ER9x

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

ER9x

Mensagem por alexcmag »

Como tive que responder a mesma pergunta várias vezes nos últimos dias, vou fazer um resumo das principais vantagens e desvantagens do ER9x.

Vantagens:
- Memória para até 16 modelos com nome;
- Até 16 canais (vide abaixo);
- Saída PPM configurável para normal ou reverso, largura de pulso desejada, quantidade de canais desejada (4/6/8/10/12/14/16, útil com DragonLink ou módulo JETI de 16 canais). O módulo original só suporta 8 canais;
- Pode ser configurado para utilizar dois módulos, um ligado na traseira normalmente e outro usando o sinal de trainer (é preciso fazer a ligação na placa), criando um sistema de 8 + 8 canais (16 canais proporcionais);
- Muito mais fácil de editar nomes;
- Permite usar qualquer chave para qualquer coisa;
- Permite usar dual rate em uma única chave, à preferência do usuário;
- Permite usar triplo-rate;
- Permite configurar o nome do usuário
- O modo de bip é configurável entre silencioso, apenas alarmes, extra-curto, curto, normal, longo, extra-longo, para não acordar a família toda enquanto configura rádio de noite;
- O modo de som pode ser configurado entre bip normal e PiSpkr. No PiSpkr ele é multitonal, dá para acompanhar pela tonalidade o funcionamento dos trims;
- Permite configurar o alarme da bateria na tensão que quiser;
- Permite configurar alarme de inatividade, para "reclamar" se você esquecê-lo ligado;
- Permite configurar uma chave para ligar o backlight, ou ligar por x segundos quando se aperta alguma tecla ou quando se move os sticks;
- Permite configurar alarme de acelerador ou não;
- Permite configurar alarme de chave ou não;
- Se um dos alarmes acima reclamar ao ligar, ele diz qual ou quais chaves estão ativas e permite dar um "OK" apertando alguma tecla em vez ficar movendo todas;
- Permite alterar valores ou letras com o potenciômetro AUX2 em vez de usarndo "-" E "+";
- o "-" E "+" ficam em uma posição mais intuitiva;
- Permite configurar uma zona morta do centro do stick (para acessabilidade);
- Modo trainer muito melhor que na maioria dos rádios, lê o sinal do outro rádio como se fossem as posições dos sticks, permite ajustar o centro facilmente e aplicar a lógica que quiser. Por exemplo, costumo passar os comandos para os alunos mas ficar com o acelerador para mim nos primeiros voos. Não é preciso mixar e trimar o rádio do aluno igual ao do professor;
- Funciona como instrutor ou aluno para a maioria dos rádios do mercado pois entende PPM normal ou reverso e qualquer ordem de canais;
- Tem tela de diagnósticos;
- Permite calibrar a leitura da bateria para mostrar um valor mais realista;
- Calibração dos sticks fácil e intuitiva;
- Possui 2 timers;
- O timer principal pode ser acionado por chave, por posição do acelerador ou proporcional ao acelerador, além dos botões menu e exit;
- Permite "Instatrim", pode-se definir uma chave para trimar o modelo, definindo o subtrim para a posição atual dos sticks+trims e zerando os trims. Para trimar um modelo usando esta chave basta segurá-lo em voo reto e nivelado com os sticks e acionar a chave;
- Mixagem de heli permite bailarina a 120 graus ou 140 graus;
- Função "swash ring" que limita o movimento máximo do cíclico;
- Mixers à vontade;
- Permite configurar velocidade de servos;
- Permite configurar delay ao acionar uma mixagem, por exemplo demorar 1 segundo após acionar flap e descer o flap lentamente, para evitar surpresas nos primeiros voos;
- Permite configurar sequências, por exemplo abrir porta do trem de pouso devagar, descer trem de pouso devagar, fechar porta do trem de pouso;
- Subtrims, endpoints e reverso numa tela só;
- Até 8 curvas de 5 pontos e 8 curvas de 9 pontos que podem ser aplicadas a qualquer mixagem ou comando;
- Permite definir "chaves" virtuais que são acionadas por condições e podem acionar mixers, descer trem de pouso automaticamente, etc;
- Permite definir chave de segurança que trava um ou mais comandos em uma certa posição (bloqueio de acelerador por exemplo);
- Permite associar os canais de saída à vontade. Se quiser usar flaperon em um planador, por exemplo, posso usar canal1 = aileron esquerdo, canal 2 = aileron direito, canal 3 = profundor, canal 4 = leme, sem o motor, e se quiser fazer isto ainda posso usar o acelerador como controle de "camber" com uma curva para fazer um pequeno reflex ou uma grande "flapada";

