Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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cebolinha
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Mensagem por cebolinha »

Pedro

Entendi! Velhos e gloriosos tempos que não pertencia a este mundo... rsrs


Abraços e boa montagem!

Cebolinha
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leandro.ifpb
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Mensagem por leandro.ifpb »

gostei do cowl do stol-701 aquele de carbono ficou show
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

[quote:6fc8f26711="leandro.ifpb"]gostei do cowl do stol-701 aquele de carbono ficou show[/quote:6fc8f26711]

Oi Leandro, tudo bom? É bem legal "brincar" com o carbono, pena que é muito caro...


E essa relação: vidro=RS$ 7,00 e carbono=RS$150,00 tira toda graça da brincadeira!

Mas economizando bem e cuidando bem na hora de cortar, até que dá para encarar.

\ :D /
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Doca-SP
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Mensagem por Doca-SP »

Vi o molde e sem duvida vai ficar um CANHÃOZINHO !!! quando estiver pronta vai aposentar a outra ???? Joga no lixo de casa... tenho uma EDF e um motor que cabem certinho nela.. :) (FOLGADO EU ???? heheheheheh)

Brincadeiras a parte... Voce já sabe qual a maior motorização possivel que ira caber dentro ?

Quanto a saida vetorizada que o Douglas quer...
tenho esta se quiser dar uma olhada para pegar ideias ou mesmo usar.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21153__H_King_Alloy_Vector_Thrust_Conversion_Kit_for_90mm_EDF_Jets_Single_.html

se quiser levo para o Pacaembu na proxima terça.... Me avise ok ?
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

Mais uma super-produção by Pedro Prado!
Rapaz, se você que já tem know-how e está colocando novamente a mão na massa pudesse documentar em vídeo a construção do molde e a retirada das peças, agradeceria "de coração"!
Estou com um projeto para retirar o molde e confeccionar em fibra de vidro e venho lendo e procurando material sobre o assunto a algum tempo mas, nada melhor que conseguir informações com um expert (ou vários)!
Um forte abraço!
Disney
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

Como eu estou com uma put@ dor nas costas e não estou podendo trabalhar no pesado, então... vou fazer um resumo para o [b:05457a4997]Yensid[/b:05457a4997] e para quem quiser também, sobre laminação de moldes e peças em fibra de vidro e também fibra de carbono.

Não sou professor nem nada... mas aí vai:

1- A primeira coisa é fazer o modelo, fazer ou arrumar um original já pronto, que vai servir de base para todo o projeto. Esse modelo que é também chamado de "plug" vai servir como uma fôrma para se fazer o molde por cima, para isso ele deverá ser o mais rígido possível e também o mais bem acabado possível. Digo acabado no que se diz respeito a sua superfície, bem polida, bem brilhante, por que depois na hora de se fazer o molde ele vai copiar exatamente a superfície do modelo e já aviso que é muito mais fácil polir e deixar bem acabado antes, do que depois pronto no molde. E pior ainda se o molde fica ruim, lixar e polir a peça final... aí que é ruim mesmo.

2- O modelo pode ser feito de madeira sólida ou compensado, depois pronto costumo dar uma mão de manta de fibra de vidro antes de dar o acabamento. Essa manta pode ser da de 450gr/m2 e por cima dela aplico a massa plástica, essa manta serve para depois no fim da peça polida não voltar a aparecer marcas das emendas da madeira que estão por debaixo. Como já disse essas marcas são difíceis de tirar depois no molde pronto.

Antes de prosseguir, vou deixar claro uma dúvida onde todos se confundem, MANTA de fibra de vidro é aquela que a fibra vem toda picada e entrelaçada e TECIDO de fibra de vidro é aquele que o vidro vem em fios e é tecido (tecido do verbo tecer) em xadrez. Resumindo, MANTA é o fiapudo e TECIDO é o xadrezinho,digo isso porque todo mundo confunde...

3- O modelo deverá ter uma flange, essa flange é fundamental, ela evita que a borda do molde se empene, e ajuda na laminação. Essa flange deve ser estudada de acordo com o tipo da peça, variando a caso a caso, se o molde vai abrir, se são duas peça e etc. Também levando em consideração o ângulo de desmoldagem. Resumindo, tem que ser estudado caso a caso mesmo.

4- Uma vez o modelo pronto, bem pintadinho e bem polido, perfeito na medida do possível, ele deve ser encerado com uma cera especial, a base de carnaúba. Varias demãos devem ser aplicadas, umas quatro ou cinco, dando um intervalo de uns 15 minutos entre cada uma. Esta cera especial se acha nas casa especializadas em fibra de vidro. Depois de bem encerada deve-se ainda aplicar uma ou duas camadas de um produto chamado Álcool PVA desmoldante, esse pode ser aplicado em uma camada BEM fininha com uma esponjinha bem limpa e depois de seco, outra camada ainda seria prudente. Tudo para que na hora de aplicar o primeiro gel do molde, ele não grude no modelo, porque se grudar... ferrou!

