taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Com relação à Taxa de Compressão aqui explanada, ela é uma medida estática e não faz diferença em qualquer tipo de motor. Talvez tu estejas referindo-se à Taxa de Compressão dinâmica do motor, que ai é efetivamente medida de outra forma, e os cálculos são mais complexos, pois levam em conta o projeto do motor, que então leva em conscideração, neste caso de motor 2T, o desenho e posição das janelas de admissão, transferência e escape do motor, mas que além de serem fixos e serem mais difíceis de alterar, são características que afetam completamente o funcionamento de um motor 2T, e são alterações válidas apenas em motores específicos para competição, onde não à comprometimento com consumo, facilidade de regulagem e durabilidade.
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Pois é, compreendo e agradeço sua informação, agora no meu entendimento a transformação de um motor a metanol em gasolina por características químicas e físicas de cada um, exigem que o motor seja destaxado, para que não aconteça auto ou pré-ignição, aquecimento, perda de potencia e outros, por isso estou tentando encontrar um método para calcular o quanto tenho que aumentar a câmara de combustão para obter uma taxa razoável, ou até vou acabar desistindo, apesar de gostar do desafio........obrigado, abraço.
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

É que num motor de pequena cilindrada como os de aeromodelo é complicado medir os CC (centímetros cúbicos|) que estão na câmara de combustão. Precisa de uma bureta graduada em décimos de milímetros. Se tu sabes qual a Taxa de Compressão que precisa ter o motor para funcionar à gasolina, podes medir com uma bureta ( em décimos de milímetros ) a câmara de compressão(com o pistão no PMS naturalmente, com o motor na vertical e com o cabeçote para cima e nivelado na horizontal, através da rosca da vela), e dai calcular quantos décimos de milímetro precisa aumentar a espessura da junta do cabeçote(se for para diminuir a Taxa de Compressão). Bom trabalho.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:47c901660f="heitorc"]Precisa de uma[b:47c901660f] bureta[/b:47c901660f] graduada em décimos de milímetros.[/quote:47c901660f]
pipeta.. mas o procedimento é ese mesmo.é bem complicado(pra nao dizer impossivel).
apenas trocando de glow pra gasolina, quem fez relata perda de 15 a 25%... se destaxar vai perder mais...
se vai tentar a conversao(eu mesmo estou com um kit para converter meu OS BGX, mas vou converter para alcool de posto) aconselho nao mexer na taxa, principalmente em motor pequeno.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Pois é, o procedimento correto é esse mesmo, já cubamos motor de carro assim, com óleo hidráulico e uma bureta, o problema é que a capacidade da câmara de um motor que tem perto de 20cc deve dar uma medida decimal com certeza, quanto a perda de potencia talvez seja até maior sem destaxar, porque motor á gasolina ou outro com taxa acima do indicado para o combustível gira menos e perde bastante potencia........vou tentar fazer uma medição com uma seringa de insulina e óleo hidráulico p ver o que da, e medir tb um motor gasolina 26cc que tenho p fazer uma medida comparativa em relação a cilindrada e depois vou postar p pegar umas opiniões.....valeu.
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Qual seria a taxa de compressão procurada para a conversão? Foi citado 7,5 a 9 para o glow, meu DLE20 é 10,5. Se essa for uma boa referência, então nessa tranformação teria que aumentar a taxa, não?
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Pois é, essa é minha maior duvida, pois contraria a lógica da taxa de compressão em relação aos combustíveis, será que a taxa referida no a gasolina tem o calculo básico? (pi . r2 . curso + vol câmara /vol câmara ou pi . r2 .curso / vol câmara resultado mais 1 ) ou a medida da taxa real acima da janela de descarga, por isso vou cubar 0 120ax e o crcc 26 para comparar.........
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

E então, conseguiu cubar os motores...?
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:ff6adf2a5d="lucioneto"]Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..[/quote:ff6adf2a5d]
sim e não.... :shock:

o que que você está verificando não é a taxa de compressão estática, pois ela não se altera durante a vida útil.... é apenas o estado físico do motor (compressão dinâmica). o quanto ele está perdendo devido ao desgaste.

para se ter esta 'idéia' é preciso ter um referencial, ou seja, ter em mãos um motor novo, que não tenha sido utilizado, e um motor com compressão quase inexistente.
tendo estes referenciais, é possível PRESUMIR se um motor tem 'compressão' satisfatória ou não.

lembrando que motor ABC(ou similares) e anelado tem comportamentos diferentes nesse caso, e um não serve de parâmetro ao outro.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder