Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Mensagem por Pedro Prado »

Então... resolvi fazer o molde de fibra de vidro da Asa Trocentos, como aprendi a trabalhar com fibra de carbono e Kevlar achei então que seria legal fazer um molde para poder produzir a Asa Trocentos já que ela voou tão bem.

Com o molde eu poderei fazer ela em fibra de carbono, kevlar ou até mesmo fibra de vidro, que é a mais barata sem dúvida. Para isso estou fazendo um novo modelo em madeira sólida, estou usando o mesmo design geral, perfil, tamanho e etc que a outra. Só que eu modifiquei a fuselagem dela para caber qualquer tipo de motorização, EDF, Jato querosene ou até mesmo hélice pusher. O perfil continua radical, como já falei, o mesmo perfil Pylon da Trocentas anterior que foi o Cesar que escolheu, radical para velocidade.

A ideia será, primeiro na nossa,(Douglas e eu), montar o conjunto de propulsão a querosene do Falcon dele, que ele cedeu gentilmente.
Vou fazer a primeira asa em fibra de carbono, é o material mais resistente que tem para essa aplicação, depois vem o Kevlar e depois a fibra de vidro, mas o preço também não é mole, enquanto a fibra de vidro custa RS$ 7,00/m2, o Kevlar custa RS$50,00/m2 e a fibra de carbono custa RS$150,00, mas acho que vale a pena, não deve ir mais do que uns 3 ou 4 metros quadrados. Para ficar forte mesmo e atingir velocidades astronômicas tem que ser carbono mesmo, rsrsrsr.

Fiz uma "cowl", para o Stol CH-701 que estou muito devagarzinho construindo, de fibra de carbono e o resultado foi surpreendente. A parte de cima, que tem aproximadamente um metro quadrado, pesou 700 gramas, e ficou muito forte. Usei uma resina super boa epoxi e o tecido de 200gr/m2.

Gostei bastante da brincadeira de fazer os moldes e as peças de carbono, já trabalhei muito no passado com fibra de vidro, tive por 15 anos indústria de barcos em fibra de vidro, mas tive que fechar na época do Collor, e agora... voltei a me coçar com o pó da fibra e com a novidade do pó preto da fibra de carbono, que alem de coçar também... suja muito.

O centro da asa, ou fuselagem, eu fiz bem aerodinâmico, tipo um projétil de fuzil, acho que vai ter o mínimo de resistência ao vento, vou embutir os servos do aileron no corpo da asa assim posso usar servos dos mais fortes que tiverem, tipo 15 quilos cada. Os ailerons vão ser do próprio material da asa, bem resistentes também.

O Douglas me pediu que desenvolvesse uma peça na saída dos gases tipo "Trust" de avião a jato, para que ele pudesse controlar o fluxo do jato como leme.... vamos tentar fazer alguma coisa....rssrsrs... ele diz que quers passar rasante a toda velecidade... na faca!

Bom.... aos poucos vamos fazendo, descobrindo as coisas e vamos colocando aqui.

Como sempre estou aguardando as dicas e ideias de todos que quiserem colaborar e participar... abraços... Pedro

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/843/moldeasa001.jpg/][img:1e75909c55]http://img843.imageshack.us/img843/2815/moldeasa001.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/36/moldeasa002.jpg/][img:1e75909c55]http://img36.imageshack.us/img36/562/moldeasa002.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/254/moldeasa003.jpg/][img:1e75909c55]http://img254.imageshack.us/img254/135/moldeasa003.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/507/moldeasa004.jpg/][img:1e75909c55]http://img507.imageshack.us/img507/6310/moldeasa004.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/405/moldeasa005.jpg/][img:1e75909c55]http://img405.imageshack.us/img405/1303/moldeasa005.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/713/moldeasa006.jpg/][img:1e75909c55]http://img713.imageshack.us/img713/4204/moldeasa006.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/577/moldeasa007.jpg/][img:1e75909c55]http://img577.imageshack.us/img577/5593/moldeasa007.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/155/moldeasa008.jpg/][img:1e75909c55]http://img155.imageshack.us/img155/2503/moldeasa008.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/18/moldeasa0070.jpg/][img:1e75909c55]http://img18.imageshack.us/img18/7659/moldeasa0070.jpg[/img:1e75909c55][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Aí vai a sequencia de fotos da confecção dos "cowls" que fizemos para os aviões Zenith do Jean da AviaçãoBR, foram seis moldes ao todo, para três aviões e motorização diferentes.