Além disto, na versão com telemetria é possível só com as modificações de hardware e firmware, módulo FrSky com telemetria e receptor FrSky com telemetria monitorar nível de sinal e tensão. O sensor de tensão consiste de um plug de servo e um divisor resistivo, pode ser comprado pronto ou feito em casa com 1 fio de servo, 1 resistor de 1k5, 1 resistor de 10k, 1 capacitor de 100nF.

Alguns receptores FrSky disponíveis:
- Receptor FrSky de 4 canais com telemetria: mede a tensão da própria alimentação (BEC ou bateria de 4-5 células), útil para pequenos planadores ou glow com bateria NiCd;
- Receptor FrSky de 6 canais com telemetria: mede a tensão do BEC mais uma tensão externa (para a bateria LiPo do modelo, por exemplo);
- Receptor FrSky de 8 canais com telemetria: tem duas entradas analógicas e uma entrada de dados. As analógicas podem medir BEC + bateria do modelo, duas baterias, tensão da bateria do modelo + corrente (com sensor com ACS756), além de permitir ser ligado ao "Hub" de telemetria e conectar a ele GPS (latitude, longitude, velocidade, velocidade máxima, altitude), sensor optico de rotação (RPM), 2 sensores de temperatura, barômetro (atua como altímetro e pode-se configurar alarme de altitude para não ultrapassar o limite legal de 400 pés / 133m), e mais opções estão sendo lançadas;
- Módulo FrSky pode ser ligado a um conversor RS232-Bluetooth e "falar" os valores lidos pela telemetria em celular Android;

Desvantagens:
- Esqueça modo heli/acro/glid, não existe isto. Se quer heli, configure as mixagens necessárias, se quer acro, a mesma coisa;
- Esqueça as mixagens pré-programadas. Existem templates na versão sem telemetria, fora isto é preciso ser modelista e saber o que a mixagem faz. Por exemplo. Alguns exemplos:
Se quiser 2 servos de profundor e 2 ailerons, configure por exemplo CH1 = 100% AIL, CH2 = 100% AIL, CH3 = 100% THR, CH4 = 100% RUD, CH5 = 100% ELE, CH6 = -100% ELE, os subtrims você pode configurar os centros, limites e reversos de cada um e os trims atuam sobre os comandos e não sobre um servo específico;
Se quiser voar uma ZAGI basta fazer CH1 = 50% AIL + 50% ELE, CH2 = 50% AIL - 50% ELE, CH3 = 100% THR.
- Para helis dá mais trabalho para configurar do que no firmware original e é preciso saber o que está fazendo, pois é preciso definir no menu HELI o tipo de bailarina, comando que vai acionar o coletivo e direção de atuação dos comandos do cíclico e coletivo, depois disto é preciso mixar a saída do cíclico no canal que desejar (por exemplo, CH1 = CYC1, CH2 = CYC3, CH3 = CYC3), se quiser usar IDLE0/1/2 é preciso configurar 3 vezes com offsets, percentuais ou curvas a gosto, depois configurar um canal para a saída de giro com o nível desejado para cada posição do IDLE, etc. Feito isto ele dá muito mais opções de regulagens do que a maioria dos rádios do mercado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Felooko
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Sex Fev 10, 2012 9:22 pm
Localização: Brasília - DF

Re: ER9x

Mensagem por Felooko »

[b:5decf45655]alexcmag[/b:5decf45655], parabéns pela iniciativa.
Tenho o Turnigy com Er9x e recomendo.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Mudou minha vida em relação ao RC´s...

