núcleo é de espuma de PVC rígido e laminado com fibra de carbono, tecido biaxial (acho que em 90º), fibras unidirecionais. Será que dá para fazer os pequenos da mesma forma? A asa toda laminada em carbono? No site www.barracudatec.com.br (do Rio de Janeiro) tem ótimas dicas de como laminar em vacum bag. Minha dúvida está na estrutura de uma longarina só. Eu fiz um curso no Boat Show de SP em 2004 e aprendi a fazer estas laminações que são da aviação, mas no curso foi aplicada para barcos. A Barracuda fornece essa fibra com 30g o metro quadrado. Na esperiência de vocês seria viável algo assim? A laminação da forma é muito parecida com o que você fez Rodrigo, só que estou pensando em tentar algo mais simples, a forma macho eu faria igualzinho você fez, só que o isopor seria o de alto impacto (caixinha de ovo, depron) mais duro para aguentar a pressão negativa, mas a fêmea eu penso em fazer em lâmina de PVC incolor: é assim: pega-se duas lâminas de PVC, coloca a forma positiva no meio, fecha-se as extremidades com fita dá um vácuo de 1 ATM negativo e com o soprador de calor por fora vai dando forma ao molde, quando esfriar o molde está pronto e com ótimo acabamento liso. Eu vou fazer uns testes se der certo eu mostro aqui com fotos como eu fiz.
Parabéns
mande mais fotos
Christiano[/quote:dbad6386b5]

Para a laminação da asa em carbono, vidro, aramida, etc, podes usar a técnica deste sitio http://www.cenece.com/IdeaAlaFibra.htm.
Fazer o molde de PVC para peças sem percisão é possível, mas para uma asa não dá.
Aquelas lâminas de PVC rígido da Barracuda servem para laminação a vácuo de painéis de composite. Eu tenho aqui as lâminas de 4mm, e uma vez fiz uma asa cortando lâminas de 1,5mm com fio quente e laminando no molde com vácuo. Ficou muito resistente e rígido, porém a balsa é melhor e mais leve. Parece muito com a fabricação do casco dos barcos.
Quanto a corda da asa, depende do projeto. Eu tenho um plug de planador ASW 28 de 350 cm de envergaduta, e o perfil da raiz tem 230mm, e na ponta 110mm. A planta da asa pode varia dependendo do desenho e escala, mas no mínimo deve-se respeitar essas medidas, pois é o que já existe atualmente e tem funcionado.
Em planadores de 1/3 de escala, com envergadura acima dos 500 cm, geralmente se respeita a escala da corda do perfil original ( apenas corda). Digamos que seja uma corda 1:1 de 100 cm, na escala 1:3 ficará com 330mm.
Planadores abaixo de 500 cm, geralmente 1:4 , tem uma corda que varia de 230 a 250mm.
Para planadores menores, abaixo de 300 cm, tenho observado que a corda não é menor que 150mm, parece ser padrão, devido ao regime de Reynolds.
O que podemos concluir é que outros antes de nós outros já experimentaram e nos deram as dicas e agora nós só temos que escolher.
Sobre as longarinas nesse sitio tem tudo que você precisa saber http://perso.orange.fr/g.risbourg/construire/construire.htm
Edson
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Perfil e laminação da asa

Mensagem por Rodrigo2004 »

Christiano,

O perfil que eu estou usando é o S3021 mesmo, eu gerei as nervuras direto no profili, no meu desenho no CAD tem as nervuras da raiz, meio e ponta.
O perfil para a asa do seu planador de 3,5m acho que poderia ser o S3021 sem problemas basta seguir as dicas do Edson referente a corda da asa. Uma asa de 3,5m justificaria você utilizar fibra de carbono nas longarinas e fazer ela toda laminada, só tome cuidado para não ficar com excesso de resina.
Quanto ao molde de PVC eu não conheço essa tecnica, mas se você tem pratica para usa-lo eu não vejo problemas, eu mesmo utilizei até gesso para fazer o molde e ficou muito bom.
Só mais uma dica....não esqueça de usar desmoldante liquido no seu molde, senão o resultado pode ser desastroso!!!

Se alguem quiser a planta em .dwg do planador mande uma MP com e-mail.
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Nova etapa concluida, fuselagem com links de comando instalados e as duas metades da fuselagem laminadas.

As duas metades foram laminadas da maneira que nosso amigo Edson explicou em alguns posts atrás usando micro ballon, porém ela foi fechada após laminar as duas metades separadas.

Depois de fechada a resistência da fuselagem ficou muito boa, excelente resistência a torção e também ficou muito leve, peso final de 160g. ainda pretendo passar um fundo e pinta-lá para melhorar o acabamento que foi prejudicado por motivos já explicados antes, com isso ela ainda vai ganhar mais um pouco de peso.
Anexos
Fuselagem no molde antes de fechar com micro ballon
Fuselagem no molde antes de fechar com micro ballon
F1.JPG (22.73 KiB) Exibido 19471 vezes
Molde fechado
Molde fechado
F2.JPG (21.6 KiB) Exibido 19471 vezes
Linkagem na asa
Linkagem na asa
F3.JPG (33.19 KiB) Exibido 19471 vezes
fuselagem fechada
fuselagem fechada
F4.JPG (19.96 KiB) Exibido 19471 vezes
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

mais fotos
Anexos
Interior
Interior
F5.JPG (16.46 KiB) Exibido 19467 vezes
Comando do profundor
Comando do profundor
F6.JPG (17.62 KiB) Exibido 19467 vezes
Responder