Esse nas fotos é o Hernani, que fez todo trabalho duro e pesado e gentilmente ofereceu sua oficina, como sabemos fibra de vidro é um trabalho duro, sujo e pesado. No final já foi mais fácil, dominamos a técnica e pudemos improvisar melhor o serviço.

O Hernani é especialista em fundição de vidros e também especialista em pintura, funilaria de peças e carros, tapeçaria, etc., etc.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/825/cowlzenith02.jpg/][img:c072a09644]http://img825.imageshack.us/img825/5482/cowlzenith02.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/442/cowlzenith01.jpg/][img:c072a09644]http://img442.imageshack.us/img442/2220/cowlzenith01.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/15/cowlzenith03.jpg/][img:c072a09644]http://img15.imageshack.us/img15/6092/cowlzenith03.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/208/cowlzenith04.jpg/][img:c072a09644]http://img208.imageshack.us/img208/976/cowlzenith04.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/404/cowlzenithfibradecarbon.jpg/][img:c072a09644]http://img404.imageshack.us/img404/6186/cowlzenithfibradecarbon.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/543/cowlzenithfibradecarbon.jpg/][img:c072a09644]http://img543.imageshack.us/img543/6186/cowlzenithfibradecarbon.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/96/cowlzenithfibradecarbon.jpg/][img:c072a09644]http://img96.imageshack.us/img96/6186/cowlzenithfibradecarbon.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/225/cowl750hernani008.jpg/][img:c072a09644]http://img225.imageshack.us/img225/4904/cowl750hernani008.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/228/cowl750hernani007.jpg/][img:c072a09644]http://img228.imageshack.us/img228/7553/cowl750hernani007.jpg[/img:c072a09644][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

[color=blue:0179f8980e]Oi Pedro,

Excelente iniciativa, isto que eu queria ver, uma "Trocentos" à jato !
Sobre os materiais, será que precisa ser tudo de carbono mesmo ? Claro que é um material hype, tem um apelo visual também. Mas, nem só por questão de custo, digo do ponto de vista de engenharia mesmo. As três fibras têm características de dureza, elasticidade e resistência à tração diferentes. Eu usaria quem sabe até as três fibras, em locais diferentes da asa.

Abraço Nelson[/color:0179f8980e]

Oi Nelson, tudo bom? É... a fibra de carbono tem o apelo estético, dizem que a utilização aqui no Brasil da fibra de carbono é 90% das vezes estético. Eu nem saberia calcular as tensões na asa para dizer se seria vidro, Kevlar ou carbono... rsrsrsrsrs.

Enfim... vamos em frente! Acho que um ponto positivo real mesmo na asa será a aerodinâmica, acho que ela ganha muito em relação a um avião normal com fuselagem, cauda, leme e etc.
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Esta asa é exatamente o mesmo desenho projetado pelo [b:5c86124669]Cesar[/b:5c86124669] desde a primeira Trocentas, aquela que caiu. Em relação a última Trocentas, a que voou super bem e ainda está voando, fiz uma modificação legal no posicionamento do motor. Como na anterior eu tive que botar bastante chumbo, achei que seria bom nessas próximas instalar a motorização mais pra frente, assim não precisaremos de adicionar peso ao conjunto. Achei que foi uma boa.
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Bela iniciativa Pedro , a turbina vai ficar dentro da carenagem central , cade a entrada de ar?.

abs

Cesar-SP
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi Cesar, tudo bom? Então, deixei para fazer depois em uma peça separada, porque assim podemos variar o tamanho e o estilo da entrada de ar dependendo se for usar EDF ou turbina a jato. Acho (acho) que a EDF precisaria uma maior entrada de ar do que a de jato. E também lembro que um motor elétrico com hélice pusher também poderá ser utilizado, aí teria uma pequena entrada só para a ventilação da bateria e ESC.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

caramba.... adoro fibra estes trabalhos estão muito bons... quero ver o resultado da asa de trocentos....
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Legal Pedro Prado!

Vou acompanhar esse projeto e aprender com suas técnicas. Gosto muito de projetos em composites.

Bom ver que estão surgindo tópicos sobre esse assunto.

Boa sorte na construção!
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

Pedro


Me tira uma dúvida?
Que tipo de confecção de barcos? Barcos a vela?

Minha família inteira velejou muitos anos de barco a vela, mais especificamente o meu pai o saudoso Cebola...

Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi Cebolinha, tudo bom? Conheci seu pai, mas não de barcos a vela, minha fábrica só fazia barcos a motor que se chamavam Bravo, foi durante os anos 80 e 90. Conheci seu pai no final da década de 60 nos aeromodelos.

Rsrsrs... Velhos tempos... velhos...rsrsrs

Abs. \ :lol: /
Responder