Iniciei na categoria DLG F3K que necessita de um rádio de mixagens complexas...fiz TUDO em nem consultar um manual de instruções, apenas nas programações e baseado na intuitividade do rádio...

Até mesmo amigos meus se impressionaram com a facilidade de manejar o rádio...mesmo tendo um belo de um 12fgh em mãos...(não desmerecendo a qualidade e utilidade de um 12fgh...se tivesses grana teria um em mão com certeza)
Avatar do usuário
Marcelaum
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 4:45 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Marcelaum »

Fui lendo na a parte das vantagens, mas qdo cheguei nas desvantagens fiquei meio preocupado, pois como vou usar com helis e sou iniciante, fiquei com medo de nao saber configurar o radio...rs...

Acha melhor pegar o basico na firmware original e depois se realmente quiser um algo a mais, atualiza para a er-9x?!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

marcelaum, você pode baixar o eepe e testar as configurações nele, se achar que está de acordo com o que você precisa, tudo bem, senão fique com o básico mesmo.

Mas mesmo assim estude com carinho, acho que compensa, é só manter a mente aberta.
Avatar do usuário
Marcelaum
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 4:45 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Marcelaum »

Legal Alex, vou baixa esse software entao e ir estudando o caso, muito obrigado !
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

Sem dúvida o ER9X é sensacional...

ainda estou me adaptando a ele praticamente todo dia pego ele e fico dando uma fuçada para ir aprendendo.

SANDMAN_BR

se tiver como postar essa configuração que você fez para ativar o timer com 40% de acelerador eu ficaria agradecido.

Gostei também deste comando de voo nivelado... muito útil.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

[quote:6da6e10ad8="sandman_br"]Selecione o modelo que você deseja aplicar essa configuração e em seguida vá para a aba custom switches.

Em switch 1 selecione
operação: v > ofs
operando (comando/canal): ch5 ( ou canal onde estiver ligado o esc)
operando (ofset):-40

depois vá na aba de configuração de setup (2/10) e defina o timer (em minutos) e em trigger selecione sw1. Agora sempre que o acelerador estiver a mais ou menos 40% (seja movendo o stick, acionando o idle ou qualquer mixagem) o timer será disparado. Se quiser valores diferentes mude o ofset, -100 equivale ao stick em baixo, 0 stick no centro e 100 stick em cima.[/quote:6da6e10ad8]


valeu cara... já fiz aqui e está funcionando...

estou querendo habilitar o GEAR ativando ele como delay. Você sabe como fazer?
Avatar do usuário
alevecchio
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por alevecchio »

Grande Alex. Obrigado pelas informações.

Você sabe como anda o desenvolvimento do Er9x? Eles estão parando com o desenvolvimento? Tenho acompanhado as mudanças pelos códigos e vi que está bem mais parada. Aliás, vi que saiu uma versão dia 22/7 (r767).

Qual a versão que você está usando? A última "Stable" é a r708. Confesso que não sei quais as confiáveis após a r708. Para variar precisamos da sua ajuda.

Abraço.
Avatar do usuário
mordechai
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 12:39 am
Contato:

Mensagem por mordechai »

Com todas as Dicas aqui do forum através dos amigos Pilotos, adquiri um Flysky 9x.
Fiquei um tempinho para tomar conhecimento do Firmware original e já migrei para o Er9x, (não volto mais para o original)
Uma coisa que considero excelente é poder testar e criar configurações pelo EEpe, usar em um Simulador e depois colocar em prática...
Show de bola o Er9X. Versatilidademesssmo.
forte abraço a todos,
Responder