5- Bom, com o modelo prontinho, encerado e já com o PVA aplicado, chegou a grande hora de se aplicar o gelcoat especial para moldes. Esse gel é mais duro e menos flexível do que o normal, é feito com uma resina chamada Isofitálica e geralmente feito em uma cor laranja (as vezes preto ou azul escuro). Essas cores são úteis depois para laminar as peças, o contraste de cores ajuda na hora de aplicar o novo gel da peça em si. Lembro isso porque agora estou fazendo uma peça laranja em cima do molde laranja e fica difícil de controlar a espessura aplicada, não da para enxergar direito o que já foi aplicado.

Depois eu continuo...

Aí vão umas foto da parte de baixo do "cowl" do Stol CH-701 que eu fiz, essa foto mostra o modelo que na verdade é uma peça original que veio dos EUA e foi aproveitada, com a autorização do fabricante, para se fazer um molde e depois produzir varias peças aqui no Brasil simplificando assim as importações dos kits.

Nessa o Hernani está aplicando o álcool PVA

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/267/cowlzenith05.jpg/][img:05457a4997]http://img267.imageshack.us/img267/7755/cowlzenith05.jpg[/img:05457a4997][/URL]

Nesta ele está aplicando o gel laranja para moldes, notem a flange que fizemos em madeira MDF...

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/593/cowlzenith06.jpg/][img:05457a4997]http://img593.imageshack.us/img593/4528/cowlzenith06.jpg[/img:05457a4997][/URL]
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

Aí vai uma foto do Zenith CH-701 só para se ter uma ideia do "cowl"em questão...

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/109/cowlrotax.jpg/][img:917d5fbdd9]http://img109.imageshack.us/img109/9503/cowlrotax.jpg[/img:917d5fbdd9][/URL]
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

Valeu seu Pedro! Como sempre seus trabalhos são uma verdadeira aula!
Disney
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

6-Gelcoat para moldes, a aplicação é um pouco diferente do que tinta comum, pode ser aplicado a pincel mesmo e deverá ser com um pincel bem macio. Duas ou três demãos, mas uma atrás da outra, não se deve esperar elas secarem entre elas. Vai passando com cuidado para não escorrer até completar a camada desejada.

Não sei qual é a espessura certa, mas não pode ser muito fina, porque senão fica transparente e não pode ser muito grossa porque senão no futuro pode trincar formando aqueles chatinhos "pés de galinha". Também a camada de gel não pode ser muito irregular, com partes finas e grossas, isso vai atrapalhar a qualidade da superfície ao longo do tempo, quando a cura atingir seu estado total com o passar do tempo. O que acontece é que o material do gel sempre contrai, então onde tem muito contrai muito, onde tem pouco contrai pouco e a superfície fica irregular, muito pouco, mas fica.

Voltando as demãos, se você espera curar para dar a segunda demão, a segunda ataca a primeira... ataca mesmo! Enruga tudo, e não tem concerto, tem que arrancar tudo e começar devo. Então é bom passar tudo de uma vez, com cuidado. (digo isso porque aconteceu em uma das nossas peças...rsrsrsrs)

Não pode também esperar secar para começar a resina e a fibra de vidro, tem um ponto certo. O ponto certo é quando endureceu mas ainda está "pegando" no dedo, como se fosse por o dedo em uma fita crepe, dá uma pegadinha mas não suja, esse é o ponto certo. Não pode passar não, pode dar problema de desfolhar no futuro, pode mesmo.

7-Fibra de vidro, para moldes só se usa manta de fibra de vidro, não tem porque usar tecido, a peça não vai sofrer tensões as quais precisaria dos tecidos para reforçar. Para esses moldes que fizemos aplicamos quatro camadas de manta 450gr/m2, no primeiro molde usamos seis camadas, mas ficou meio exagerado, então baixamos para quatro. E depois de pronta a laminação fiz uns reforços tipo sanduiche com pranchas de espuma rígida de poliuretano. Esse método é ideal, porque qualquer outro reforço pode marcar a superfície oposta do gelcoat. Marca mesmo!... As vezes se usa meia cana de papelão, também serve, mas eu gosto das placas de poliuretano com mais duas camadas de vidro por cima, são ideais para a superfície não empenar ou afundar depois no final.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/24/cowlzenith07.jpg/][img:4ce6c2ab47]http://img24.imageshack.us/img24/5659/cowlzenith07.jpg[/img:4ce6c2ab47][/URL]
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

Tô aprendendo...
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